domingo, 30 de dezembro de 2018

Domingo dos Santos Antepassados

30 de Dezembro de 2018 (CC) 17 de Dezembro (CE)
Ss. Daniel, profeta e os três jovens: Ananias, Azarias e Misael († séc. a.C. VI).
Santo Profeta Daniel e os três Jovens: Ananias, Azarias e Mizael
Jejum da Natividade  
Modo 6


Nos anos posteriores a 600 aC, Jerusalém foi conquistada pelos babilônios e o templo construído por Salomão foi destruído; e muitos dentre o povo israelita foram levados para o cativeiro babilônico. Entre os cativos estavam também os ilustres jovens Daniel, Ananias, Azarias e Misael. O Imperador da Babilônia, Nabucodonosor, deu ordens para instruí-los na sabedoria dos caldeus, e os vestiu com elegância na sua corte. Mas, apegando-se aos mandamentos da sua fé, recusaram o luxo e levaram uma vida de continência,  sustentando-se apenas com vegetais e água. O Senhor lhes concedeu sabedoria, e a Daniel - o dom da perspicácia e da interpretação dos sonhos. O santo Profeta Daniel, tendo preservado a fé sagrada no Único Deus e confiando em Sua ajuda onipotente, em ultrapassou em sabedoria a todos os astrólogos e feiticeiros caldeus, e tornou-se confidente do Imperador Nabucodonosor. 
De fato, Daniel, desde sua juventude fora completamente dedicado a Deus, e ainda em sua adolescência recebeu de Deus o dom de grande discernimento. Sua fama entre os judeus na Babilônia começou quando ele denunciou dois anciãos lascivos e injustos juízes judeus, e salvou a casta Susanna de uma morte injusta. Mas, sua fama entre os babilônios começou a partir do dia em que decifrou e interpretou o sonho do rei Nabucodonosor. Por isso, o rei fez dele um príncipe de sua corte. Uma vez, Nabucodonosor teve um sonho estranho, que o aterrorizou, mas, ao despertar esqueceu os detalhes da visão. Os sábios babilônios pareciam impotentes para saber o que o Imperador tinha sonhado. Então, o santo Profeta Daniel deu glória diante de todos ao poder do Verdadeiro Deus, revelando não só o conteúdo do sonho, como, também, seu significado profético. Depois disso Daniel foi elevado pelo Imperador à condição de príncipe no reino da Babilônia. 
Ananias, Azarias e Misael
Durante estes tempos, o Imperador Nabucodonosor deu ordens para erigir uma enorme estátua de si mesmo, decretando que todos à concedessem as honras dignas de um deus. Por sua recusa em fazer isto, os três santos rapazes - Ananias, Azarias e Misael - foram lançados para dentro de uma fornalha de fogo ardente. As chamas cresceram sobre a fornalha de 49 côvados, consumindo os caldeus que próximos à ela estavam postados em pé, no entanto, os santos jovens caminharam entre as chamas, oferecendo oração e salmodia ao Senhor (Daniel 3: 26-90). O Anjo do Senhor ao apareceu e resfriou as chamas, e os jovens permaneceram ilesos. O Imperador, ao ver isto, ordenou-lhes que saíssem, e se converteu ao Verdadeiro Deus. 
No tempo do Imperador Balthasar, o Santo Profeta Daniel interpretou uma inscrição misteriosa que aparecera na parede do palácio feita por uma mão invisível, enquanto o Imperador e seus convidados se banqueteavam, comendo e bebendo com seus convidados com os vasos consagrados retirados do Templo em Jerusalém,  (Dan.5: 1-31). Esta fora, pois, a inscrição aparecida: 
«MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM».
«MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou.TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta.PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas. 
Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. Naquela noite foi morto Balthasar, rei dos caldeus. E Dario, o medo, ocupou o reino, sendo da idade de sessenta e dois anos» (Daniel 5:25-31). 
Sob o Imperador Persa Dario, Daniel foi caluniado por seus inimigos, e foi jogado em uma cova com leões famintos, mas eles não tocaram nele, e ele permaneceu ileso. O Imperador Dario, então, ao regozijar-se com Daniel, deu ordens em todo o seu reino de adorar o Deus de Daniel, "visto que Ele É o Deus Vivo e Sempiterno, e Seu Reino é ilimitado e Sua soberania é sem fim". 6: 1-29). 
O santo Profeta Daniel sofria profundamente por seu povo, que então estava padecendo um castigo justo por uma multidão de pecados e ofensas, por transgredir as leis de Deus, resultando no grave Cativeiro Babilônico e na destruição de Jerusalém. Daniel orava: 
«Inclina, ó Deus meu, os teus ouvidos, e ouve; abre os teus olhos, e olha para a nossa desolação, e para a cidade que é chamada pelo teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a tua face fiados em nossas justiças, mas em tuas muitas misericórdias» (Daniel 9:18).  
Por sua vida justa e por causa da oração por redenção da iniquidade de seu Povo, fora revelado ao Santo Profeta o destino da nação de Israel e o destino de todo o mundo.  
Durante a interpretação do sonho do Imperador Nabucodonosor, o Profeta Daniel declarou sobre os reinos substituindo uns aos outros e sobre o grande reino final - o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo (Dan.2: 44). A visão profética sobre as setenta semanas (Dn 9: 24-27) conta o mundo sobre os sinais da Primeira e Segunda Vinda do Senhor Jesus Cristo e está relacionado com esses eventos (Daniel 12: 1-12). 
São Daniel intercedeu por seu povo perante o sucessor de Dario, o Imperador Ciro, que o estimou muito e decretou a liberdade para o povo israelita. Daniel e seus companheiros Ananias, Azarias e Misael, sobreviveram até a velhice, mas morreram em cativeiro.
Segundo a São Cirilo de Alexandria (com. 9 de junho), Daniel e os três jovens viveram até a velhice na Babilônia e foram decapitados por causa da verdadeira fé, sob o Imperador persa Chambyses. Quando Ananias foi decapitado, Azarias estendeu seu manto e pegou sua cabeça, após isso, Misael pegou cabeça Azarias e Daniel pegou a cabeça de Misael. Um anjo de Deus trouxe seus corpos para a Judéia, para o Monte Gebal, e colocou-os sob uma rocha. Segundo a tradição, estes quatro servos agradáveis a Deus ressurgiram na época da morte do Senhor Jesus Cristo, e apareceram a muitos e novamente adormeceram. Daniel é contado entre os quatro grandes profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel). Ele viveu e profetizou 500 anos antes de Cristo. 
Tropário - Modo 2
Grandes são os prodígios da fé:
Os Três Santos Jovens alegraram-se nas chamas
como se estando em águas refrescantes;
E ante o profeta Daniel,
Os leões se tornam como ovelhas ante seu pastor.
Por suas orações, ó Cristo Deus, salve as nossas almas!   
Kondakion - Modo 6 
Não adorastes a imagem de escultura, 
Ó Jovens três vezes abençoados, 
Mas armados com a essência imaterial de Deus, 
Fostes glorificados em uma prova de fogo. 
Em meio a chamas insuportáveis ​​clamastes a Deus, dizendo: 
Apressa-te, ó compassivo! Vem depressa em nosso auxílio, 
Pois Tu És misericordioso, 
E tudo podes fazer conforme Teu querer!   


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS

João 20:19-31

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. «Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos. Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

LITURGIA 

Tropário da Ressurreição
Vendo os poderes angélicos diante do Teu venerável túmulo, / os guardas ficaram como mortos / e Maria, em pé, junto do sepulcro, / pediu o Teu puríssimo Corpo. / Despojaste o Inferno, sem ser por ele atingido, / e foste ao encontro da Virgem, dando-lhe a vida. / Ó Senhor, ressuscitado dentre os mortos, // glória a Ti!

Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando todos os mortos do vale de trevas / lá embaixo com uma mão sustentadora de vida, / Cristo nosso Deus, o Doador de vida / decidiu conceder a Ressurreição a essa nossa massa mortal. / Pois Ele é o Salvador de todos, //a Ressur-reição, a vida e o Deus do mundo todo.

Theotókion
O mistério eternamente oculto e dos anjos desconhecido, / através de ti, ó Mãe de Deus, encarnando-se, / apareceu na terra, voluntariamente / aceitou a Cruz, e com ela ressuscitou o primeiro criado, // e salvou da morte as nossas almas.

Prokímenon

Salva, Senhor, o Teu povo, 
E abençoa a Tua herança. (Sl. 27:9)

A Ti, Senhor, ergo a minha voz, meu Deus, 
Tu que És o meu Rochedo, escuta a minha súplica! (Sl. 27:1)

Colossenses 3:4-11

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia!
Aquele que vive no abrigo do Altíssimo
à sombra do Onipotente habitará.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Ele diz ao Senhor: Tu És o meu Protetor e o meu Refúgio,
Deus meu em Quem eu tenho esperança! 

Aleluia, aleluia, aleluia!

Lucas 14:16-24

Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.

† † †

HOMILIA

«A Parábola das Bodas»

Nesta parábola, Cristo trata da transferência do Reino de Deus do povo judeu a outros povos, na qual, os "convidados" representam o povo judeu, e os servos — os apóstolos e pregadores da fé cristã. Da mesma maneira que os "convidados" não quiseram entrar no Reino de Deus, a propagação da fé fora transferida "na encruzilhada" — a outros povos. Possivelmente, alguns destes povos não possuíam qualidades religiosas tão elevadas, contudo, manifestaram grande devoção nos serviços a Deus.

«O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram vir. Depois enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Porém eles, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico. E os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. E o rei, tendo notícias disto, encolerizou-se e, enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide pois às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes. E os servos, saindo p elos caminhos, ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com vestido de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo vestido nupcial? E ele emudeceu. Disse então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores: ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos» (Mt. 22:2-14).

No contexto de tudo o que foi dito, e das duas parábolas anteriores, esta parábola não exige explicações especiais. Como sabemos a partir da história, o Reino de Deus (Igreja) passou dos judeus aos povos pagãos, difundiu-se com êxito entre os povos do antigo império Romano, e iluminou-se na plêiade infinita dos fiéis a Deus.

O final da parábola dos convidados para as bodas, onde menciona-se o homem que não estava trajado com vestido de núpcias, parece um pouco obscuro. Para compreender esta passagem, deve-se conhecer os hábitos daquela época. Naqueles tempos, os reis, ao convidarem pessoas a uma festa, por exemplo, para uma festa de casamento de um filho do rei, ofertavam-lhes vestes próprias para que todos estivessem trajados de maneira limpa e bela durante o festejo. Mas, de acordo com a parábola, um dos convidados rejeitou o traje real, dando preferência às próprias vestes. Conforme se observa, ele fez isto por orgulho, considerando suas roupas melhores que as reais. Ao rejeitar as vestes reais, ele conturbou o bom andamento da festa e magoou o rei. Devido ao seu orgulho, foi enxotado da festa para as "trevas externas." Nas Escrituras Sagradas, as vestes simbolizavam o estado da consciência. Roupas claras, brancas, simbolizam a pureza e retidão da alma, que são ofertadas como dádivas de Deus, por Sua misericórdia. O homem que rejeitou as vestes reais representa os cristãos orgulhosos que rejeitam a bem-aventurança e a consagração de Deus, ofertadas nos mistérios bem-aventurados da Igreja. A estes "fiéis" jactanciosos podemos comparar os modernos sectários que rejeitam a confissão, a comunhão, e outros meios bem-aventurados oferecidos por Cristo para a salvação das pessoas. Considerando-se santos, os sectários depreciam a importância da quaresma cristã, do celibato voluntário, da vida monástica etc. , apesar das Sagradas Escrituras ressaltarem estes feitos. Estes fiéis imaginários, como escrevia o Apóstolo Paulo, "tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela" (2 Tim. 3:5). Pois a força da piedade não está no exterior, e sim nos feitos pessoais.

Bispo Alexander (Mileant)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário