segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

28ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

03 de Dezembro de 2018 (CC) / 20 de Novembro (CE)
São Gregório, o Decapolita, mon. († 842); Proclo, Patriarca de Constantinopla
Pré-festa da Entrada da Mãe de Deus no Templo

Jejum da Natividade
Modo 2



São Gregório viveu no século IX e era natural de Erinopolis de Decápolis, na Ásia Menor. Recebeu uma esmerada educação cristã de sua mãe Maria que, com sua fé viva em Cristo, educou seu filho de acordo com os preceitos evangélicos. Gregório foi tonsurado monge ainda jovem e buscava aperfeiçoar-se sempre, com muita luta e permanente dedicação. O que mais era notável em sua vida era o amor pela oração e o aguçado conhecimento, o que julgava essencial para manter sua mente limpa e a soberania moral da carne. A todos os que lhe perguntavam por que se dedicava com particular empenho neste sentido, respondia com as palavras do Evangelho: 
«Todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível» (1° Epístola aos Coríntios 9:25). 
São Gregório, não se satisfazendo apenas com a vida monástica, participou ativamente de duras lutas contra os iconoclastas. Realizou muitas viagens a Éfeso, Constantinopla, Corinto, Roma, Cicília e Tessalônica onde instalou o Monastério de São Minas. Por último, foi a Constantinopla onde, depois de muito trabalho na defesa da ortodoxia da Fé Cristã, descansou em paz no ano 816.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Timóteo 2:20-26

Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra. De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra. Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

 Lucas 17:20-25

E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais; porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia. Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração.

† † †


ORAÇÃO

Salmo 24

A Ti, Senhor, elevei a minha alma, meu Deus, em Ti confio, não seja eu envergonhado, não zombem de mim meus inimigos. Porque todos os que em Ti esperam não sofrerão vexame. Envergonhados sejam todos os obreiros de futilidades.

Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos, e ensina-me as Tuas veredas. Orienta-me, segundo a Tua verdade, e ensina-me, pois És Deus, meu salvador e sempre tenho esperado por Ti.

Recorda-Te de Tuas misericórdias, Senhor, porque Tuas misericórdias são eternas. Não Te lembres dos pecados de minha juventude e nem de minha ignorância. Recorda-Te de mim, ó Deus, segundo a Tua misericórdia, por causa de Tua bondade, ó Senhor.

O Senhor É bondoso e reto, por isto estabelece uma Lei para os delinquentes no caminho; 
Guiará os mansos no juízo, ensinará aos dóceis os Seus caminhos. Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade para os que buscam Sua Aliança e Seus testemunhos. Por amor de Teu Nome, Senhor, perdoarás o meu pecado. Ele é, de fato muito grande. 

Quem é o homem que teme ao Senhor? Ele o instrui no caminho que Ele escolheu. Sua alma repousará no meio de bens, e sua descendência herdará a terra. O Senhor É a força dos que O temem, e a estes faz conhecida a Sua aliança. 

Os meus olhos estão continuamente postos no Senhor; pois Ele É Quem há de tirar os meus pés do laço. Olha para mim, e tem misericórdia de mim, porque estou solitário e pobre. Multiplicaram-se as aflições de meu coração. Livra-me da minha tristeza. Vê minha humilhação e minha labuta, e perdoa todos os meus pecados. Vê como se multiplicaram os meus inimigos, e com que ódio iníquo me odeiam. Guarda a minha alma e livra-me, e assim não serei envergonhado, porque em Ti esperei.

O inocente e o reto juntaram-se a mim, porque eu esperei por Ti, ó Senhor.

Livra, ó Deus, a Israel de todas as suas tribulações.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Aleluia, aleluia, aleluia, glória a Ti, ó Deus (3x)

Senhor, tem piedade (3x)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário