04 de Abril de 2024 (CC) / 22 de Março (CE)
São Basílio de Ancira, hieromártir († 363);
Santa Drosida de Antioquia e 5 Virgens:
Agalida, Apollinaria, Daria, Mamthusa e Taisia († 104);
Venerável Mártir Euthymius († 1814 dC)
Santa Drosida de Antioquia e 5 Virgens:
Agalida, Apollinaria, Daria, Mamthusa e Taisia († 104);
Venerável Mártir Euthymius († 1814 dC)
Jejum (Alimentos sem óleo)
Tom 2
Em meados do século IV, quando arianos e semi-arianos propagavam suas heresias, Basílio era, então, sacerdote em Ancira. Era um santo homem que recebeu sua formação na verdadeira doutrina da Igreja pelo bispo Marcelo. Depois que o bispo Marcelo foi desterrado pelo Imperador Constâncio, e que um semi-ariano chamado Basílio ocupou a sede de Ancira, o sacerdote Basílio não cessou de exortar seu povo a permanecer fiel à sua fé.
Em 360, os arianos radicais dominaram a região e depuseram o bispo semi-ariano, proibindo Basílio de sequer assistir aos ofícios religiosos. Contudo, desobedecendo estas imposições e apoiado por seus fiéis, Basílio conseguiu recuperar muitos dos que haviam sido enganados e defendeu a fé, desafiando as ordens do Imperador Constâncio. Quando Juliano, o Apóstata chegou ao trono, a perseguição explicita cessou temporariamente, pois o Imperador quis empregar métodos mais sutis para combater os cristãos e minar sua fé. Contudo, em alguns casos perdeu a paciência e autorizou alguns castigos aos cristãos. Basílio, que continuava seus esforços contra a política imperial de Ancira, foi preso e acusado de incitar o povo contra os deuses pagãos, e de falar abertamente contra o Imperador e a sua religião. Basílio professou sua fé e foi martirizado na prisão. Não se deve confundir Basílio, presbítero de Ancira com seu oponente Basílio, bispo (semi-ariano) de Ancira.
Comemoração de Santa Drosida e Mais 5 Virgens
Drosida era filha do Imperador Trajano. Ela foi capturada com outras cinco mulheres à noite enquanto reuniam os corpos dos mártires torturados por amor a Cristo. Durante este tempo os corpos de cristãos mortos, muitas vezes permaneceram sem sepultura, com o propósito de assustar os outros. Cinco virgens cristãs: Aglaida, Apolliniaria, Daria, Mamthusa e Taisia, assumiram a tarefa de enterrar esses cristãos. Elas secretamente recolheram os corpos de mártires, os ungiram com aromáticos, enrolaram-nos em panos e os enterraram. Tendo aprendido isso, a imperial Drosida, secretamente cristã, mas ainda não tendo aceitado o Batismo, pediu às santas virgens que a levassem com elas, quando fossem fazer o sepultamento dos cristãos.
Ao saber que entre os cativos estava a sua própria filha, Trajano deu ordens para mantê-la separadamente, na esperança de que ela mudasse de idéia. As restantes virgens santas foram condenadas à queimarem em um forno de fundição de cobre. Elas corajosamente aceitaram a execução e receberam as coroas dos mártires.
Nos fornos foi afixado um edital imperial, que dizia:
"Homens do Galileu, vós que adorais o Crucificado, livrai-vos de muitas angústias, e também nós destas dores oferecendo sacrifício aos deuses. Se, porém, não quiserdes fazer isto, então que cada um de vós, deve, voluntariamente, por qualquer maneira que preferir, lançar-se nesta fornalha".
Muitos cristãos voluntariamente foram ao martírio.
Quando Santa Drosida recebeu a notícia do martírio de suas amigas, decidiu igualmente obter a morte de um mártir por amor a Cristo. Em sua prisão, ela ofereceu orações para que o Senhor a ajudasse a sair da prisão. E Deus ouviu sua oração: Os guardas adormeceram e Santa Drosida saiu em direção aos fornos, mas começou a refletir em si mesma:
"Como posso ir a Deus, não tendo sobre mim o traje de casamento (ou seja, sem ter sido batizada), visto que sou impura? Ó Senhor Jesus Cristo, Rei dos reis, por causa de Ti abandono a minha posição imperial, para que Tu me aceites como a mais insignificante escrava do Teu Reino. Batiza-me, Tu Mesmo, com Teu Santo Espírito ".
Tendo assim orado, Santa Drosida ungiu-se de mirra, que tomara junto com ela, e mergulhando-se três vezes em água, pronunciou:
"A serva de Deus Drosida é batizada no Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
Durante sete dias a santa se escondeu, devotada ao jejum e à oração. Durante este tempo os cristãos a encontraram e aprenderam dela o relato de tudo que aconteceu. E, no oitavo dia, a santa Martiresa Drosida dirigiu-se aos fornos acesos e lançou-se ao fogo.
Comemoração do Venerável Mártir Euthymius
Euthymius nasceu na aldeia de Dimitsana, no Peloponeso. Quando criança, viveu como cristão, mas, mais tarde foi para a Romênia, onde se entregou a uma vida de grande deboche. Nessa devassidão um espírito maligno o levou a se tornar um muçulmano. Assim que fez isso, Eutímio começou a se arrepender amargamente. Ele retornou à Fé Cristã e foi tonsurado um monge na Montanha Sagrada. Depois de vários anos passados em jejum estrito e oração, Euthymius decidiu morrer por Cristo. Com a bênção de seu pai espiritual, ele viajou para Constantinopla, onde de alguma forma conseguiu ficar diante do grande Vizir. Eutímio fez o Sinal da Cruz, louvou a Cristo e insultou Maomé na presença do Vizir. Após prolongada tortura, foi condenado à morte e decapitado no Domingo de Ramos, 22 de março de 1814 AD. Muitas curas milagrosas de doentes ocorreram sobre suas relíquias. Sua honrosa cabeça é preservada no Mosteiro russo de São Panteleimon, na Montanha Sagrada. E assim, este jovem de vinte anos morreu primeiro para Cristo e depois morreu por Cristo.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
HORA SEXTA
Isaías 11:10-12:2
Naquele dia haverá uma raiz de Jessé, aquele que se levantará para reger as nações. Nele os gentios confiarão, e o seu descanso será glorioso. E acontecerá, naquele dia, que o Senhor voltará a mostrar a sua mão a fim de ser zeloso pelo resto que ficou do seu povo, os que foram deixados pelos assírios e pelos do Egito, da terra de Babilônia, da Etiópia, dos elamitas, do nascente do sol e da Arábia. Ele arvorará um estandarte para as nações; reunirá os perdidos de Israel e ajuntará os dispersos de Judá dos quatro cantos da terra. A inveja de Efraim será tirada, e os inimigos de Judá perecerão. Efraim não invejará a Judá, e Judá não afligirá a Efraim. Voarão eles nos navios dos filisteus, ao tempo em que tomarem espólios no mar e dos que vêm do leste e de Edom, e também porão as mãos sobre Moabe. Primeiramente, obedecer-lhes-ão os filhos de Amom. Então o Senhor fará desolado o mar do Egito. Porá a sua mão sobre o rio, com um vento forte, e ferirá os sete canais, de modo que os homens deverão passar por ele a pé enxuto. Haverá uma passagem para o meu povo que tiver sido deixado no Egito, e será para Israel como no dia em que eles saíram da terra do Egito. Naquele dia, dirás: Eu te abençoarei, ó Senhor! porque te iraste contra mim, porém desviaste a tua ira e tiveste pena de mim. Eis que o meu Deus, o meu Salvador, é o Senhor; confiarei nele, e não temerei, porquanto o Senhor é a minha glória e o meu louvor, e tornou-se a minha salvação.
VÉSPERAS
Gênesis 7:11-8:3
No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, neste mesmo dia, todas as fontes do abismo foram rompidas, e as comportas do céu abertas; e houve chuva sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites. Naquele mesmo dia entrou Noé, e Sem, Cam e Jafé, os filhos de Noé, e a esposa de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca. Todos os animais selvagens, segundo as suas espécies, todos os animais domésticos, segundo as suas espécies, todo réptil que se desloca sobre a terra, segundo as suas espécies, e todos os pássaros, segundo as suas espécies, entraram com Noé na arca, aos pares, machos e fêmeas, de toda carne em que há fôlego de vida. Os que entraram vieram machos e fêmeas, de toda carne, conforme Deus ordenara a Noé. E o Senhor Deus fechou a arca por fora dele. Começou o dilúvio, e persistiu sobre a terra por quarenta dias e quarenta noites. A água aumentou muito, levantando a arca, e ela foi elevada da terra. As águas predominaram, aumentando muito sobre a terra; e a arca foi levada sobre as águas. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra, cobrindo todos as altas montanhas que estavam debaixo do céu. Quinze côvados acima foi a água levantada, encobrindo todas as altas montanhas. Então morreu toda a carne que se movia sobre a terra, de criaturas voadoras, de animais domésticos, de animais selvagens, de todo réptil que se desloca sobre a terra, e todo homem. Todas as coisas que tem o sopro de vida, e tudo o que estava na terra seca, morreram. Foi exterminado tudo o que se levanta sobre a face de toda a terra, o homem e os animais, os répteis e as aves do céu; foram, todos eles, exterminados da face da terra. Noé foi deixado sozinho, e aqueles que com ele estavam na arca. E a água levantou-se sobre a terra por cento e cinquenta dias. Lembrou-se Deus de Noé, de todos os animais selvagens, de todos os animais domésticos, de todos os pássaros e de todos os répteis, todos quantos estavam com ele na arca. Então Deus trouxe um vento sobre a terra, e a água se estancou. As fontes do abismo foram fechadas, assim como as comportas do céu. E a chuva do céu foi contida. A água baixou, afastando-se da terra; depois de cento e cinquenta dias a água baixou, sendo diminuída.
Provérbios 10:1-22
O filho sábio faz o seu pai feliz; o filho insensato, entretanto, é a tristeza de sua mãe. Tesouros não aproveitarão aos transgressores, mas a justiça deverá livrar da morte. O Senhor não aniquilará a alma do justo, contudo ele irá tirar a vida dos ímpios. A pobreza avilta o homem, mas as mãos do esforçado geram riquezas. Um filho que é instruído será sábio e utilizará o tolo como seu servo. O filho sábio é salvo do calor ardente, mas o desobediente é ferido pelos ventos na colheita. A bênção do Senhor está sobre a cabeça do justo; entretanto, dor repentina cobrirá a boca dos ímpios. A memória do justo é louvada, mas o nome do perverso se apagará. O sábio de coração aceita os mandamentos; aquele, porém, que não guarda os seus lábios será subvertido em sua perversidade. O que anda simplesmente caminha com confiança, mas o que perverte os seus caminhos será conhecido. Aquele que pisca os olhos, enganosamente, traz tristezas para os homens; entretanto, o que reprova com ousadia é um pacificador. Há uma fonte de vida na mão do homem justo, mas a destruição mora na boca dos ímpios. O ódio excita discórdias, contudo a afeição é para todos o que não amam a contenda. Aquele cujos lábios produzem sabedoria fere ao tolo com uma vara. O sábio esconderá o seu juízo, mas a boca daquele que é precipitado aproxima-se da ruína. A riqueza dos ricos é uma cidade forte, todavia a pobreza é a destruição dos ímpios. As obras dos justos produzem vida, porém os frutos do ímpio fazem surgir pecados. A instrução preserva as formas corretas de vida, entretanto, sem repreensão ela se perde. Lábios justos cobrem a inimizade, mas os que proferem calúnias são os mais tolos. Por uma multidão de palavras não escaparás do pecado; todavia, se refreares os teus lábios serás prudente. A língua do justo é prata provada, mas o coração dos ímpios falhará. Os lábios do justo conhecem sublimes verdades; o tolo, entretanto, perece em falta de senso. A bênção do Senhor está sobre a cabeça do justo; enriquecê-lo-á, e a tristeza de coração não lhe será acrescentada.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário