quarta-feira, 17 de abril de 2024

5ª Quarta-feira da Grande Quaresma

17 de Abril de 2024 (CC) / 04 de Abril (CE)
Venerável José, o Hinógrafo (883)
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 4

José nasceu na Sicília, de pais piedosos e virtuosos, Plotino e Agatha. Depois da morte de seus pais, José se mudou para Tessalônica, onde foi tonsurado monge. 
Como monge, ele era um modelo para todos em jejum, extrema abstinência, oração incessante, cântico dos Salmos, vigílias e trabalho. O bispo de Tessalônica ordenou-lhe hieromonge [padre-monge]. Ao visitar Tessalônica, o distinto Gregório de Decápolis ficou tão impressionado com José, por causa de seu caráter raro, que o convidou para seu mosteiro em Constantinopla.

Quando a chama da heresia iconoclasta irrompeu novamente sob o signo do armênio, José foi enviado a Roma para invocar o papa e a Igreja Romana para lutar pela Ortodoxia. Enquanto estava a caminho, José foi capturado por piratas e levado para Creta, onde os hereges o encerraram na prisão por seis anos. José se alegrou de ter sido feito digno de sofrer por Cristo, e por isso continuamente louvava a Deus, considerando suas correntes de ferro como um adorno de ouro.

Na festa da Natividade de Cristo, no início da manhã, no sexto ano de prisão de José, o ímpio Imperador Leo foi morto na igreja enquanto frequentava as Matinas. Nesse mesmo momento, São Nicolau apareceu a José na prisão, dizendo: «Levanta-te e segue-me!» José sentiu-se elevado no ar e de repente se encontrou diante dos portões de Constantinopla. Todos os verdadeiros crentes se alegraram com a sua vinda. Ele compôs cânones e hinos para muitos santos. José possuía o dom da clarividência [discernimento], e por isto, o patriarca Fócius o nomeou pai espiritual e confessor de sacerdotes, recomendando-o como «um homem de Deus», «um anjo na carne» e um pai de pais». Na velhice extrema, José entregou a sua alma ao Senhor, a quem tinha servido fielmente tanto em obras como em hinos.
 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 41:4-14I

Quem operou e fez essas coisas? Conclamou-as ele, desde as gerações passadas. Eu, Deus, o primeiro e eterno Eu Sou. As nações o viram, e temeram; os confins da terra se aproximaram, vieram juntos, cada um para julgar por seu vizinho e ajudar o seu irmão. Entretanto, alguém dirá: O artífice animou-se, assim como o latoeiro que fere com o martelo e também forja. E, algumas vezes, irá ele dizer: Esta é uma peça bem encaixada, pois a fixaram com pregos. Assentá-los-ão, e ela não poderá ser movida. Mas tu, ó Israel, servo meu, Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão, a quem eu amei, a quem tomei desde os confins da terra, chamando-te dos seus lugares altos e dizendo-te: Tu és o meu servo; eu te escolhi e nunca te abandonei. Não temas, porque eu sou contigo; não te desesperes, porque sou o teu Deus, aquele que te fortaleceu. Ajudei-te e estabeleci com a justiça da minha destra. Eis que todos os teus adversários serão envergonhados e confundidos, porquanto eles serão como se não fossem. E todos os teus adversários perecerão. Irás procurá-los, entretanto não encontrarás os homens que insolentemente enfureceram-se contra ti. Porque eles serão como se nunca tivessem sido, e os que fazem guerra contra ti não mais existirão. Pois eu sou o teu Deus, que segura na tua mão direita e te diz: Não temas, Jacó, e tu Israel, ainda que sois poucos em número. Eu tenho te ajudado, diz o teu Deus, aquele que te redime, ó Israel.

VÉSPERAS

Gênesis 17:1-9 

Abrão tinha já noventa e nove anos de idade. E o Senhor apareceu a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o teu Deus. Sê agradável diante de mim, e sê perfeito, e estabelecerei a minha aliança entre mim e ti, e multiplicar-te-ei grandemente.  Então caiu Abrão sobre o seu rosto. E Deus lhe falou, dizendo:  Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de uma multidão de nações. O teu nome não será mais Abrão; porém, teu nome será Abraão, porque eu te fiz pai de muitas nações. Irei aumentar-te extraordinariamente; farei de ti nações, e reis sairão de ti. Estabelecerei a minha aliança contigo e com a tua descendência depois de ti, nas suas gerações, por aliança perpétua, para ser o teu Deus e o Deus da tua descendência depois de ti. Eu darei a ti e à tua descendência depois de ti a terra onde és peregrino, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão. E eu serei o seu Deus. E disse Deus a Abraão: Também tu deverás, plenamente, guardar a minha aliança, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. 

Provérbios 15:20-16:9

O filho sábio alegra ao seu pai; o que é tolo, entretanto, zomba de sua mãe. Os caminhos de um homem insensato são nulos de sentido, mas o que é sábio prossegue em seu caminho corretamente. Os que não honram os conselhos adiam a deliberação. Contudo, o bom êxito habita nos corações dos conselheiros. O homem mau de maneira alguma irá atender a um conselho, nem dirá algo com temperança ou útil ao bem comum. Os pensamentos dos sábios são caminhos de vida, a fim de que eles possam converter-se e escapar do Inferno. O Senhor derruba as casas dos escarnecedores, mas estabelece a herança da viúva. Um pensamento injusto é abominação ao Senhor; as palavras dos puros, no entanto, são tidas em honra. Um recebedor de subornos destrói a si mesmo, mas aquele que odeia o seu recebimento está seguro. Por esmolas e ações piedosas os pecados são purgados; no entanto, pelo temor do Senhor cada um se desvia do mal. Os corações dos justos meditam na fidelidade, mas a boca dos ímpios responde coisas más. Os caminhos dos justos são aceitáveis ao Senhor, e através deles até mesmo os inimigos se tornam amigos. Deus está longe dos ímpios, porém ele dá ouvidos às orações dos justos. Melhores são os pequenos ganhos com justiça do que abundantes frutos com injustiça. Que o coração do homem pondere com justiça, para que os seus passos sejam corretamente dirigidos por Deus. O olho que vê com juízo alegra o coração, e um bom relato fortalece os ossos. O que rejeita a instrução odeia a si mesmo, todavia o que atende às reprovações ama a sua alma. O temor do Senhor é instrução e sabedoria, e a mais alta honra lhe corresponderá. As obras do humilde são manifestas para Deus, mas o ímpio perecerá em um dia mau. Todo aquele que é orgulhoso de coração é impuro diante de Deus, e o que com as suas mãos injustamente abate outras mãos não deverá ser considerado inocente. O começo de um bom caminho é a pratica da justiça, e é isto mais agradável a Deus do que oferecer sacrifícios. Aquele que procura ao Senhor encontra conhecimento e justiça, e os que o buscam justamente encontram a paz. Todas as obras do Senhor são feitas com justiça, e o ímpio é guardado para o dia do mal.

 † † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário