07 de Abril de 2024 (CC) / 25 de Março (CE)
Novo Hieromartir Tikhon, Patriarca de Moscou e Toda a Rússia (1925);
Venerável Sabbas, o Novo (1948);
"Anunciação" (16 c.) Ícone da Mãe de Deus;
Mártires Pelagia, Theodosia, e Dula de Nicomédia, que sofreram sob Valentiniano;
Venerável Parthenius das Cavernas de Kiev (1855);
São Senuphius, o Taumaturgo de Latomos (9º Séc.);
São Nicander de Pskov (1581).
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 3
A Anunciação (ou "Evangelismos", em grego) à Mãe de Deus (Theotókos) é uma das Grandes Festas do Igreja Ortodoxa, comemorada em 25 de março. Este é um dos dois únicos dias durante a Quaresma em que se é permitido comer peixe (o outro é o Domingo de Ramos).
De acordo com o Evangelho de Lucas 1:26-38, o Arcanjo Gabriel apareceu a Maria para anunciar-lhe que ela iria conceber e dar à luz um filho, mesmo "não conhecendo homem algum". Conforme a Santa Tradição, Maria tinha apenas quinze anos, quando fora visitada pelo Arcanjo Gabriel.
Desde o princípio, a festa foi estabelecida no dia 25 de março, porque circulava a opinião de que Jesus se havia encarnado coincidindo com o equinócio de primavera, tempo em que, segundo as concepções mais antigas, foi criado o mundo e o primeiro homem. Isto o comenta mais extensamente Anastácio, o Antioqueno (+599) em sua Homilia sobre a Anunciação, 6-7.
Teologicamente falando, desde Santo Irineu, que fazia parte do círculo de discípulos do Apóstolo João, a Virgem é vista como sendo a Segunda Eva, e a Encarnação do Verbo (o Segundo Adão), como o evento que reinaugura a Criação do mundo, ou seja, da nova humanidade. São Máximo, o Confessor (+622), retoma este tema, o da concepção de Cristo, o segundo Adão, e a recriação do mundo por Deus, na Encarnação, com vistas à Ressurreição, plenitude de todo o criado.
Normalmente a festa da Anunciação se dá durante a temporada de Quaresma, mas em alguns anos, cai no mesmo dia em que a Páscoa, o que resulta numa exuberante festa chamada de Kyriopascha. Atualmente, a Kyriopascha só é possível nas igrejas que observam o tradicional Calendário Juliano ou o Calendário Gregoriano. No entanto, nas Igrejas que usam o Novo Calendário (Juliano Revisado), devido a metodologia utilizada para poder preservar a data da Páscoa e ao mesmo tempo se adaptar ao Calendário Ocidental (Gregoriano), se torna impossível a existência da Kyriopascha. E aqui reside uma das mais graves críticas ao Novo Calendário, pois sepulta a Festa mais exuberante da Ortodoxia.
Fato curioso é que a última Kyriopascha Ortodoxa se deu no ano de 1991, no qual se deu o colapso da União Soviética, e resultou na libertação dos povos Ortodoxos da Europa Oriental. As próximas serao em 2075, 2086 e 2159. A última Kyriopascha no Calendário Gregoriano foi em 1951, e as próxima se darão em 2035, 2046 e 2103. O primeiro ano em que a Kyriopascha em ambos os Calendários, Juliano e Gregoriano, acontecerão juntas é 6700, seguido de 6779 e 6863.
Comemoração de São Tikhon.
Nascido em 1865, São Tikhon foi tonsurado monge em 1891 e consagrado bispo no mesmo ano. A partir de 1900, tornou-se bispo do Alasca, sob a supervisão da Igreja na América do Norte. Na América, consagrou o primeiro mosteiro Ortodoxo do continente e trabalhou incansavelmente para unir todos os grupos étnicos como um só rebanho. Em 1907 foi nomeado bispo de Yaroslavl e retornou à Rússia.
Em 1917, São Tikhon foi eleito para ser o primeiro Patriarca de Moscou desde a abolição do Patriarcado pelo czar Pedro, o Grande, mais de 200 anos antes. Quase imediatamente, a Igreja Russa mergulhou numa nova e terrível perseguição quando um governo ateu e totalitário assumiu o controle. O Patriarca Tikhon sempre procurou não entrar em conflito com o governo comunista, mas, sua recusa em negar sua fé ou sua Igreja o deixou marcado aos olhos deles como um inimigo. Em 1925, São Tikhon morreu em circunstâncias misteriosas, e acredita-se que tenha sido assassinado pelos soviéticos. Ele é comemorado como um Confessor, e por muitos como um mártir também.
Nota: Porque sua comemoração cai na Festa da Anunciação, sua Liturgia comemorativa é, geralmente, transferida para o dia antes ou depois da festa.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS
Lucas 1:39-49,56
39 Naqueles dias levantou-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá, 40 entrou em casa de Zacarias e saudou a Isabel. 41 Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, saltou a criancinha no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo, 42 e exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre! 43 E donde me provém isto, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? 44 Pois logo que me soou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria dentro de mim. 45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; 48 porque atentou na condição humilde de sua serva. Desde agora, pois, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Poderoso me fez grandes coisas; e santo é o seu nome. 56 E Maria ficou com ela cerca de três meses; e depois voltou para sua casa.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição
Rejubilem-se os Céus / e exulte a terra, / pois o Senhor mostrou a força de Seu braço, / vencendo a morte pela morte, / Ele Que É o Primogênito dentre os mortos. / Arrancou-nos das profundezas do Inferno / e concedeu ao mundo // a Sua infinita misericórdia.
Tropárion, Tom 1
Salva, Senhor, o Teu povo / e abençoa a Tua herança! / Concede à Tua Igreja a vitória sobre o maligno // e guarda o Teu povo pela Tua Cruz.
Tropárion da Anunciação, Tom 4
Hoje é o prelúdio de nossa Salvação / e a manifestação do Mistério / preparado desde a eternidade: / o Filho de Deus torna-se Filho da Virgem / e o Arcanjo Gabriel anuncia a graça. / Por isso, com ele clamamos à Mãe de Deus: / "Rejubila-te, ó Cheia de Graça, // o Senhor é contigo!"
Kondákion da Ressurreição
Hoje, Tu, Ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo, / e nos conduziste para fora dos portões da morte. / Hoje Adão festeja e Eva rejubila, / e com eles os Profetas e Patriarcas, // sem cessar, louvam o divino poder de Tua autoridade.
Glória ao Pai e ao Filho e ao espírito Santo
Tom 7: A espada flamejante não mais guarda a porta do Éden, / pois, foi maravilhosamente apagada pela Árvore da Cruz. / Os grilhões da morte foram destruídos, / e a vitória dos infernos aniquilada. / E aos que estavam no Hades, ó meu Salvador, apareceste dizendo: // Entrai novamente no Paraíso.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Tom 8: Nós, teus servos, ó Mãe de Deus, / te conferimos os lauréis da vitória, / penhor de nossa gratidão, / como a um general que combateu por nós / e nos salvou de terríveis calamidades. / E, como tens um poder invencível, / livra-nos dos perigos de toda espécie / para que te aclamemos: // Rejubila-te, Virgem e Esposa!
Triságion
Diante da Tua Cruz nos prostramos, Ó Mestre
E Tua Santa Ressurreição glorificamos. (3x)
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
E Tua Santa Ressurreição glorificamos.
Diante da Tua Cruz nos prostramos, Ó Mestre
E Tua Santa Ressurreição glorificamos.
Prokímenon, Tom 4
R. Proclamai de Deus / Sua salvação dia após dia. (Sl 95:2)
V. Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todas as terras. (Sl 95:1)
No 6º Tom
Salva, Senhor, o Teu povo / e abençoa a Tua herança. (Sl 27:9)
Hebreus 2:11-18
11 Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, 12 Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. 13 E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; 15 E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão. 16 Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão. 17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo. 18 Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
Hebreus 4:14-5:6
Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, podendo ele compadecer-se devidamente dos ignorantes e errados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraqueza. E por esta razão deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, oferecer sacrifício pelos pecados. Ora, ninguém toma para si esta honra, senão quando é chamado por Deus, como o foi Arão. assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei; como também em outro lugar diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.
Aleluia, no 8º Tom
Ele Descerá como a chuva sobre o vale,
E como o orvalho sobre a terra.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Seu Nome será bendito pelos séculos,
E durará mais do que o sol.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Lembra-te da Tua congregação, que desde o princípio compraste;
Tu resgataste a vara da Tua herança; este monte Sião em que habitaste. (Sl. 73:2)
Aleluia, aleluia, aleluia!
Marcos 8:34-9:1
E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que diria o homem em troca da sua vida? 38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos. Disse-lhes mais: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que de modo nenhum provarão a morte até que vejam o reino de Deus já chegando com poder.
Zadostoinik
Refrão: Proclama, ó terra, boas novas de grande alegria; vós, céus, louvai a glória de Deus.
Irmos: Que nenhuma mão profana toque a Arca viva de Deus, mas que os lábios dos Fiéis, cantando incessantemente as palavras do anjo à Theotókos, clamem com alegria: Rejubila-te, tu que és cheia de graça, o Senhor É contigo.
Canto da Comunhão
O Senhor elegeu Sião,
Ele a escolheu para ser uma habitação para Si mesmo.
A luz do Teu semblante, ó Senhor,
foi assinalada sobre nós.
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
† † †
COMENTÁRIO
Isabel e João Batista, movidos pelo Espírito Santo, são os primeiros seres humanos a prestar veneração à Santa Mãe de Deus. Eles representam todos os santos da Antiga Aliança que saúdam a chegada da Nova Eva, cumprindo-se a antiga promessa ao gênero humano decaído. A narrativa fala que a voz da Virgem provocou grande júbilo espiritual em Isabel e no Precursor ainda fetal. À maneira dos profetas do Velho Testamento, o Espírito Santo leva Isabel a profetizar acerca da Virgem:
1. Primeiramente usa - em relação à Virgem - a fórmula introdutória dos louvores em Israel: “Bendita és tu...”, igualmente também se dirige à Criança: “Bendito é o Fruto do teu ventre”;
2. Aquela que profetiza se enche de humildade diante do que lhe é inefável, e, assim, Isabel diz: “Quem sou eu para que me visite a Mãe do meu Senhor?”;
3. Faz com que ela profetize acerca do que não entende. Isabel não poderia entender como o mortal poderia gerar o Eterno;
4. Louva Àquela que Deus santificou: “Bem aventurada aquela que creu...”. Em contrapartida, à semelhança dos coros que se alternavam nos ofícios levíticos, o Espírito Santo toma a boca de Maria, que também profetiza:
a. Louvando o Soberano Deus pela Graça e Salvação que lhe concedeu, sendo ela uma humilde serva e; b. Anunciando a veneração que doravante todas as gerações lhe prestariam.
A maioria dos Protestantes não consegue enxergar este sentido do texto, porque são despossuídos de uma mente litúrgica. Como sua experiência se centraliza e se apoia unicamente na razão discursiva, reduz a expressão “Bem Aventurada” - aplicada à Virgem - a uma simples declaração sobre o estado de sua alma, ignorando completamente toda a cultura litúrgica que permeava a sociedade judaica e, em particular, desconsiderando o ambiente doméstico de Isabel: o Templo de Deus, pois era esposa do Sumo Sacerdote Zacarias.
Tal abordagem assemelha-se às visões que um lenhador e um botânico exaurem de uma floresta: ambos, conforme a peculiaridade de cada um, só́ enxergam as suas utilidades, mas não conseguem exaurir sua alma, como faz um artista. Este reducionismo não atinge somente à Santa Virgem, mas, também, ao próprio Cristo, o Senhor; pois se as fórmulas “Bendita", "Bem Aventurada”, forem despidas de seus sentidos cúlticos e reduzidas a uma mera afirmação, isto significa que Isabel e o fetal João Batista, também não cultuaram e nem prestaram reverência ao Menino-Deus quando afirmaram: “Bendito o Fruto do Teu ventre”.
A partir da visita de Maria a Isabel, a Igreja entende que foi o próprio Espírito Santo que inaugurou e instituiu os louvores e a veneração da Igreja à Santa Mãe de Deus.
Pe. Mateus (Antonio Eça)
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