terça-feira, 23 de abril de 2024

6ª Terça-feira da Grande Quaresma

23 de Abril de 2024 (CC) / 10 de Abril (CE)
Ss. Mártires Terêncio, Pompeius, Africanus, Maximus, Zeno, Alexander, Theodore
e mais 33 outros Mártires decapitados em Cartago (†250)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 5


O Santo Mártir Terêncio e seus companheiros sofreram sob o imperador Décio (249-251). O imperador emitiu um edito, que ordenava a todos os súditos que oferecessem sacrifícios aos ídolos pagãos.
Quando o governador da África Fortunatian recebeu este edito, ele reuniu o povo na praça da cidade, colocou cruéis instrumentos de tortura e declarou que todos, sem exceção, deveriam oferecer o sacrifício aos ídolos. Muitos, com medo da tortura, obedeceram, mas quarenta cristãos com São Terêncio à frente bravamente defenderam sua fé no Salvador. Fortunatian ficou surpreso com a ousadia deles e perguntou como eles, como pessoas racionais, podiam confessar como Deus, Aquele que foi crucificado pelos judeus como um malfeitor. Em resposta a isso, São Terêncio corajosamente respondeu que sua crença era no Salvador, que voluntariamente suportou a morte na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Fortunatian percebeu que Terence por seu exemplo inspirou os outros, e então ele deu ordens para isolá-lo na prisão junto com seus três companheiros mais próximos - Africanus, Maximus e Pompius. O restante dos mártires - que incluía Xenon, Alexander e Theodore, Fortunatian resolveu forçá-lo a renunciar a Cristo. Mas nem ameaças nem terríveis torturas conseguiram convencer os santos mártires: eles os queimaram com ferro em brasa, derramaram vinagre nas feridas, borrifaram sal, rasgaram-nos com garras de ferro. Apesar de seus sofrimentos, os santos não enfraqueceram em sua confissão de Cristo, e o Senhor os fortaleceu.
Forunatian deu ordens para conduzir os mártires ao templo pagão e ainda outra vez os exortou a oferecer sacrifícios aos ídolos. Os valentes guerreiros de Cristo clamaram a Deus: "Ó Deus Todo-Poderoso, tendo uma vez derramado fogo sobre Sodoma por sua iniqüidade, destrua agora este ímpio templo de idolatria, por causa de Tua Verdade". Os ídolos caíram com estrondo e estrondo, e todo o templo ficou em ruínas. O governador enfurecido deu ordens para executá-los; e os mártires, glorificando a Deus, colocaram seus pescoços sob a espada do carrasco.
Após a execução dos 36 mártires, Fortunatian convocou diante dele Terence, Maximus, Africanus e Pompius, apontou para eles os executados e novamente os instou a oferecer sacrifícios aos ídolos. Os mártires recusaram. O governador colocou pesadas correntes neles e deu ordens para que morressem de fome na prisão. à noite, um anjo do Senhor tirava as correntes dos mártires e os alimentava. Pela manhã, os guardas encontraram os santos alegres e fortes. Então Fortunatian ordenou que feiticeiros e conjuradores levassem para a prisão cobras e todos os tipos de criaturas viprosas. Os guardas através de uma abertura no teto da prisão olharam para dentro da cela e viram os mártires ilesos, orando, e as cobras rastejando a seus pés. Quando os encantadores de serpentes, obedecendo à ordem, abriram a porta da cela da prisão, as cobras desconsideraram os feitiços e atacaram e começaram a mordê-los. O furioso Fortunatian deu ordens para decapitar os santos mártires. Os cristãos pegaram seus corpos sagrados e os enterraram com reverência fora da cidade.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

 

HORA SEXTA 


Isaías 49:6-10


6 sim, ele me disse: Grande coisa é para ti o seres chamado meu servo, para estabelecer as tribos de Jacó e para fazer retornar a dispersão de Israel. Eis que eu te tenho dado para ser a aliança de um povo, como uma luz para os gentios; a fim de que sejas a minha salvação até a extremidade da terra.
7 Assim diz o Senhor que te livra, o Deus de Israel: Santificai aquele que despreza a sua vida, ao que é abominado pelas nações as quais servem aos príncipes. Reis o contemplarão e príncipes se levantarão para adorá-lo, por amor do Senhor; porque o Santo de Israel é fiel, e eu te escolhi.
8 Assim diz o Senhor: No tempo aceitável eu te ouvi, no dia da salvação te socorri. Eu te formei e dei-te por pacto das nações, para firmar a terra e receber em herança as herdades do deserto,
9 dizendo aos que estão em cadeias: Saí! e ordenando aos que estão em trevas apresentarem-se. Eles serão alimentados em todos os caminhos, e em todas as veredas haverá o seu pasto;
10 nunca terão fome nem sede, nem o calor ou o sol irão feri-los, mas aquele que lhes tem misericórdia deverá confortá-los, e conduzi-los-á para as fontes de águas.

VÉSPERAS

Gênesis 31:3-16

3 E o Senhor disse a Jacó: Volta para a terra de teu pai e para a tua família, e eu serei contigo.
4 Então, Jacó mandou chamar Lia e Raquel para a planície, aonde se encontravam os rebanhos,
5 e falou-lhes: Tenho visto a face de vosso pai, que não é para comigo como antes; porém, o Deus de meu pai tem estado ao meu lado.
6 E vós também sabeis que com todas as minhas forças eu tenho servido ao vosso pai.
7 Entretanto, ele me enganou, tendo mudado o meu salário para dez cordeiros. Deus, porém, não lhe concedeu poder para prejudicar-me.
8 Se ele dissesse: Os salpicados serão o teu prêmio; em seguida, todo o gado geraria salpicados. E se ele dissesse assim: Os brancos serão a tua recompensa; então, teria todo o gado gerado brancos.
9 Dessa forma, Deus tirou todo o gado de vosso pai, dando-o para mim.
10 E veio a acontecer, quando o rebanho concebeu e estava com as crias, que eu olhei com os meus olhos, no sono, e eis que os carneiros e os bodes estavam cobrindo as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas, e as variegadas com manchas de cor cinza.
11 Então, o anjo de Deus falou-me, em sonho: Jacó. E eu respondi: O que é?
12 E ele disse: Olha para cima, com os teus olhos, e vê que os carneiros e os bodes estão a cobrir as ovelhas e as cabras salpicadas e malhadas, e as variegadas com manchas de cor cinza. Porque tenho visto tudo o que Labão tem feito para contigo.
13 Eu sou Deus, aquele que te apareceu em Betel, onde ungiste uma coluna para mim e me fizeste um voto. Agora, portanto, levanta-te e sai desta terra. Parte para a terra da tua parentela, e eu serei contigo.
14 E Raquel e Lia responderam, dizendo-lhe: Temos ainda uma parte ou herança na casa de nosso pai?
15 Não somos nós consideradas como estranhas por ele? Pois vendeu-nos, e consumiu todo o nosso dinheiro.
16 Agora, toda a riqueza e a glória que Deus tomou de nosso pai deverá ser nossa e de nossos filhos. Faze, portanto, tudo o que Deus te disse.

Provérbios 21:3-21

3 Fazer justiça e falar a verdade é mais agradável a Deus do que o sangue de sacrifícios.
4 Um homem de mente altiva é duro em seu orgulho, e a lâmpada dos ímpios é pecado.
5 6 Aquele que reúne tesouros com língua falsa busca a vaidade, indo para os laços da morte.
7 A destruição se hospedará com os ímpios, porquanto recusam-se a praticar a justiça.
8 Para o desobediente Deus envia caminhos perversos, porquanto todas as suas obras são puras e retas.
9 Melhor é morar num canto do terraço do que em quartos bem acabados em uma casa ampla, junto com a injustiça.
10 A alma do ímpio não será lamentada por nenhum homem.
11 Quando um homem destemperado é punido o simples torna-se sábio, e o homem sábio que é instruído receberá conhecimento.
12 O justo entende o coração do ímpio, desprezando-o por causa de sua malícia.
13 Aquele que tapa os ouvidos para não ouvir os pobres também clamará e não haverá quem o ouça.
14 O presente dado em segredo acalma a ira, mas o que se abstém de dar desperta forte indignação.
15 Fazer justiça é a alegria dos justos, porém o homem santo é abominável para os malfeitores.
16 O homem que vagueia fora do caminho da justiça repousará na congregação dos gigantes.
17 O homem pobre ama a alegria, o vinho e o azeite em abundância,
18 mas o transgressor é abominação para um homem justo.
19 É melhor morar no deserto do que com uma mulher briguenta, falante e passional.
20 Um tesouro desejável permanecerá na boca do sábio, mas os homens tolos o engolirão.
21 O caminho da justiça e da misericórdia encontrará vida e glória.

† † 

COMENTÁRIO

São Teófano, o Recluso

O que tapa o seu ouvido ao clamor do pobre, ele mesmo também clamará, mas não será ouvido. (Prov. 21:13).

E nós muitas vezes nos maravilhamos porque Deus não ouve nossas orações? Aqui está a razão! Porque certamente tem havido casos em que pararam os nossos ouvidos de ouvir as súplicas dos necessitados; por isso o Senhor não nos ouvir também. Não é nada de mais se alguém fizer uma oração sobre algo temporal e não for  ouvido; mas como é lamentável se o Senhor não nos ouvir quando Lhe suplicarmos o perdão de nossos pecados. Ele não vai ouvir se o clamor daqueles a quem temos desprezado for mais alto do que as nossas orações. Temos de nos apressar para evitar esta desgraça extrema, conforme com o exemplo de Zaqueu, cuja sábia decisão levou o Senhor a dizer: Hoje veio a salvação a esta casa (Lucas 19: 9).

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário