terça-feira, 9 de abril de 2024

4ª Terça-feira da Grande Quaresma

09 de Abril de 2024 (CC) / 27 de Março (CE)
Santa Matrona de Tessalônica; Santa Lidia; Manuel e Teodósio; 
João, o Perspicaz do Egito; Efrém, Arcebispo de Rostov; A
lexander de Vocha e Galich; Paulo, Bispo de Corinto.
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 3



Santa Matrona era de família grega, nascida em Tessalônica, importante cidade de Macedônia. Ficou órfã quando ainda era pequena, tendo sido adotada por um tio muito poderoso e rico. Sabendo das perseguições aos cristãos pelos infiéis, o tio de Matrona tomou suas posses e foi com ela  a Roma. Em Roma, mesmo repleta de pagãos, havia muitos cristãos escondidos em diferentes e isolados lugares em conseqüência das perseguições dos infiéis. Nestes lugares podiam louvar o Santíssimo Nome de Nosso Senhor em segurança. Guiada pelo Espírito Santo, Matrona ciente do que acontecia aos cristãos, sem temer as ameaças de seu tio, ela os visitava freqüentemente para levar palavras de conforto. Os cristãos por sua vez, instruíam na fé a jovem Matrona e ensinavam a ela as Sagradas Escrituras. Contavam-lhe da  gloriosa Paixão e Morte  que padeceu Nosso Senhor Jesus Cristo por amor de nós, e ela escutava com muita atenção todos aqueles ensinamentos. 
Inflamada pelo amor de Deus, Matrona pediu insistentemente uma imagem de Cristo para levar sempre consigo e a ela prestar sua devoção. Os cristãos, convencidos de sua devoção, deram-lhe o que pedia. Assim, com muita devoção, Matrona levava consigo uma imagem  do crucificado, o que explica o fato ter sido iconografada segurando um crucifixo em sua mão direita. Tendo regressado à Tessalônica, começou a trabalhar na casa de uma viúva muito rica chamada Plantilha, uma judia que odiava profundamente aos cristãos. Sempre que possível, Matrona ia à igreja onde era abençoada e louvava Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando a viúva soube que Matrona freqüentava a igreja cristã, ordenou que a trouxessem a sua casa e a amarrassem a um banco, sendo cruelmente açoitada; e assim permaneceu atada por um dia e uma noite. Durante a noite, veio em seu socorro um anjo que a conduziu a igreja. Quando soube do acontecido, a cruel viúva ordenou novamente que a amarrassem e açoitassem ainda com mais crueldade. Permaneceu amarrada durante três dias em absoluto jejum. Pela segunda vez, o anjo veio em seu socorro e a levou a igreja. Outra vez Pantilha repetiu as ordens e o castigo. Desta vez, porém, a violência dos açoites tiraram a vida de Matrona que entregou seu espírito ao Criador; nesta época governavam Diocleciano e Maximiano. Os tessalonicenses sepultaram reverentemente  o santo corpo de Matrona.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


HORA SEXTA
(Meio Dia - 12h)

Isaías 25:1-10

1 Ó Senhor Deus, glorificar-te-ei, cantarei ao teu nome, pois fizeste coisas maravilhosas! Tens formado um conselho antigo e fiel. Amém.
2 Porquanto tens transformado cidades num montão de ruínas, cidades fortes cujas fundações não poderiam desabar. A cidade dos homens ímpios não deverá permanecer para sempre.
3 Por este motivo os pobres te abençoarão, a cidade dos homens oprimidos te abençoará,
4 porque tens sido um ajudante para cada cidade humilde, e um abrigo para os que estavam desanimados por causa da pobreza; tu os livrarás dos homens perversos. Tens sido um refúgio para os sedentos, e uma brisa refrescante para os que estão feridos.
5 Éramos como homens ressecados e assustados em Sião, por causa dos homens ímpios a quem nos entregaste.
6 Todavia, o Senhor dos Exércitos fará uma festa para todas as nações. Neste monte beberão alegria, beberão vinho;
7 ungir-se-ão com óleo nesta montanha. Proclama todas estas coisas para as nações, pois esse é o conselho de Deus sobre todas elas.
8 A morte prevaleceu e os homens foram engolidos; porém, mais uma vez, o Senhor Deus tirou toda lágrima de cada rosto. Ele mesmo tirou o opróbrio do seu povo em toda a terra; porque a boca do Senhor o disse.
9 E dirão, naquele dia: Eis o nosso Deus, em quem temos confiança. Ele nos salvará. Este é o Senhor; nós esperamos nele, por isto temos exultado e nos alegraremos pela nossa salvação.
10 Deus dará descanso neste monte; entretanto, o país de Moabe será trilhado, tal como eles trilham o chão com os seus carros.

VÉSPERAS

Gênesis 9:8-17

8 E falou Deus, ainda, com Noé e seus filhos que estavam com ele, dizendo-lhes: 
9 Eis que estabeleci a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós, 
10 e com todas as criaturas que estão convosco, dos pássaros e dos animais, e com todos os animais selvagens da terra que estão convosco, de todos os que saíram da arca. 
11 Estabelecerei a minha aliança convosco, e não mais deverá acontecer de toda a carne perecer pelas águas do dilúvio; não haverá mais um dilúvio de águas para destruir toda a terra. 
12 O Senhor Deus disse mais a Noé: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre mim e toda criatura vivente que está convosco, por gerações perpétuas: 
13 Eis que coloco nas nuvens o meu arco, e será ele um sinal da aliança entre mim e a terra.
14 Porquanto virá a suceder, quando eu reunir as nuvens sobre a terra, que o meu arco será visto nas nuvens. 
15 Lembrar-me-ei, então, do meu pacto, o qual existe entre mim e vós, e entre mim e todo o ser vivente em toda a carne; e não haverá mais água para um dilúvio, de modo a exterminar toda a carne. 
16 Meu arco estará nas nuvens e eu irei olhá-lo para lembrar-me da aliança eterna entre mim e a terra, entre mim e toda a alma vivente de toda a carne que está sobre a terra. 
17 E Deus disse para Noé: Este é o sinal da aliança que tenho feito entre mim e toda a carne que está sobre a terra. 

Provérbios 12:8-22

8 A boca de um homem de entendimento é louvada por outro homem; aquele que é lerdo de coração, no entanto, é tido em escárnio.
9 Melhor é o homem em desonra servindo a si mesmo do que alguém que honra a si mesmo e tem falta de pão.
10 O justo se compadece pela vida de seu gado, mas as entranhas dos ímpios são impiedosas.
11 O que lavra a sua terra fartar-se-á de pão, porém, aqueles que perseguem vaidades são faltos de entendimento. 
11a O que se deleita em banquetes de vinho deverá semear desonra em suas próprias fortalezas.
12 Os desejos dos ímpios são maus, mas as raízes dos piedosos estão firmemente estabelecidas.
13 Pelo pecado de seus lábios um pecador cai na armadilha; o justo, todavia, escapa dela. 
13a Aquele cujo olhar é suave receberá compaixão; o que contende nas portas, porém, afligirá almas.
14 A alma de um homem será preenchida com o bem dos frutos da sua boca, e a recompensa dos seus lábios lhe será dada.
15 Os caminhos dos tolos são retos aos seus próprios olhos, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.
16 O idiota declara a sua ira no mesmo instante, todavia o prudente oculta a própria desgraça.
17 O justo declara a verdade abertamente, mas uma testemunha injusta é enganosa.
18 Alguns há que ferem como espadas quando falam, contudo a língua dos sábios traz a cura.
19 Lábios verdadeiros estabelecem o testemunho; a testemunha mentirosa, entretanto, tem uma língua injusta.
20 Há fraude no coração daquele que imagina o mal, mas os que amam a paz se alegrarão.
21 Nenhuma injustiça agradará a um homem justo; os ímpios, por sua vez, serão cheios de males.
22 Os lábios mentirosos são uma abominação ao Senhor; todavia, aquele que lida com fidelidade é aceito por ele.

† † †



HOMILIA

São Nikolai Velimirovich

Sobre A Fraqueza do Homem Diante da Majestade De Deus

"E quando o vi, caí a seus pés como morto" (Apocalipse 1:17).

Foi São João que caiu como morto quando viu o Senhor Jesus em glória. São João - o discípulo amado de Jesus, o evangelista, o casto, aquele que amava o Senhor, o zelote da santidade - não podia nem ficar de pé nem se recompor quando viu seu Mestre em Sua glória celestial e poder! Em vez disso, ele caiu, como se estivesse morto. 

Portanto, como é que os que pecam contra Ele, se levantam contra Ele, ridicularizar Seu Nome, desprezam o Seu amor e sacrifício, zombam de Sua cruz, desprezam os Seus mandamentos, perseguem Sua Igreja, envergonha Seus sacerdotes, e matam Seus fiéis, suportarão a presença do Senhor e os Seus olhos como chama de fogo? O que irá acontecer com eles diante da Face do Senhor, se o próprio São João caiu como morto, quando ele O avistou? 

O que acontecerá com os homens que ensinam os outros a serem corruptos? O que acontecerá com os professores que destruíram a fé nas jovens almas? O que vai acontecer aos céticos que, pela sua dúvida envenenaram as mentes dos homens? O que acontecerá com os ladrões e assaltantes, ao imoral e aos assassinos de crianças? O que acontecerá com os inimigos de Cristo, se o amigo de Jesus cai, como se estivesse morto, ante à Sua indescritível e refulgente (brilhante) glória?

Esta é a glória, poder, autoridade, beleza, senhorio, luz e majestade do Senhor Jesus, ressuscitado e assunto aos céus, que seus companheiros mais próximos, os quais durante três anos na terra contemplaram Seu rosto sem medo, agora caem como se estivessem mortos quando eles veem Seu rosto nos céus após Sua paixão, morte e vitória! 

Ó Senhor Todo-Glorioso e Todo-Poderoso, ilumina-nos e anima-nos com o Teu poder e glória.

A Ti seja a glória e louvor para sempre. Amém!

Fonte: Prólogo de Ohrid


Nenhum comentário:

Postar um comentário