sexta-feira, 19 de abril de 2024

5ª Sexta-feira da Grande Quaresma


19 de Abril de 2023 (CC) / 06 de Abril (CE)
Santo Eutíquio, Patriarca de Constantinopla († 582)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 4



Santo Eutíquio nasceu na Frigia e era filho de um ilustre casal da cidade de Theia. Estudou em Constantinopla e foi tonsurado monge no monastério de Amasea. No ano de 552, foi enviado como representante de seu bispo à Constantinopla. Sua atuação em Constantinopla atraiu a atenção de Justiniano que o nomeou sucessor do Patriarca Menas. 
Eutíquio presidiu o Concilio Ecumênico de Constantinopla em 533, junto com os Patriarcas de Alexandria e Constantinopla. Anos mais tarde, por discordar das posições teológicas do imperador sobre o monofisismo, foi  exilado para a ilha de Propondite onde, segundo relata seu biógrafo, operou vários milagres. Eutíquio retornou a sua Sede em 577, com a morte de Justiniano. Adormeceu em Cristo em 06 de abril de 582/6.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

 

HORA SEXTA

Isaías 45:11-17

Portanto, assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel, que formou as coisas que estão por vir: Interroga-me acerca de meus filhos, e dá ordens acerca da obra das minhas mãos. Eu fiz a terra, e, nela, o homem; eu, com a minha mão, criei o céu. Tenho dado mandamento à todas as estrelas. Eu o despertei para ser um rei com justiça, e todos os seus caminhos são retos. Ele edificará a minha cidade e mudará o cativeiro do meu povo; não por resgates nem por recompensas, diz o Senhor dos Exércitos. Assim diz o Senhor dos Exércitos: O Egito tem trabalhado para ti. As mercadorias da Etiópia e os sabeus, homens de alta estatura, virão a ser teus, pertencer-te-ão como servos; eles seguirão após ti, presos em grilhões; passarão ao teu poder, prestar-te-ão homenagem e suplicar-te-ão, porque Deus está em ti. Não há outro Deus além de ti, ó Senhor! Pois tu és Deus, ainda que não o saibamos; o Deus de Israel, o Salvador. Todos os que se opõem a ele serão envergonhados e confundidos, e andarão cabisbaixos. Vós ilhas, celebrai-me uma festa. Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; não serão envergonhados nem confundidos, para sempre.

VÉSPERAS

Gênesis 22:1-18

Aconteceu, depois dessas coisas, que Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: Abraão! Abraão! E ele respondeu: Eis que eu estou aqui!  E ele disse: Toma o teu filho amado, aquele a quem amas, Isaque, e vai para a terra montanhosa; e oferece-o ali como uma oferta de holocausto, sobre um dos montes que eu te mostrarei. Abraão se levantou pela manhã e albardou o seu jumento, tomando consigo dois servos, e também Isaque, seu filho; e tendo cortado madeira para uma oferta de holocausto, levantou-se e partiu, vindo até o lugar do qual Deus lhe falara, chegando ali ao terceiro dia. Abraão ergueu os olhos e avistou o lugar, de longe. Então Abraão disse aos seus servos: Assentai-vos aqui com o jumento; eu e o moço prosseguiremos até lá, e, tendo adorado, retornaremos para vós. Abraão tomou a lenha da oferta de holocausto e a pôs sobre Isaque, seu filho, tomando em suas mãos o fogo e a faca; e os dois se foram, juntos. Disse Isaque ao seu pai, Abraão: Pai! E ele respondeu: Que é, filho? E ele disse-lhe: Eis o fogo e eis a lenha. Onde está a ovelha para uma oferta de holocausto? Abraão respondeu: Deus proverá para si um cordeiro para a oferta de holocausto, meu filho. E havendo ido, juntos, chegaram ao lugar do qual Deus lhe falara. Ali Abraão construiu o altar, pondo a lenha sobre ele; e, depois de ter atado juntos os pés de seu filho Isaque, deitou-o sobre o altar, em cima da madeira. Então Abraão estendeu a mão a fim de pegar a faca para matar seu filho. Porém, um anjo do Senhor o chamou do céu, dizendo: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis que estou aqui! E ele disse: Não estendas a mão sobre a criança, nem lhe faças nada; pois agora sei que temes a Deus, e, por minha causa, não poupaste teu filho amado. Abraão levantou os olhos, fixando-os e, eis que um carneiro estava preso pelos chifres em uma planta, em um arbusto. Então Abraão tomou o carneiro, oferecendo-o como uma oferta de holocausto no lugar de seu filho Isaque. Abraão chamou o nome daquele lugar: o Senhor tem visto; a fim de que se possa dizer, nos dias de hoje: No monte em que o Senhor foi visto. Pela segunda vez, um anjo do Senhor chamou Abraão, do céu, dizendo: Jurei por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso, e por minha consideração não poupaste teu filho amado, certamente eu te abençoarei muitíssimo, e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia que está na beira do mar; e a tua descendência herdará as cidades dos seus inimigos. Em tua semente todas as nações da terra serão abençoadas, porquanto ouviste a minha voz. 

Provérbios 17:17-18:5

O homem tolo aplaude e alegra-se consigo mesmo, assim como aquele que se torna fiador faz-se responsável por seus amigos. Um amante do pecado alegra-se em contendas, e o homem de coração duro não se levanta para o bem; o homem de língua inconstante cairá em males, e o coração do insensato é tristeza para o seu possuidor. Um pai não se alegra com o filho sem instrução, contudo o filho sábio alegra a sua mãe. O coração alegre promove a saúde, entretanto os ossos de um homem triste ressecam-se. Os caminhos do homem que recebe injustamente presentes no seu seio não prosperarão, e o que é ímpio perverte os caminhos da justiça. O rosto de um homem sábio é sensível, mas os olhos do insensato vão até os confins da terra. O filho insensato é a causa da ira de seu pai e da dor daquela que o concebeu. Não é direito punir ao justo, nem é santo conspirar contra príncipes que agem com justiça. Aquele que se abstém de pronunciar uma palavra dura é prudente, e o homem paciente é sábio. A sabedoria deverá ser imputada ao tolo que a busca, e o que se mantém pacífico parecerá sensato. O homem que deseja separar-se de seus amigos arranja desculpas; todavia, sob qualquer ponto de vista será merecedor de censura. O insensato não sente necessidade de sabedoria, pois já é conduzido pela loucura. Quando um homem ímpio se aprofunda em males ele os menospreza, mas desonra e vergonha virão sobre ele. No coração de um homem a palavra de sabedoria é água profunda; um rio e uma fonte de vida brotam dela. Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio, nem é santo perverter a justiça no julgamento.

† † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário