quinta-feira, 18 de abril de 2024

5ª Quinta-feira da Grande Quaresma

18 de Abril de 2024 (CC) / 05 de Abril (CE)
Traslado das Relíquias de São Jó, Patriarca de Moscou (1607)
Mártires Theodulus, Leitor, e Agathopodes, Diácono, 
e aqueles com eles em Tessalônica (303).
Semana Sem Jejum


Após sua morte em 1607, as relíquias do Patriarca Job foram enterradas nas portas ocidentais da Igreja da Dormição do mosteiro em Staritsa. Muitos milagres aconteceram em seu túmulo.
Em 1652, por recomendação do metropolita Nikon de Novgorod, o czar Alexei ordenou que as relíquias de São Jó e São Filipe (9 de janeiro) fossem transferidas para Moscou.
O metropolita Barlaam de Rostov presidiu a descoberta das relíquias de São Jó em Staritsa. As relíquias incorruptas e perfumadas do Patriarca tornaram-se fonte de cura para muitos que sofriam de doenças físicas e mentais.
Em 27 de março, uma procissão partiu para Moscou com as relíquias. Na segunda-feira da sexta semana da Quaresma (5 de abril), as relíquias do Patriarca Jó foram trazidas para o Mosteiro das Paixões. De lá, a procissão seguiu para o Kremlin, e as relíquias do santo foram colocadas na catedral da Dormição. Poucos dias depois, o Patriarca José morreu e foi sepultado ao lado de São Jó.
São Jó há muito é reverenciado como um operador de milagres. As cruzes do altar nas igrejas do mosteiro Staritsa e na catedral de Tver continham partículas de suas relíquias sagradas.

Santos Mártires Agathopodos, Diácono e Theodulus, Leitor

Os Santos Mártires Agathopodos, o Diácono, e Teodoulo, o Leitor, viveram em Tessalônica durante o reinado do imperador Diocleciano (284-305) e Maximiano (284-305) e estavam entre o clero da igreja: o santo Diácono Agathopodos era muito velho e São Teodoulo Muito Jovem.

Ambos se distinguiram pela vida justa e piedade. Um dia, São Teodoulos teve uma visão durante o sono, na qual uma pessoa desconhecida em trajes radiantes colocava em sua mão algum objeto. Quando acordou, viu então em sua mão um lindo anel com a imagem da Cruz e percebeu que este era um sinal de seu futuro martírio. Pelo poder da cruz representada no anel, o santo curou muitos enfermos e converteu os pagãos à fé em Cristo Salvador.

Quando o imperador Diocleciano emitiu um edito (303) de perseguição contra os cristãos, muitos tentaram se esconder da perseguição, mas os santos Agathopodos e Theodoulos destemidamente continuaram a proclamar a pregação do Evangelho.

O governador de Tessalônica, Faustinus, sabendo disso, deu ordens para levá-los a julgamento. Vendo a juventude e a excelência de São Teodoulo, Faustinus tentou por lisonja persuadi-lo a renunciar ao cristianismo e retornar à oferta de sacrifício decretada. A isso o mártir Teodoulo respondeu que há muito havia renunciado ao erro e que tinha pena de Faustinus, que por sua oferta de paganismo foi condenado à morte eterna. O governador ofereceu ao mártir uma escolha: a fortuna da vida ou a morte imediata. O santo respondeu que certamente escolheria a vida, mas como a vida eterna, e que a morte temporal ele não temia.

Quando Faustinus perdeu a esperança de persuadir o mártir Theodoulos, ele começou a conversar com Santo Agathopodos. O governador tentou enganá-lo e disse que São Teodoulo já havia concordado em oferecer sacrifício aos deuses. Mas o mártir Agathopodos não acreditou nisso. Ele estava convencido de que São Teodoulos estava preparado para oferecer sua vida por seu verdadeiro Deus, o Senhor Jesus Cristo.

Não tendo sucesso, Faustinus ordenou a remoção dos mártires para a prisão. Os santos mártires oraram com fervor e pregaram com ousadia a Palavra de Deus aos presos, de modo que muitos se converteram ao cristianismo. O chefe da prisão Eutinios relatou isso ao governador.

Faustinus novamente os convocou para julgamento e novamente os exortou a renunciar a Cristo. Diante dos olhos de São Teodoulo, eles trouxeram para oferecer sacrifício aqueles que antes eram cristãos, mas traíram a fé. "Vós conquistastes os fracos, mas fortes guerreiros de Cristo, de modo algum quereis vencer, mesmo que inventeis tormentos ainda maiores!" – exclamou São Teodoulo. O governador ordenou ao mártir que produzisse os livros cristãos. “Aqui, meu corpo é dado para tortura – respondeu o mártir – faça com ele o que quiser;

Faustinus deu ordens para trazer São Teodoulo ao local da execução, onde um carrasco preparou uma espada para cortar sua cabeça. O mártir bravamente e com alegria gritou: "Glória a Ti, ó Deus, Pai de meu Senhor Jesus Cristo, que se dignou a sofrer por nós. Aqui, por Sua graça, vou para Ti, e com alegria eu morro por Ti!" Então Faustinus interrompeu a execução e novamente trancou os mártires na prisão. Lá os santos mártires oraram fervorosamente e ambos tiveram o mesmo sonho. Eles navegavam em um navio, que durante a tempestade naufragou. As ondas os lançaram na praia, vestidos em vestes brancas radiantes. Os santos contaram uns aos outros sobre a visão e deram graças a Deus por seu iminente fim de mártir.

Pela manhã, quando os mártires foram novamente levados a Faustinus, eles declararam a ele: “Nós – somos cristãos e pelo Nome de Cristo estamos preparados para suportar qualquer sofrimento”. Faustinus deu ordens para lançá-los ao mar. As ondas levaram Santo Agathodoros para as rochas, e ele exclamou em voz alta: "Este será para nós um segundo batismo, que lavará nossos pecados e iremos a Cristo com pureza". Depois dele, São Teodoulos também foi lançado ao mar (+303).

O mar lançou na praia os corpos dos santos em trajes radiantes, sem cordas e pedras de peso. Os cristãos levaram seus corpos sagrados e deram a eles um enterro reverente. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

HORA SEXTA

Isaías 42:5-16

5 Assim diz o Senhor Deus, aquele que fez o céu e o firmou, fixando a terra e as coisas que há nela, que dá a respiração as pessoas que sobre ela estão e o espírito aos que andam nela: 6 Eu, o Senhor Deus, chamei-te em justiça. Tomar-te-ei pela mão, e sustentar-te-ei. Eis que eu te tenho dado como mediador da aliança com o povo, e luz para os gentios, 7 a fim de abrir os olhos dos cegos, e para tirar o cativo e os que jazem em trevas das suas cadeias e da casa da servidão. 8 Eu sou o Senhor Deus, este é o meu nome. Não darei a minha glória a outrem nem o meu louvor às imagens de escultura. 9 Eis que as coisas antigas vieram a passar, e assim também sucederá com as coisas novas que vos anuncio. Sim, antes que eu as realize vos são dadas a conhecer. 10 Cantai um hino novo ao Senhor, vós que sois o seu domínio; glorificai o seu nome desde a extremidade da terra, vós que desceis ao mar para nele navegar, as ilhas e os que nelas habitam. 11 Alegrai-vos, ó deserto e as suas aldeias, os vilarejos e os moradores de Quedar. Os habitantes da rocha se alegrarão e gritarão do topo das montanhas, 12 darão glória a Deus e proclamarão os seus louvores nas ilhas. 13 O Senhor Deus dos exércitos sairá e exterminará a guerra. Ele suscitará o seu zelo e gritará fortemente contra os seus inimigos. 14 Tenho estado quieto. Deverei estar para sempre em silêncio e refrear-me? Pois tenho suportado como uma mulher de parto. Agora irei causar espanto e esvaziar-me, de uma vez. 15 Tornarei desoladas as montanhas e as colinas, e toda a sua relva secará; transformarei os rios em ilhas e farei com que sequem as lagoas;16 guiarei os cegos por um caminho desconhecido para eles, levá-los-ei a trilhar sendas que não conheceram. Transformarei a escuridão em luz diante deles, e endireitarei o que é torto. Essas coisas eu irei fazer, e não os desampararei.

VÉSPERAS

Gênesis 18:20-33

20 E disse o Senhor: O clamor de Sodoma e Gomorra tem crescido para mim, e seus pecados são mui grandes. 21 Irei, pois, descer e ver se, de fato, eles correspondem plenamente ao clamor que chega até mim; e, se não for assim, que eu o saiba. 22 Então, os homens, tendo partido dali, vieram à Sodoma. Todavia Abraão ainda permanecia de pé diante do Senhor. 23 E Abraão aproximou-se, dizendo: Destruirás o justo com o ímpio? e deverá ser o justo igual ao ímpio? 24 Caso haja cinquenta justos na cidade, tu os destruirás? Não pouparias o lugar todo por causa dos cinquenta justos, se eles lá se encontrassem? 25 De maneira alguma farias tal coisa, de modo a destruir o justo com o ímpio, para que o justo devesse ser como o ímpio; de maneira alguma. Tu, que julgas o mundo inteiro, não farias justiça? 26 E o Senhor disse: Se houver na cidade de Sodoma cinquenta justos, eu pouparei a cidade inteira e todo o lugar, por causa deles. 27 Então, Abraão respondeu, dizendo: Agora, eis que eu tenho começado a falar ao meu Senhor, eu que sou terra e cinza. 28 Contudo, se os cinquenta justos devessem ser reduzidos a quarenta e cinco, destruirias toda a cidade por causa dos cinco a menos? E ele disse: Eu não irei destruí-los, se achar ali quarenta e cinco justos. 29 Todavia, ele continuou ainda a falar-lhe, dizendo: Mas, e se não forem encontrados ali senão quarenta? E ele respondeu: Eu não irei destruí-los, por causa dos quarenta. 30 Então, Abraão disse: Acontecerá alguma coisa, Senhor, se eu dever falar ainda? e se não forem encontrados ali senão trinta? E ele respondeu: Eu não irei destruí-los, por causa dos trinta. 31 Então, ele disse: Uma vez que me foi permitido falar com o Senhor: e se não forem encontrados ali senão vinte? E ele respondeu: Eu não irei destruí-los, se encontrar lá os vinte. 32 E ele disse: Haverá alguma coisa, Senhor, se eu ainda falar uma vez? Entretanto, e se forem encontrados ali somente dez? E ele disse: Eu não irei destruí-los, por amor dos dez. 33 Então, o Senhor partiu, tendo acabado de falar com Abraão. E Abraão voltou para o seu lugar.

Provérbios 16:17-17:17

17 As veredas da vida desviam-se do mal, e os caminhos da justiça são a duração da vida. Aquele que recebe instrução terá prosperidade, e o que respeita as repreensões será sábio. O que guarda os seus caminhos preserva a sua alma, e aquele que ama a vida fechará a sua boca. 18 A soberba precede a destruição, e a loucura vem antes da queda. 19 Melhor é o homem manso de espírito com humildade, do que aquele que divide os despojos com os orgulhosos. 20 O que é hábil nos seus negócios encontra o bem, porém aquele que confia em Deus é mais abençoado. 21 Os homens chamam de mal aos sábios e ao entendimento, mas os que são agradáveis na conversação aprenderão mais. 22 O entendimento é fonte de vida para os seus possuidores, contudo a instrução dos tolos é maligna. 23 O coração do sábio discerne as coisas que procedem da sua própria boca, e com os seus lábios ele usará de conhecimento. 24 Boas palavras são favos de mel, e a doçura dos mesmos é uma cura para a alma. 25 Existem caminhos que parecem estar certos ao homem, mas o fim deles olha para a profundidade do inferno. 26 Um homem que trabalha o faz para si mesmo, e afasta de si a sua ruína; 27 o maligno, entretanto, carrega a destruição na sua boca. O homem insensato cava o mal para si mesmo e entesoura fogo em seus próprios lábios. 28 O homem perverso espalha o mal, e com a sua maldade acenderá uma tocha de engano, separando os amigos. 29 O transgressor tenta envolver em armadilhas os seus amigos, conduzindo-os por caminhos que não são bons. 30 O homem que fixa os seus olhos inventa coisas perversas, e com os seus lábios entesoura todo o mal. É ele uma fornalha de maldades. 31 A velhice é uma coroa de honra, a qual se encontra nos caminhos da justiça. 32 Um homem lento para a cólera é melhor do que um homem forte, e aquele que governa o seu temperamento é melhor do que o conquistador de uma cidade. 33 Todos os males vêm sobre os ímpios, para os seus seios; entretanto, as coisas justas vêm do Senhor. 1 Melhor é um bocado apreciado em paz do que uma casa cheia de coisas boas e sacrifícios injustos, com rixas. 2 O servo sábio dominará sobre mestres loucos, e repartirá porções entre os irmãos. 3 Como a prata e o ouro são provados em uma fornalha, assim são os corações escolhidos pelo Senhor. 4 Um homem mau dá ouvidos à língua dos transgressores, mas o homem que é justo não atende aos lábios falsos. 5 Aquele que ri do pobre provoca ao que o fez, e o que se alegra com a destruição do outro não deverá ser tido por inocente; o que se compadece, entretanto, alcançará misericórdia. 6 Os filhos do filhos são a coroa dos anciãos, e os pais são a glória dos filhos. Os fiéis tem todo o mundo cheio de riquezas, mas os incrédulos nem mesmo um centavo. 7 Lábios fiéis não convirão a um tolo, nem lábios mentirosos a um homem justo. 8 A instrução traz, para aqueles que a usam, uma recompensa graciosa, e para onde quer se volte prosperará.9 Aquele que esconde as ofensas favorece o amor, mas o que despreza escondê-las separa amigos e parentes. 10 A ameaça quebra o coração do homem sábio; o tolo, contudo, embora açoitado não entende. 11 Todo homem maligno atiça contendas, mas o Senhor enviará contra ele um mensageiro impiedoso. 12 Preocupações podem ocorrer a um homem de entendimento; os insensatos, porém, irão encontrar males. 13 Aquele que recompensa o mal pelo bem, o mal não será removido de sua casa. 14 A regra justa dá poder às palavras; sedição e contenda, entretanto, precedem a pobreza. 15 Aquele que pronuncia o injusto justo e o justo injusto é imundo e abominável a Deus. 16 Por que tem riquezas o tolo? Pois um homem insensato não será capaz de adquirir sabedoria. Aquele que exalta a sua própria casa procura a ruína, e o que se desvia da instrução cairá na maldade. 17 Tenhas tu um amigo para todo o tempo, e que os irmãos sejam úteis nas adversidades; para esse motivo é que eles nascem.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário