sexta-feira, 5 de abril de 2024

3ª Sexta-feira da Grande Quaresma


05 de Abril de 2024 (CC) / 23 de Março (CE)
São Nikon e seus 199 discípulos, mártires (†273)
Jejum (Pão, vegetais e frutas)
Tom 2


 
São Nikon nasceu em Nápoles, na Itália. Seu pai era pagão e sua mãe cristã, de quem recebeu os ensinamentos e doutrina do Evangelho. Ainda jovem, se fez soldado e, muito rapidamente, se distinguiu entre os companheiros por sua valentia e disciplina. Porém, desejava intimamente levar a vida de um asceta, e para alcançar este objetivo iniciou uma viagem nas proximidades de Constantinopla. Fez uma breve estadia em Xios, onde recebeu o batismo, e dedicou sua vida às práticas ascetas e aos estudos da Sagrada Escritura. O bispo local, observando seus dons espirituais, o ordenou sacerdote e, pouco tempo depois, tornou-se abade de um monastério com 190 monges que ficaram então sob sua direção.  Quando seus pais faleceram, Nikon e seus monges juntamente com mais nove pessoas, formavam uma devota comunidade e foram se estabelecer na Sicília. Contudo, foram perseguidos pelo governador da época que era idólatra. Todos os monges se opuseram ao governador e, por isso, foram presos, horrivelmente torturados e, finalmente, assassinados.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


HORA SEXTA

Isaías 13:2-13

Levantai um estandarte na montanha da planície, erguei a voz para eles, acenai com a mão; abri os portões, vós governadores! Dei um comando, e os trouxe. Gigantes estão vindo para cumprir a minha ira, regozijando-se, e, ao mesmo tempo, insultando. Há uma voz de muitas nações sobre as montanhas, como aquela de inumerável multidão; uma voz de reis e de nações reunidas. O Senhor dos exércitos tem enviado o seu comando à uma nação guerreira, a fim de virem de uma terra distante, desde a extremidade  do céu. O Senhor e os seus guerreiros estão vindo para destruir o mundo inteiro. Uivai, porque o dia do Senhor está perto, e a destruição de Deus deverá chegar. Por causa disso, todas as mãos se tornarão impotentes, e a alma de todo homem ficará consternada. Os anciãos estarão perturbados, dores apoderar-se-ão deles como as de uma mulher em trabalho de parto, e irão lamentar-se um para o outro; espantar-se-ão e mudarão o seu semblante, como uma chama. Pois eis que o dia do Senhor vem, do qual não se pode escapar; um dia de ira e furor, para fazer o mundo desolado e destruir nele os pecadores. Porque as estrelas dos céus, o Órion e todo o exército dos céus, não darão a sua luz; estará escuro ao nascer do sol, e a lua não fará resplandecer a sua luz. Eu enviarei males para o mundo inteiro e visitarei os pecados dos ímpios sobre eles; destruirei o orgulho dos transgressores e abaterei a soberba do altivo. Então os que forem deixados serão mais preciosos do que o ouro refinado pelo fogo; um homem será mais precioso do que a pedra que existe em Ofir. Porquanto o céu estará enfurecido e a terra será sacudida em seus fundamentos, por causa do ardor da ira do Senhor dos Exércitos, no dia em que vier.

VÉSPERAS

Gênesis 8:4-21

E a arca repousou, no sétimo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, nas montanhas de Ararate.  A água continuou a diminuir até o décimo mês. E no décimo mês, no primeiro dia do mês, os cumes dos montes tornaram-se visíveis.  Sucedeu que, depois de quarenta dias, Noé abriu a janela da arca que havia feito, soltando um corvo. Esse saiu e não voltou mais até que a água se secou de sobre a terra. E enviou uma pomba, depois disso, para ver se a água tinha deixado a terra. Contudo, a pomba, por não haver encontrado descanso para os seus pés, voltou para ele na arca; porquanto havia água sobre toda a face da terra. Estendeu ele a mão e a apanhou, recolhendo-a consigo na arca. E esperou ainda outros sete dias, voltando a soltar a pomba da arca. A pomba voltou a ele, à tardinha, e trazia uma folha de oliveira, em um raminho, na sua boca. Então Noé entendeu que a água tinha diminuído na terra. Esperou ele ainda outros sete dias e voltou a soltar a pomba, mas ela não retornou a ele novamente. E aconteceu que no ano seiscentos e um da vida de Noé, no primeiro mês, no primeiro dia do mês, a água se afastou da terra. Noé abriu a cobertura da arca que tinha feito e viu que a água havia sumido da face da terra. No segundo mês a terra secou-se, no vigésimo sétimo dia do mês. E o Senhor Deus falou com Noé, dizendo: Sai da arca, tu, tua esposa e teus filhos, e as esposas de teus filhos, contigo; e a todos os animais selvagens que estão contigo, e a toda a carne, tanto de aves quanto de animais domésticos, e a todo réptil que se desloca sobre a terra, traze contigo. Crescei e multiplicai-vos sobre a terra. Noé saiu, e sua esposa, seus filhos e as esposas de seus filhos saíram com ele. Todos os animais selvagens, todos os animais domésticos, todas as aves e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, segundo a sua espécie, saíram da arca. Noé construiu um altar ao Senhor, e tendo tomado de todos os animais limpos e de toda a ave limpa ofereceu um holocausto sobre o altar. E o Senhor Deus aspirou um aroma agradável. Então o Senhor Deus considerou, e disse: Não irei amaldiçoar mais a terra por causa das obras dos homens, porque a imaginação do homem está intencionalmente posta nas coisas malignas, desde a sua juventude. Não irei mais ferir todos os seres vivos, como já fiz. 

Provérbios 10:31-11:12

A boca do justo goteja sabedoria; no entanto, a língua dos injustos será arrancada. Os lábios dos justos derramam graça; a boca dos ímpios, todavia, é perversa.1 Balanças fraudadas são uma abominação diante do Senhor, mas o peso justo é aceitável a ele. Onde quer que o orgulho entre, haverá também desgraça; todavia a boca do que é humilde medita na sabedoria. Quando um homem justo morre, deixa pesar; contudo a destruição dos ímpios é rápida e causa alegria. A justiça traça caminhos irrepreensíveis; a impiedade, entretanto, busca negociação injusta. A justiça dos homens retos os livra, mas os traiçoeiros são apanhados em sua própria destruição. Com a morte de um homem justo a sua esperança não morre, porém o gabar-se dos ímpios perece. O justo escapa do laço, e o ímpio é entregue em seu lugar. Na boca dos ímpios há uma armadilha para os cidadãos, mas a compreensão dos homens justos é bem-sucedida. Na prosperidade dos justos uma cidade também prospera; entretanto, pela boca dos ímpios é derrubada. O homem falto de entendimento zomba de seus concidadãos, mas o sensato é tranquilo.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário