quarta-feira, 10 de abril de 2024

4ª Quarta-feira da Grande Quaresma

10 de Abril de 2024 (CC) / 28 de Março (CE)
S. Hilarion, o Novo;  
S. Estevão, o Taumaturgo, Abade do Mosteiro de Trilai;
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 3




O monge Hilárion, o Novo, Higúmeno do Mosteiro de Pelikition, desde a juventude dedicou-se ao serviço de Deus e passou muitos anos como eremita. Por causa de sua vida santa e imaculada, primeiro lhe foi concedida a dignidade de presbítero, e mais tarde ele foi feito higúmeno do mosteiro Pelikition (nas proximidades do Estreito de Dardanelos).  
O monge Hilarion recebeu do Senhor dons de perspicácia e maravilha. Pelo poder agraciado da oração ele trouxe chuva durante um período de seca, e como o Profeta Elias, ele separou as águas de um rio, livrou animais nocivos dos campos, encheu as redes de pescadores durante um tempo de pescaria sem sorte, e operou muitos outros milagres. Além disso, ele foi glorificado pelo dom de curar os doentes e expulsar os demônios. O monge padeceu no ano 754, na Quinta-feira Santa da Semana Santa, quando o militar mercenário, Lakhanodrakon - que para receber recompensa dos iconoclastas, caçava os veneradores dos Ícones, repentinamente atacou o mosteiro Pelikition, forçando sos monges a se dirigirem para a igreja no horário dos serviços divinos, interrompendo o serviço e jogando os Santos Presentes no chão. Quarenta e dois monges foram presos, acorrentados, despachados para o distrito de Edessa e assassinados. Os monges remanescentes sofreram horríveis mutilações, espancaram-nos, queimaram suas barbas com fogo, mancharam seus rostos com alcatrão e cortaram o nariz de alguns dos confessores. Durante o tempo desta atormentadora perseguição, o monge Hlarion foi assassinado por causa de sua veneração aos ícones. 
Como legado, o monge Hlarion deixou obras espirituais, nas quais estão contidas diretrizes morais profundas sobre o ascetismo espiritual. O monge Joseph de Volotsk (comem. 9 de setembro e 18 de outubro) estava bem familiarizado com o trabalho do monge Hilarion, e em seus próprios trabalhos teológicos ele também expôs o significado do esforço monástico. 
Comemoração de Santo Estêvão  
Santo Estevão, o Confessor, abade do Mosteiro de Triglia, padeceu sob o Imperador iconoclasta Leão, o armênio (813-820).  
Desde tenra idade, o santo asceta dedicou sua vida a Deus e recebeu a tonsura monástica. Mais tarde, ele se tornou chefe do mosteiro de Triglia perto de Constantinopla. Quando começou a perseguição contra ícones sagrados, Santo Estevão foi convocado para interrogatório, e tentaram forçá-lo a assinar um documento rejeitando a veneração dos ícones. Ele se recusou a trair a Ortodoxia e corajosamente denunciou o imperador por sua impiedade. Eles submeteram o santo a tormentos cruéis, e depois o enviou para a prisão no ano de 815. Enfraquecido e doente, Estevão logo morreu na prisão.


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA


Isaías 26:21-27:9

Pois eis que o Senhor está trazendo ira, desde o seu lugar santo, sobre os moradores da terra. A terra descobrirá o seu sangue, e não encobrirá os seus mortos. 
Naquele dia, Deus há de trazer a sua espada sagrada, grande e forte, sobre o dragão, a serpente que foge; sobre o dragão, a serpente sinuosa. Ele destruirá o dragão. Naquele dia haverá uma vinha agradável, e um desejo de entoar uma canção sobre ela. Sou uma cidade forte, uma cidade sitiada. Em vão a regarei, pois será tomada a noite, e, durante o dia, o seu muro cairá. Não há quem tenha cuidado dela. Quem me colocará para cuidar do que brota no campo? Por causa do inimigo, eu a pus de lado. Portanto, desta maneira, o Senhor tem feito tudo o que ele nomeou. Estou queimada, completamente. Os que habitam nela clamarão: Façamos as pazes com ele, façamos as pazes! Os que estão chegando são os filhos de Jacó. Israel irá brotar e florescer, e o mundo será preenchido com o seu fruto. Deverá ser da mesma forma ferido aquele que feriu? como matou, assim deverá ele ser morto? Lutando e repreendendo ele os despedirá. Não meditaste com um espírito contrário, para matá-los com um espírito irado? Portanto, a iniquidade de Jacó será tirada. E esta é a sua bênção, quando eu houver tirado o seu pecado, quando eles tiverem despedaçado a todas as pedras dos altares, fazendo-as como pó fino, e as suas árvores não permanecerem, e os seus ídolos forem exterminados, como um denso matagal, ao longe. 

VÉSPERAS

Gênesis 9:18-10:1

Ora, os filhos de Noé que saíram da arca foram Sem, Cam e Jafé. Cam foi pai de Canaã. Esses foram os três filhos de Noé; desses, os homens espalharam-se sobre toda a terra. Noé, então, começou a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha; e bebeu do vinho, ficando bêbado. E estava ele nu em sua casa. Cam, o pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, saiu e o disse a seus dois irmãos que estavam fora. Sem e Jafé, apanhando uma peça de roupa puseram-na em suas costas e foram, andando para trás, e cobriram a nudez de seu pai, com o rosto para trás; e não viram a nudez de seu pai. Recuperou-se Noé do efeito do vinho e ficou sabendo o que seu filho mais moço lhe fizera. Então, disse: Maldito seja Canaã; e será servo de seus irmãos. E também disse: Bendito seja o Senhor, Deus de Sem; Canaã, porém, será seu servo. Aumente Deus a Jafé, e que ele more nas habitações de Sem; e que Canaã lhes seja por servo. Viveu Noé, após o dilúvio, trezentos e cinquenta anos. Todos os dias de Noé foram novecentos e cinquenta anos; e morreu. 
Estas são as gerações dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé. E lhes nasceram filhos, depois do dilúvio.

Provérbios 12:23-13:9

O homem de entendimento é um trono de sabedoria, mas o coração dos tolos encontrar-se-á com maldições. A mão de homens escolhidos facilmente obterá o domínio; os enganosos, porém, serão por presa. A palavra terrível perturba o coração de um homem justo, mas uma boa mensagem alegra-lo-á. Um árbitro justo será amigo de si mesmo; o mal, contudo, perseguirá os pecadores, e o caminho dos homens ímpios os fará desviarem-se. Um homem fraudulento não apanhará a caça; no entanto, o homem íntegro é um bem precioso. Nos caminhos dos justos está a vida, porém os caminhos daqueles que maquinam injúrias levam à morte. 
O homem de entendimento é um trono de sabedoria, mas o coração dos tolos encontrar-se-á com maldições. A mão de homens escolhidos facilmente obterá o domínio; os enganosos, porém, serão por presa. A palavra terrível perturba o coração de um homem justo, mas uma boa mensagem alegra-lo-á. Um árbitro justo será amigo de si mesmo; o mal, contudo, perseguirá os pecadores, e o caminho dos homens ímpios os fará desviarem-se. Um homem fraudulento não apanhará a caça; no entanto, o homem íntegro é um bem precioso. Nos caminhos dos justos está a vida, porém os caminhos daqueles que maquinam injúrias levam à morte.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário