sábado, 6 de abril de 2024

3º Sábado da Grande Quaresma

06 de Abril de 2024 (CC) / 24 de Março (CE)
Pré-festa da Anunciação;
Venerável Zacarias, o Recluso do Egito (Séc. IV); 
Ss Artemon, Bispo da Selêucia (Séc. I); Novo Hieromártir Vladimir, Sacerdote (1920); 
Venerável Zacarías, o Jejuador da Lavra de Kiev (Séc. XIII); 
Mártires Estêvão e Pedro de Kazan (1552); 
Venerável Tiago, o Confessor, Bispo de Catânia (802-811).
Jejum
Tom 2


 
O Venerável Zacarias, o Recluso do Egito foi um monge cujo chamado de Deus foi o de cuidar dos marginalizados da sociedade. Serviu os desabrigados e os necessitados. 
No Menaion, é conhecido como "nosso pai, monge Zacarias". Não deve ser confundido com São Zacarias, o monge.
Venerável Zacarías, o Jejuador da Lavra de Kiev
O Monge Zacarias, o Jejuador de Pechersk, perseguiu viver o ascetismo nas Cavernas Distantes no século XIII-XIV. A rigidez de seu jejum chegou a tal ponto, que ele não comia nada assado nem cozido, e consumia apenas verduras (gramas) – e isso apenas uma vez por dia ao pôr do sol. Demônios tremiam com a mera menção do nome Zacarias. Muitas vezes o monge via Anjos, com os quais partilhava a dimensão da vida celeste. 
A identificação do monge Zacarías, o Jejuador da Lavra de Kiev, com o filho do habitante de Kiev, João – Zacarias, que havia dado toda a sua herança para o adorno do templo de Pechersk e se tornou monge no mosteiro – é infundada. 
João, antes da morte, havia transferido sua propriedade para manutenção para seu amigo Sergei. Isso foi na época em que o hegúmeno era o Monge Nikon († 1088, Com. 23 de março). Zacarias na época tinha 5 anos. Aos 15 anos, isto é, o mais tardar no ano de 1098, obteve sua herança de Sergei, a fim de entregá-la ao mosteiro. No entanto, o monge Zacarías, o Jejuador da Lavra de Kiev, viveu aproximadamente 200 anos depois. 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

 

Hebreus 10:32-38

Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; pois por um lado fostes feitos espetáculo tanto por vitupérios como por tribulações, e por outro vos tornastes companheiros dos que assim foram tratados. Pois não só vos compadecestes dos que estavam nas prisões, mas também com gozo aceitastes a espoliação dos vossos bens, sabendo que vós tendes uma possessão melhor e permanente. Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. 38 Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Marcos 2:14-17

Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Ora, estando Jesus à mesa em casa de Levi, estavam também ali reclinados com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores; pois eram em grande número e o seguiam. Vendo os escribas dos fariseus que comia com os publicanos e pecadores, perguntavam aos discípulos: Por que é que ele como com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; eu não vim chamar justos, mas pecadores.   

 † † †

COMEMORAÇÃO DOS FALECIDOS

1 Tessalonicenses 4:13-17

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 

João 5:24-30

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão. Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos; e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem. Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário