quarta-feira, 3 de abril de 2024

3ª Quarta-feira da Grande Quaresma

03 de Abril de 2024 (CC) / 21 de Março (CE)
São Tiago, o Confessor († Séc. VIII); 
Serapião, bispo de Thmuis, no baixo Egito e amigo se S. Antão (358);
Cirilo, bispos de Catânia (Séc II);
São Thomás, Patriarca de Constantinopla (610)
Jejum (Pão, vegetais e frutas)
Tom 2


Desde muito jovem, Tiago (Jacó) levava uma vida piedosa, trilhando os caminhos da santidade, devotando-se de todo o coração à fé e à doutrina da Igreja. Foi eleito bispo na época da Iconoclastia ou iconoclasmo. Pouco tempo depois, passou a viver recluso, e tal era a austeridade que se impunha que chegou até mesmo a privar-se do pão. Apesar de tantas privações sua fé nunca esmaeceu. Perseverou com firmeza até o ultimo momento de sua vida, recordando-nos assim as palavras do Apóstolo São Paulo em sua segunda Carta à Timóteo: «Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo» (2Tm. 2,3). Assim padeceu como um bravo soldado do SENHOR. 
Comemoração do Venerável Serapião 
Serapião foi companheiro de Santo Antônio, o Grande. Ele era o Abade do Mosteiro de Arsina, no deserto de Nitria, onde havia mais de onze mil monges. Palladius e Sozomenes o chamavam de "o Grande". Serapião repousou por volta do ano 366 dC. 
Assim escreveu São Serapião: 
"Não pense que a doença é grave, só o pecado é grave, a doença acompanha-nos apenas para o túmulo, mas o pecado segue o pecador, mesmo após o túmulo". 

 

Comemoração do Venerável Cirilo, Bispo de Catânia, na Sicília 
Nascido em Antioquia, Cirilo era um discípulo de São Pedro. Ele governou bem o rebanho de Cristo. Com a ajuda da oração, obteve o dom de operar muitos milagres. 
Uma vez, em um lugar onde durante o verão se tinha apenas água amarga, que era imprópria para beber, ele, por meio da oração,  transformou as águas amargas em águas doces e potável. 
Cirilo repousou pacificamente.

 

Comemoração de São Thomás, Patriarca de Constantinopla 
Thomas viveu durante os reinados dos Imperadores Maurício e Phocas, e dos Patriarcas São João,  o Jejuador e de Cyriacus. Por causa de sua grande piedade e zelo, Thomas atraiu a atenção de São João e foi designado para o posto de Deputado Patriarcal por aquele santo. Após a morte de Cyriacus, Thomas foi eleito patriarca. Neste momento, ocorreu um evento extraordinário. 
Uma vez, quando havia uma procissão com cruzes, as cruzes começaram a balançar sozinhas e passaram a golpear umas às outras. Todas as pessoas ficaram maravilhadas com isso. Quando o Patriarca Tomás soube disso, convocou Teodoro Siquete, eremita de renome, que possuía o dom da clarividência (discernimento). O Patriarca implorou a Theodore para lhe explicar o que esse incidente predizia. Teodoro orou a Deus e revelou ao Patriarca que esta ocorrência apresentava grandes desgraças, tanto para a Igreja quanto para o Império Grego. Isso aconteceria como resultado das dissensões religiosas e políticas internas. Os cristãos lutariam e se aniquilariam. Tudo isso foi cumprido em breve. 
Thomas implorou a Teodoro que orasse por ele para que Deus o levasse antes que essas tragédias começassem. 
"Tu ordenaste que vieste a estar contigo, contudo, nos encontraremos no outro mundo diante de Deus." 
Foi assim que Theodore respondeu ao Patriarca, indicando que o Patriarca morreria em breve. Nesse mesmo dia o Patriarca adoeceu e morreu. Pouco depois dele, São Theodore também repousou. São Tomás morreu e tomou sua habitação com o Senhor em 610 dC .

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

HORA SEXTA

Isaías 10:12-20

E será que quando o Senhor tiver terminado de fazer todas as coisas no Monte Sião e em Jerusalém, eu visitarei o coração orgulhoso, visitarei o governante dos assírios e a arrogância prepotente de seus olhos. Porquanto, ele disse: Agirei com poder e na sabedoria de meu entendimento, e irei remover as fronteiras das nações, destruindo a sua força. Farei tremer as cidades habitadas; apanharei com a minha mão o mundo inteiro, como a um ninho, e irei arrebatá-los como a ovos que foram deixados. Ninguém há que possa escapar-me ou contradizer-me! Deverá o machado glorificar-se aparte daquele que com ele desbasta? Ou irá a serra levantar-se sem o concurso do que a usa, como alguém que erguesse um cetro ou cajado? De maneira alguma deverá ser assim; mas o Senhor dos Exércitos enviará desonra à tua honra, e um fogo ardente acender-se-á sobre a tua glória. A Luz de Israel virá a ser tal um fogo, e ele irá santificá-lo com o fogo queimante, o qual consumirá a madeira como se fosse erva. Naquele dia os montes serão consumidos, assim como as colinas e as florestas, e o fogo devorará a alma e o corpo; aquele que foge será como um fugitivo da chama ardente. Os que forem deixados deles deverão ser um número pequeno, uma criança irá enumerá-los. Sucederá que naquele dia os restantes de Israel não mais se unirão com aqueles que os feriram, nem terão neles confiança os que forem salvos de Jacó; entretanto eles deverão confiar no Santo Deus de Israel, verdadeiramente,

VÉSPERAS

Gênesis 7:6-9

Era Noé de seiscentos anos de idade quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. E entraram, Noé, seus filhos, sua esposa e as esposas de seus filhos com ele, na arca por causa das águas do dilúvio. Das criaturas voadoras, dos animais limpos, dos animais imundos e de todos os répteis que se arrastam sobre a terra, em pares vieram até Noé na arca, macho e fêmea, conforme Deus lhe ordenara. 

Provérbios 9:12-18

Filho, se fores sábio para ti mesmo também serás sábio para o teu próximo; todavia, se te provares mau, irás sozinho suportar o mal. Aquele que se estabelece sobre falsidades tenta governar os ventos, e perseguirá pássaros em seu voo; pois abandonou os caminhos de sua própria vinha, fazendo com que se entortassem os eixos de sua fazenda. Vai ele por um deserto numa terra destinada à seca, ajuntando esterilidade com as mãos. A mulher tola e ousada, que não conhece a modéstia, fica sem uma migalha. Senta-se à porta de sua casa, ou à vontade em um assento nas ruas, chamando os transeuntes, aqueles que vão direito em seus caminhos, dizendo: Quem é o mais tolo dentre vós volte-se para mim! Exorto aqueles que são faltos de prudência: Tomai e desfrutai do pão secreto e da doce água roubada! Todavia ele conhece que homens poderosos morrem por causa dela, caindo em uma armadilha do Inferno. 

† † †


Homilia de São Teófilo, Bispo de Antioquia (Séc. II)
A Pureza do Coração

Se me disserem: “Mostra-me o teu Deus”, dir-te-ei: Mostra-me o homem que és e eu te mostrarei o meu Deus”. Mostra, portanto, como veem os olhos de tua mente e como ouvem os ouvidos de teu coração. Os que veem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terrena, e observam as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no que diz respeito à visão de Deus.

Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não veem a luz do sol. E se os cegos não veem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens os olhos da alma velados pelos teus pecados e tuas más ações.

O homem deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o homem não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem, não lhe é possível ver a Deus. Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo: 

"A Palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas" (Sl 32,6). 

Sua Sabedoria é infinita. Com a sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com a sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.

Se compreenderes tudo isto, ó homem, se a tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus. Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderás. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus. Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o que É Imortal, se agora acreditares nele.

São Teófilo, Bispo de Antioquia (Séc. II)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário