quinta-feira, 11 de abril de 2024

4ª Quinta-feira da Grande Quaresma


11 de Abril de 2024 (CC) / 29 de Março (CE)
São Marcos, Bispo de Arethusia († 364)
Santo Diácono Cirilo de Heliópolis † 362)
Jejum (Pães, frutas e vegetais)
Tom 3



O Sacerdote e Mártir Marcos, Bispo de Arethuseia, padeceu por sua fé em Cristo sob o Imperador Juliano, o Apóstata (361-363). Por ordem do Santo Imperador Igual aos Apóstolos Constantino (306-337, Com. 21 de maio), São Marcos uma vez destruiu um templo idólatra. Quando Juliano subiu ao trono, começou a perseguir os cristãos e a restaurar o paganismo, e seus inimigos decidiram se vingar de São Marcos. O velho bispo a princípio se escondeu da perseguição, mas sabendo que os pagãos que o procuravam haviam torturado muitas pessoas, ele se entregou voluntariamente. Em meio a insultos e zombarias, o santo ancião foi conduzido por toda a cidade e entregue à tortura. Arrancaram-lhe os cabelos, dilaceraram-lhe o corpo, arrastaram-no pela rua, jogaram-no num pântano, amarraram-no e cortaram-no com facas.

Comemoração do Santo Mártir Cirilo

Sobre o Santo Mártir Diácono Cirilo, o Beato Teodorito relata que durante o reinado do Igual aos Apóstolos Constantino, o Grande, ele destruiu muitos ídolos na cidade de Iliópolis. Por isso, foi morto sob Juliano, o Apóstata.

Os pagãos cortaram seu corpo e, como animais selvagens, o morderam, pelo que o Senhor puniu os torturadores com cegueira, furúnculos e outros males terríveis. Durante este tempo, nas cidades palestinas de Ascalon e Gaza, os pagãos atormentaram até a morte muitos cristãos – sacerdotes, e também mulheres e crianças que se dedicaram a Deus. Os torturadores cortaram seus corpos, cobriram-nos com cevada e os jogaram para os porcos. Por seus terríveis tormentos, os santos mártires receberam coroas de vitória no Reino dos Céus, e os torturadores padecem o tormento no inferno.
  
HORA SEXTA

Isaías 28:14-22

14 Ouvi, pois, a palavra do Senhor, vós, homens aflitos, e vós, príncipes deste povo que está em Jerusalém. 15 Porque dizeis: Fizemos aliança com o Inferno e um acordo com a morte; se a tempestade passar correndo não virá sobre nós, pois fizemos da falsidade a nossa esperança, e pela falsidade seremos protegidos. 16 Portanto, assim diz o Senhor, o Senhor mesmo: Eis que ponho nas fundações de Sião uma pedra de muito valor, pedra angular escolhida, preciosa por seus fundamentos; e aquele que nele crê não será, de modo algum, envergonhado. 17 Farei com que o juízo seja de esperança, e a minha compaixão será pelas justas medidas. Contudo vós, que em vão confiais em mentiras, caireis. A tempestade não deverá, de maneira alguma, afastar-se de vós, 18 tão somente que irá desfazer o vosso pacto de morte, e a vossa confiança no Inferno de maneira nenhuma deverá permanecer. Se a tempestade vier, precipitadamente, sobre vós, sereis abatidos por ela. 19 Sempre que ela passar vos arrastará. Manhã após manhã ela passará, durante o dia; e à noite haverá uma esperança maligna. Aprendei a ouvir, 20 vós que estai angustiados. Não podemos lutar, estamos fracos demais até mesmo para sermos por vós ajuntados. 21 O Senhor levantar-se-á, como uma montanha de homens ímpios levantar-se-á, e estará no vale de Gibeom. Ele irá realizar os seus trabalhos com ira, uma obra de amargura; o seu furor lidará estranhamente, e a sua destruição será inaudita. 22 Portanto, não vos alegreis nem deixeis que os vossos grilhões se façam mais fortes. Pois tenho ouvido de obras acabadas e antecipadas pelo Senhor dos Exércitos, as quais ele irá executar sobre toda a terra.

VÉSPERAS

Gênesis 10:32-11:9


32 Essas são as tribos dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, segundo as suas nações; dessas foram as nações dos gentios espalhadas sobre a terra, depois do dilúvio. 
1 Toda a terra falava uma só linguagem, havendo um só idioma para todos. 2 E aconteceu, quando eles vieram do oriente, que acharam um vale na terra de Sinear, e ali habitaram. 3 E cada homem disse ao seu companheiro: Vinde, façamos tijolos, e os cozamos no fogo. O tijolo era para eles por pedra, e o betume lhes servia de argamassa. 4 E disseram: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume alcance o céu, e façamos para nós mesmos um nome antes de sermos espalhados sobre a face de toda a terra. 5 Então, o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam. 6 E o Senhor disse: Eis que há uma só nação e uma só língua para todos; e eles já começaram a fazer isso. Agora, nada deverá falhar do que se dispuserem a fazer. 7 Vinde, desçamos e confundamos, ali, a sua língua, a fim de que não possam entender, cada um, a voz do seu vizinho. 8 E o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade e a torre. 9 Por causa disso o seu nome foi chamado Confusão; porquanto ali o Senhor confundiu as línguas de toda a terra; e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.

Provérbios 13:20-14:6


20 Se andares com os sábios serás sábio, mas quem andar com os tolos será reconhecido por isto. 21 O mal perseguirá aos pecadores, todavia o bem galardoará os justos. 22 Um homem bom herdará os filhos dos filhos; a riqueza dos ímpios, porém, é reservada para o justo. 23 O justo viverá muitos anos na riqueza, mas os ímpios perecerão repentinamente. 24 Aquele que poupa a vara odeia ao seu filho; aquele que o ama, porém, cuidadosamente o castiga. 25 O homem justo come e satisfaz a sua alma, contudo as almas dos ímpios sentem falta. 1 Mulheres sábias constroem as suas casas, mas a tola derruba a sua com as próprias mãos. 2 Aquele que anda na retidão teme ao Senhor; porém, o que é perverso nos seus caminhos será desonrado. 3 Da boca dos tolos sai um cetro de orgulho; os lábios dos sábios, contudo, os preservam. 4 Onde não há bois os celeiros estão vazios; todavia, no lugar em que há produção abundante a força do boi é evidente. 5 A testemunha fiel não mente, porém uma testemunha injusta acende falsidades. 6 Se buscares a sabedoria com os homens maus não a encontrarás; o discernimento, no entanto, é facilmente encontrado com o prudente.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário