CONCLUSÃO DA FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO
26 de Agosto 2024 (CC) / 13 de Agosto (CE)
Trasladação das relíquias de S. Máximo, o Confessor (c.680);S. Tikhon, Bispo Voronezh, o Prodigioso de Zadonsk e de Toda Russia (1783).
Jejum da Dormição (Pão, vegetais e frutas)
Tom 8
O Monge Máximo, o Confessor, nasceu em Constantinopla por volta do ano 580 e foi criado em uma família cristã piedosa. Em sua juventude, ele recebeu uma educação muito diversificada: estudou filosofia, gramática, retórica, foi culto nos autores da antiguidade e dominou com perfeição a dialética teológica. Quando São Máximo entrou para o serviço governamental, o alcance de seu aprendizado e sua conscienciosidade permitiram que ele se tornasse o primeiro secretário do Imperador Heráclio (611-641). Mas a vida na corte o aborreceu e ele se retirou para o mosteiro de Crisopoleia (na margem oposta do Bósforo - agora Skutari), onde aceitou a tonsura monástica. Pela humildade de sua sabedoria, ele logo conquistou o amor dos irmãos e foi eleito Higúmeno do mosteiro, mas mesmo nesta dignidade, em suas próprias palavras, ele "permaneceu um simples monge". Mas em 633, a pedido de um teólogo, o futuro Patriarca de Jerusalém, São Sofrônio (Com. 11 de março), o Monge Máximos deixou o mosteiro e partiu para Alexandria.
São Sofrônio era conhecido nesses tempos como um antagonista implacável contra a heresia monotelita. O Quarto Concílio Ecumênico (451) havia condenado a heresia monofisista, que confessou no Senhor Jesus Cristo apenas uma natureza (a natureza divina, mas não humana, de Cristo). Influenciados por essa tendência errônea de pensamento, os hereges monotelitas introduziram o conceito de que em Cristo havia apenas "uma vontade divina" ("thelema") e apenas "uma efetivação ou energia divina" ("energia"), - que buscava conduzir de volta por outro caminho para a heresia monofisista repudiada. O monotelismo encontrou numerosos adeptos na Armênia, Síria, Egito. A heresia, alimentada também por animosidades nacionalistas, tornou-se uma séria ameaça à unidade da Igreja no Oriente. A luta da Ortodoxia com as heresias foi particularmente complicada pelo fato de que no ano de 630 três dos tronos Patriarcais do Oriente Ortodoxo foram ocupados por Monotelitas: em Constantinopla - por Sérgio, em Antioquia - por Atanásio, e em Alexandria - por Ciro. O caminho do Monge Máximo de Constantinopla a Alexandria passou por Creta, onde de fato ele começou sua atividade de pregação. Ele entrou em confronto com um bispo, que aderiu às opiniões heréticas de Severo e Nestório. Em Alexandria e arredores, o monge passou cerca de 6 anos. Em 638, o imperador Heráclio, junto com o Patriarca Sérgio, tentou minimizar as discrepâncias na confissão de fé, e emitiu um edito: o chamado "Ecthesis" ("Ekthesis tes pisteos" - "Exposição de Fé), - que decretava que fosse definitivamente confessado o ensinamento sobre "uma vontade" ("mono-thelema") operativa sob as duas naturezas do Salvador. Ao defender a Ortodoxia contra esta "ectese", o Monge Máximo recorreu a pessoas de várias vocações e posições, e essas conversas tiveram sucesso. "Não apenas o clero e todos os bispos, mas também o povo, e todos os funcionários seculares sentiram dentro de si uma espécie de atração invisível por ele, - testemunha sua Vita.
No final de 638, o Patriarca Sérgio morreu, e em 641 - o Imperador Heráclio também morreu. O trono imperial passou a ser ocupado pelo cruel e rude Constante II (642-668), adepto declarado dos monotelitas. Os ataques dos hereges contra a Ortodoxia se intensificaram. O Monge Máximos foi para Cartago e pregou lá e em seus arredores por cerca de 5 anos. Quando o sucessor do Patriarca Sérgio, o Patriarca Pirro, lá chegou, abandonando Constantinopla por causa de intrigas da corte, e sendo por persuasão um monotelita, ocorreu entre ele e o Monge Máximo uma disputa aberta em junho de 645. O resultado disso foi que Pirro reconheceu publicamente seu erro e até queria escrever ao Papa Teodoro o repúdio de seu erro. O Monge Máximo, juntamente com Pirro, partiram para Roma, onde o Papa Teodoro aceitou o arrependimento do ex-patriarca e o restaurou à sua dignidade.
No ano de 647 o Monge Máximos voltou para a África. E lá, em um concílio de bispos, o monotelismo foi condenado como uma heresia. No ano de 648, no lugar da "Ectese", foi emitido um novo edital, encomendado por Constante e compilado pelo patriarca Paulo de Constantinopla, o "Typus" ("Tupos tes pisteos" - "Modelo da Fé"), o que de modo geral proibia quaisquer outras deliberações, seja sobre "uma vontade" ou sobre "duas vontades", no que se refere às reconhecidas "duas naturezas" do Senhor Jesus Cristo. O Monge Máximo então se voltou para o sucessor do Papa Romano Teodoro, o Papa Martinho I (649-654), com um pedido para examinar a questão do Monotelismo em uma consideração conciliar por toda a Igreja. Em outubro de 649 foi convocado o Concílio de Latrão, no qual estiveram presentes 150 bispos ocidentais e 37 representantes do Oriente Ortodoxo, entre os quais estava também o Monge Máximos, o Confessor. O Concílio condenou o monotelismo, e seus defensores - os patriarcas de Constantinopla Sérgio, Paulo e Pirro, foram condenados ao anátema.
Quando Constante II recebeu as determinações do Concílio, deu ordens para prender o Papa Martinho e o Monge Máximo. Essa intimação levou 5 anos para ser cumprida, no ano de 654. Eles acusaram o Monge Máximo de traição ao reino e o trancaram na prisão. Em 656, ele foi enviado para a Trácia e, mais tarde, novamente levado de volta a uma prisão de Constantinopla. O monge, junto com dois de seus alunos, foi submetido aos tormentos mais cruéis: cortaram a língua e cortaram a mão direita de todos eles. Em seguida, eles foram enviados para a Cólquida. Mas aqui o Senhor operou um milagre inexplicável: todos os três encontraram a habilidade de falar e escrever. O Monge Máximo realmente predisse seu próprio fim (+13 de agosto de 662). No Prólogo dos Santos Gregos (Calendário), 13 de agosto indica a Transferência das Relíquias de São Máximo para Constantinopla, mas possivelmente pode se aplicar à morte do santo. Ou então, o estabelecimento de sua memória em 21 de janeiro pode estar relacionado com isto - que 13 de agosto se celebra a conclusão da Festa da Transfiguração do Senhor. Sobre o túmulo do Monge Máximo brilhavam três luzes que apareciam milagrosamente e ocorriam muitas curas.
O Monge Máximos deixou para a Igreja um grande legado teológico. Suas obras exegéticas contêm explicações de narrativas difíceis dentro da Sagrada Escritura; também Comentário sobre a Oração do Senhor e sobre o Salmo 59; várias "scholia" ("marginalia" ou comentários de margem do texto) sobre os tratados do Sacerdote-Mártir Dionísio, o Areopagita (+96, Com. 3 de outubro) e São Gregório, o Teólogo (+389, Com. 25 de janeiro). Às obras exegéticas de São Máximo pertence igualmente a sua explicação dos serviços divinos, intitulada "Mystagogia" ("Introdução sobre o mistério").
Às obras dogmáticas do Monge Máximo pertencem: a Exposição sobre sua disputa com Pirro, e vários folhetos e cartas a várias pessoas. Neles estão contidas exposições do ensino ortodoxo da Essência Divina e sobre Pessoas-Hipostáticas da Santíssima Trindade, sobre a Encarnação de Deus e sobre a "theósis" ("deificação", "obozhenie") da natureza humana.
“Nada na theósis é produto da natureza humana, - escreve o Monge Maximos em uma carta a seu amigo Thalássios, - visto que a natureza não pode compreender Deus. Só a misericórdia de Deus tem a capacidade de dotar theósis aos existentes. Na theósis o homem (imagem de Deus) torna-se semelhante a Deus, ele se alegra em toda a plenitude que lhe pertence por natureza, porque a graça do Espírito triunfa nele e porque Deus age nele” (Carta 22).
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 15:12-19
Mateus 21:18-22
Fragmento 84A - Naquela manhã, ao voltar à cidade, teve fome; e, avistando uma figueira à beira do caminho, dela Se aproximou, e não achou nela senão folhas somente; e disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. Quando os discípulos viram isso, perguntaram admirados: Como é que imediatamente secou a figueira? Jesus, porém, respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.
COMENTÁRIO
A figueira, um símbolo de prosperidade e paz, murcha, porque é infrutífera. Este é um ato profético dirigido para os judeus, uma vez que depois de três anos de pregação, ensino e cura de Cristo, tanto os líderes e as multidões eram destituídas de fruto espiritual. Ele amaldiçoa a árvore também para advertir àqueles em todas as gerações do que vai acontecer a qualquer um que não consegue ouvir a Sua mensagem.
Embora não esteja registrado que um apóstolo literalmente moveu uma montanha, os Padres são claros de que eles tinham essa autoridade se a necessidade surgisse (certos santos fizeram aparecer fendas nas montanhas). Além disso, nem tudo o que os apóstolos realizaram ficou documentado. Além do significado literal, esta promessa também é uma ilustração do poder da fé e da oração em todas as áreas da vida.
"Tudo o que pedimos, sem hesitação e crendo no poder de Deus, receberemos, desde peçamos benefícios espirituais que nos sejam úteis” (Theoph).
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