quinta-feira, 1 de agosto de 2024

6ª Quinta-feira Depois de Pentecostes


01 de Agosto de 2024 (CC) / 19 de Julho (CE)
Santa Macrina, a Jovem, virgem († 379) S. Dios, mon. († 431);
Descoberta das Santas Relíquias de São Serafím de Sarov; 
Venerável Dius de Antioquia; Príncipe Romanus, Taumaturgo;
Paisios de Pechersk; Estêvão e Sua Mãe, Militsa da Sérvia; 
Teodoro, Bispo de Edessa
Tom 4

A monástica Macrina, irmã dos santos hierarcas Basílio Magno e Gregório de Nissa, nasceu na Capadócia no início do século IV. Sua mãe, Emilia, viu em um sonho um anjo, chamando-a de Thekla, quando ainda não nascida, em homenagem à Santa Primeira Mártir Thekla. Santa Emília (Comemorada 1º de janeiro) cumpriu a vontade de Deus e deu à filha o nome de Tecla. À outra filha que lhe nascera, deu-lhe o nome de Macrina, em homenagem a uma avó, que padeceu na época da perseguição aos cristãos sob o imperador Maximiano Galério.
Além de Macrina, em sua família havia outros nove filhos. A própria Santa Emila orientou a criação e educação de sua filha mais velha. Ela a ensinou a ler e escrever com os livros das Escrituras e com os Salmos de Davi, selecionando os exemplos dos livros sagrados, que instruíam sobre uma vida piedosa e agradável a Deus. Santa Emília treinou sua filha para frequentar os cultos da igreja e fazer orações particulares. Da mesma forma, Macrina aprendeu o conhecimento adequado da governança doméstica e vários artesanatos. Ela nunca ficava ociosa e não participava de brincadeiras ou diversões infantis.
Quando Macrina cresceu, seus pais a comprometeram com um certo jovem piedoso, mas o noivo logo morreu. Muitos jovens buscaram casamento com ela, mas Macrina recusou a todos, tendo escolhido a vida de virgem e não querendo ser infiel à memória de seu falecido noivo. A Monástica Macrina morava na casa dos pais, auxiliando-os nas tarefas domésticas como feitora junto com os criados, e acompanhava cuidadosamente a criação dos irmãos e irmãs menores. Após a morte de seu pai, ela se tornou o principal sustento da família.
Quando todos os filhos cresceram e deixaram a casa dos pais, Santa Macrina convenceu sua mãe, Santa Emília, a deixar o mundo, a libertar seus escravos e a se estabelecer em um mosteiro feminino. Vários de suas servas seguiram seu exemplo. Tendo feito votos monásticos, elas viviam juntos como uma família, rezavam juntas, trabalhavam juntas, possuíam tudo em comum e, nesse modo de vida, nada distinguia uma da outra.
Após a morte de sua mãe, Santa Macrina guiou as irmãs do mosteiro. Ela gozava do profundo respeito de todos que a conheciam. A rigidez consigo mesma e a temperança em tudo foram características da santa ao longo de toda a sua vida. Ela dormia em tábuas e não tinha posses. Santa Macrina recebeu o dom de operar milagres. Houve um caso (contado pelas irmãs do mosteiro a São Gregório de Nissa após a morte de Santa Macrina), quando ela curou uma menina de uma aflição no olho. Pelas orações da santa, em seu mosteiro em tempos de fome nunca faltou o trigo necessário para o consumo das irmãs.
Santa Macrina faleceu no ano 380, após um último suspiro de exaltadas orações de agradecimento ao Senhor por ter recebido dEle as bênçãos ao longo de toda a sua vida. Ela foi enterrada no mesmo túmulo com seus pais.
Leituras Comemorativas 
Mateus 11:27-30 Matinas
Gálatas 5:22-6:2
Lucas 6:17-23

Descoberta das Relíquias de Monge Serafim, o Maravilhosos de Sarov

Descoberta das Relíquias do Monge Serafim, Maravilhoso de Sarov: No início do século passado (ou seja, 1800), uma nova vela brilhante brilhou na tiara de velas da Igreja Ortodoxa Russa. O Senhor se dignou a nos enviar na Terra um grande homem de oração, um asceta e milagreiro.

Em 1903 ocorreu a glorificação do Monge Serafim de Sarov, 70 anos após seu repouso (a Vita (Vida) do santo está localizada em 2 de janeiro, o dia de seu repouso). Em 19 de julho, aniversário do santo, suas relíquias foram abertas com grande solenidade e colocadas em um relicário preparado. O evento tão esperado foi acompanhado por inúmeras curas milagrosas de doentes, que em grande número se reuniram em Sarov. Muito estimado enquanto ainda vivo, o Monge Serafim se tornou um dos santos mais amados da nação ortodoxa russa, de fato como o Monge Sergei de Radonezh.

O caminho espiritual do Monge Serafim foi marcado por grande modéstia, inerente ao santo russo. Desde a infância, tendo sido escolhido por Deus, o asceta de Sarovsk, sem hesitação ou receio, ascendeu de força em força em sua busca pela perfeição espiritual. Oito anos de tarefas de noviciado e oito anos de serviço no templo na dignidade de diácono e monge-sacerdote, morando no deserto e morando em pilares, eremitério e solidão se sucederam e coroaram sua liderança. Seus feitos, excedendo em muito as habilidades humanas naturais (por exemplo, a oração sobre a pedra por mil dias e noites), harmoniosamente e prontamente entram na vida do santo.

O mistério de uma comunidade viva e orante define o legado espiritual do Monge Serafim, mas ele deixou para a Igreja ainda outra coisa preciosa – uma curta, mas fina diretriz, escrita em parte por ele mesmo, e em partes por aqueles que o ouviam. Pouco antes da glorificação do santo, foi encontrada e impressa em 1903 sua "Conversa do Monge Serafim de Sarov, Sobre o Objetivo da Vida Cristã", compilada no final de novembro de 1831, aproximadamente um ano antes de seu repouso. Esta conversa foi uma contribuição muito preciosa do asceta para o tesouro de ensinamentos dos santos padres russos. Além de seus ensinamentos sobre a essência da vida cristã, nela estão contidas novas explicações de muitos lugares importantes da Sagrada Escritura.

"Jejum, oração, vigília e toda boa ação, - ensinou o Monge Serafim, - sendo assim não menos finos em si mesmos, no entanto, de fato, o objetivo de nossa vida cristã não consiste apenas, mas neles, embora sirvam como meios para sua obtenção. O verdadeiro objetivo de nossa vida cristã é a aquisição do Espírito Santo de Deus". Uma vez, no entanto, situado no Espírito de Deus, o monge vislumbrou toda a terra russa, e ela foi preenchida e como se estivesse coberta pela nuvem de incenso das orações dos fiéis, elevando-se em súplica ao Senhor.

Na vida e ações registradas de São Serafim são citados muitos relatos de testemunhas oculares do dom agraciado da perspicácia (ou seja, percepção), que ele utilizou para estimular nas pessoas o arrependimento dos pecados e a retificação moral.

"O Senhor me revelou, – disse ele, – que haverá um tempo, quando os hierarcas da terra russa e outras pessoas espirituais se desviarão da preservação da Ortodoxia em toda a sua pureza, e por isso a ira de Deus os atingirá. Por três dias eu fiquei, implorei ao Senhor que tivesse misericórdia deles e implorei que fosse melhor privar a mim, o miserável Serafim, do Reino dos Céus, do que puni-los. Mas o Senhor não se inclinou ao apelo do miserável Serafim e disse que não haveria misericórdia para eles, pois eles ensinarão ensinamentos e mandamentos humanos, enquanto seus corações estiverem longe de Mim".

Manifestando os dons e o poder agraciados de Deus para as pessoas, o Monge Serafim instruiu aqueles que vinham a ele, sobre como atravessar o caminho estreito da salvação. Ele ordenou obediência de seus filhos espirituais e até o fim de sua vida ele foi fiel a isso. Tendo passado toda a sua vida em feitos ascéticos além do poder das pessoas comuns, seu conselho era seguir "o caminho real (do meio)" dos santos padres e não assumir trabalhos excessivamente difíceis: "assumir uma medida excessiva de exploração não é necessário; mas se esforce, para que o outro aspecto - nossa carne - seja verdadeiro e capaz de fazer boas ações".

O monge considerava a oração a principal façanha e meio para a aquisição do Espírito Santo. "Toda boa ação, feita por conta de Cristo, concede a graça do Espírito Santo, mas... a oração acima de tudo carrega o Espírito Santo, e é mais conveniente de tudo para cada um melhorar".

Leituras Comemorativas
Mateus 11:27-30 Matinas
Gálatas 5:22-6:2
Lucas 6:17-23

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 3:18-23

Fragmento 129 - Irmãos, ninguém se engane a si mesmo; se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: 
“Ele apanha os sábios na sua própria astúcia”; e outra vez: 
“O Senhor conhece as filosofias dos sábios, que são vãs”. 
Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; seja Paulo, ou Apolo, ou Cefas; seja o mundo, ou a vida, ou a morte; sejam as coisas presentes, ou as vindouras, tudo é vosso, e vós de Cristo, e Cristo de Deus.

Mateus 13:36-43

Fragmento 54 - Na hora em que Jesus entrou em casa, Seus discípulos aproximaram-se d’Ele e disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo. E Ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do Homem; o campo é o mundo; e a boa semente são os Filhos do Reino; e o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os Seus anjos, e eles colherão do Seu Reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Então os justos resplandecerão como o sol, no Reino de Seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário