quarta-feira, 14 de agosto de 2024

8ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

14 de Agosto de 2024  (CC) / 01 de Agosto (CE)
Início do Jejum da Dormição da Santa Theotókos
Procissão da Transposição da Venerável Cruz do Senhor
Festa do Misericordiosíssimo Salvador e da Santíssima Mãe de Deus;
Os Sete Macabeus, sua mãe Salomé e Eleazar, o Sacerdote († 166 a.C).
Tom 6



No grego Chasoslov (Orologion) de 1897 é explicado assim a derivação desta festa: 
"Por causa das doenças, que muitas vezes ocorridas em todos os lugares em agosto, desde a antiguidade costumava-se fazer em Constantinopla, uma procissão com a Venerável Madeira da Cruz ao longo das estradas e ruas para a santificação dos lugares, e para afastar as doenças". 
Na véspera (31 de julho), a Cruz era retirada do tesouro imperial para se posta sobre a mesa sagrada da Grande Igreja em honra à Santa Sofia (à Sabedoria de Deus). Desde esta festa até à da Dormição da Santíssima Mãe de Deus, fazia-se Lítia por toda a cidade, onde a Cruz ficava disponível para que todo o povo a venera-se. 
Na Igreja Russa, esta festa é combinada também com uma lembrança do Batismo da Rus', em 1º de agosto de 988. Em 1627, o Patriarca de Moscou e de toda a Rus', Filaret, ordenou que "no dia da procissão da Venerável Cruz ocorra uma procissão da igreja para a santificação da água e para o esclarecimento do povo, em todas as cidades e lugares". 
O conhecimento do dia do atual Batismo de Rus' foi preservado nas Crônicas do século XVI: "O Batismo do Grande Príncipe Vladimir de Kiev e todos os Rus' foi em 1º de agosto". 
Na prática, agora, da Igreja Russa, o serviço de uma pequena Santificação da Água em 1º de agosto é feito antes ou depois da Liturgia. Juntamente com a Bênção das Águas, é feita uma Bênção do Mel (ou seja, primeiro mel para o Salvador: "Salvador da Água", "Orvalho do Salvador" [aparentemente no lugar do vinagre e do fel oferecidos a Ele na Cruz?] ). E a partir deste dia o mel recém-colhido é abençoado e provado. 
A Festa do Misericordiosíssimo Salvador e da Santíssima Mãe de Deus
A Festa do Misericordiosíssimo Salvador e da Santíssima Mãe de Deus foi estabelecida por ocasião dos portentosos milagres operados pelos Ícones do Salvador  da Santa Mãe de Deus e da Venerável Cruz, por ocasião de uma batalha entre o santo Príncipe Andrei Bogoliubsky (1157- 1174)  e os búlgaros do Volga, em 1164.
 
Este é o primeiro dos três dias da Festa do Misericordiosíssimo Salvador, comemorados em agosto. O segundo - é a Transfiguração (Preobrazhenie, Metamorphosis) de nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo (comemorada em 06 de agosto.). O terceiro - é a transferência de Edessa para Constantinopla do Ícone Aqueropita (Não-Feito-Por-Mão) do Senhor Jesus Cristo (Comemorado em 16 de agosto, na Pós-Festa da Dormição da Santíssima Mãe de Deus.). Estas três festas, por assim dizer, estão atreladas ao Jejum da Dormição da Mãe de Deus.  
Leituras Comemorativas 
1 Coríntios 1:18-24
João 19:6-11; 13-20; 25-28; 30-35

Os Sete Macabeus, sua mãe Salomé e Eleazar, o Sacerdote  
Todos eles padeceram para preservar a pureza da fé de Israel sob o rei Antíoco, chamado por alguns "Epiphanios", o "Iluminado" e por outros "Epimanis", ou seja, "um louco".

Por causa dos grandes pecados de Jerusalém e, especialmente, a disputa sobre a autoridade sacerdotal e crimes cometidos por ocasião desta luta, Deus permitiu que uma grande calamidade acontecesse na Cidade Santa. Depois disso, Antíoco queria por todos os meios impor aos judeus a idolatria dos helenos no lugar de sua fé no Único Deus Vivo, não medindo esforços para alcançar esse objetivo.

Antíoco contou com a ajuda de alguns altos sacerdotes traiçoeiros e outros anciãos de Jerusalém que resolveram colaborar. Em uma ocasião, o Rei Antíoco chegou a Jerusalém e ordenou que todos os judeus comessem a carne de suínos, o que é proibido pela Lei de Moisés. Comer carne de porco era um sinal evidente que o que dela se alimentava repudiava a fé de Israel. O Sumo Sacerdote Eleazar, que também fora um dos setenta e dois tradutores do Antigo Testamento para a língua grega (a Septuaginta), não se submeteu à ordem do rei. Por isso, Eleazar foi torturado e queimado vivo.

Retornando à Antioquia, Antíoco levou consigo os sete filhos de Salomé, chamados os Macabeus, e também a mãe deles. Os nomes dos sete irmãos Macabeus eram: Avim, Antonius, Eleazar, Gurius, Eusebon, Achim e Marcellus. Diante dos olhos de sua mãe, o ímpio rei torturava os seus filhos, um por um, rasgando a pele de seus rostos e, depois, lançando-os no fogo. Todos eles suportavam bravamente a tortura e morte sem renegar sua fé. Finalmente, quando a mãe viu seu último filho, o caçula de apenas três anos no fogo, ela mesma saltou para as chamas e foi consumida pelo fogo, entregando sua alma a Deus.

Todos estes dignamente padeceram por causa da fé no Único Deus Vivo, cerca de 180 anos antes de Cristo.  
Leituras Comemorativas 
Hebreus 11:33-12:2 
Mateus10:32-36;11:1


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 10:12-22

Fragmento 145 - Irmãos, aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo. Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão. Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar? Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que Ele?

Mateus 16:20-24

Fragmento 68 - Naquela época, Jesus ordenou a Seus discípulos que não contassem a ninguém que Ele era o Cristo. Desde então, Jesus começou a manifestar a Seus discípulos que precisava ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas; seria morto e ressuscitaria ao terceiro dia. Pedro então começou a interpelar-Lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não Te acontecerá! Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para Mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens! Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-Me.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário