08 de Agosto de 2024 (CC) / 26 de Julho (CE)
Hieromártires, Hermolaus, Hermippas e Thermocrates († 305)Tom 5
Hermolaus era um padre em Nicomédia, durante o reinado do Imperador Maximiano. Ele estava entre os dois mil mártires que o Imperador condenou a serem queimados juntamente com a igreja (28 de dezembro). De alguma forma Hermolaus, naquela ocasião, escapou da morte com dois outros sacerdotes, Hermippas e Thermocrates.
Hermolaus batizou São Pantaleão, com quem foi levado a julgamento, torturado e finalmente decapitado. Hermippas e Thermocrates padeceram com eles e todos foram coroados com as coroas de vitória e glória no Reino de Cristo. Estes santos mártires glorificaram a Cristo com suas mortes no ano 305.
São Dalmatus tinha servido no exército do imperador Teodósio, o Grande (379-395). Tendo deixado o Exército entre os anos 381-383, foi com seu filho Fausto para o mosteiro de São Isaac, perto de Constantinopla. Santo Isaac (30 de maio) tonsurou o pai e o filho e os introduziu ao monaquismo, e ambos passaram a levar uma rigorosa vida ascética.
Certa vez, durante a Grande Quaresma, São Dalmatus privou-se totalmente de comer qualquer alimento durante os quarenta dias da Quaresma. Mais tarde, tendo recuperado sua força, foi achado digno de uma visão divina.
Quando Santo Isaac estava se aproximando do fim de sua vida terrena, nomeou São Dalmatus como Igúmeno do mosteiro, que mais tarde seria conhecido como o Mosteiro de Dálmata.
São Dalmatus mostrou-se um defensor fervoroso da Fé Ortodoxa no Terceiro Concílio Ecumênico de Éfeso (431), que condenou a heresia de Nestório. Depois do Concílio, São Dalmatus tornou-se Arquimandrita do mosteiro da Dalmácia onde morreu com a idade de noventa anos.
São Faustus, assim como seu pai, foi um grande asceta e, particularmente, destacava-se por sua capacidade de jejuar rigorosamente. Após a morte de seu pai, Fausto tornou-se Igúmeno do mosteiro.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
1 Coríntios 7:24-35
Mateus 15:12-21
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário