quarta-feira, 4 de outubro de 2023

18ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

04 de Outubro de 2023 (CC) / 21 de Setembro (CE)
Conclusão (Apodósis) da Festa da Exaltação da Cruz
São Kodratos, da Magnésia, Apóstolo [dos 70] († séc. 1)
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 8



Kodratos era um homem modesto e sábio, portador de grandes conhecimentos e uma extraordinária capacidade dialética. Foi eleito e ordenado bispo de Atenas, uma cidade onde existiam muitas faculdades de filosofia, sendo por isso necessário, um bispo com grande capacidade apologética. E esta era uma de suas notáveis características. 
Seu trabalho foi marcado pelo zelo, oração, e sempre muito gentil e atencioso com todos. Desta maneira conseguiu iluminar muitos ao caminho da verdade. Por não dar lugar a que o vencessem em seu raciocínio e discurso, foi expulso com violência da cidade de Atenas. Isto, porém não enfraqueceu a paciência de Kodratos que, posteriormente, estabeleceu-se em Magnésia, cidade da Ásia Menor, onde pregou o Evangelho. De lá escreveu ao Imperador Adriano, pedindo-lhe que os cristãos não fossem perseguidos por causa de sua fé. A resposta do Imperador foi a prisão e morte de Kodratos que, assim, chamou para si a coroa do martírio.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Efésios 5:25-33

25 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. 33 Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.

Lucas 4:1-15

Fragmento 12 - Naquela época, Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto por quarenta dias, para ser tentado pelo diabo; e nada comeu naqueles dias. E no final deles sentiu fome. Então, o diabo disse-Lhe: “Se Tu És o Filho de Deus, diga a esta pedra para transformar em pão.” E Jesus respondeu-lhe: 

Está escrito: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”.  

E diabo, O conduziu para uma montanha, e por um instante Lhe mostrou todos os reinos do universo. E disse-Lhe o diabo: “Eu Te darei todos estes poderes e a suas glórias; porque foram entregues a mim, e os dou a quem eu quero. Portanto, se Tu perante mim Te prostrares, tudo será Teu. ”E Jesus, respondendo, disse-Lhe: 

Arreda-te de mim, Satanás; porque está escrito: "Ao Senhor teu Deus Te prostrarás, e só a Ele tu servirás.” 

E ele O trouxe para Jerusalém, e O colocou sobre o pináculo do templo, e disse-Lhe: Se Tu És o Filho de Deus, lança-Te daqui para abaixo; porque está escrito: 

“Ele dará aos Seus anjos ordem sobre Ti, para Te guardar; e eles Te sustentarão em suas mãos, para que em algum momento o Teu pé nunca tropeces numa pedra.” 

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: 

“Tu não tentarás ao Senhor Teu Deus”. 

E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se d’Ele por um tempo. E Jesus retornou para a Galileia no poder do Espírito, e ali a Sua fama correu por toda a região ao redor.  E Ele ensinava nas suas sinagogas, sendo glorificado por todos.

ENSINO DOS SANTOS PADRES

O diabo se aproxima do Deus-homem com tentações. Quem entre os homens está livre delas? Aquele que segue a vontade do maligno não sofre ataques, mas simplesmente se volta cada vez mais para o mal. Assim que alguém começa a voltar a si e pretende começar uma nova vida de acordo com a vontade de Deus, imediatamente todo o reino satânico entra em ação: Eles se apressam em dispersar bons pensamentos e as intenções do arrependido de todas as maneiras que puderem. Se não conseguem desviá-lo, tentam impedir o seu bom arrependimento e confissão; se não conseguirem fazer isso, eles planejam semear joio em meio aos frutos do arrependimento e atrapalhar seu trabalho de purificação do coração. Se não conseguem sugerir o mal, tentam distorcer a verdade; se são repelidos interiormente, atacam exteriormente, e assim por diante, até o fim da vida. Eles nem mesmo deixam alguém morrer em paz; mesmo após a morte eles perseguem a alma, até que ela escape do espaço aéreo onde pairam e se reúnem. 

Você pergunta: “O que devemos fazer? É desesperador e aterrorizante!” Para um crente não há nada de assustador aqui, porque perto de um homem temente a Deus os demônios apenas se ocupam, mas não têm nenhum poder sobre ele. Um sóbrio homem de oração atira flechas contra eles, e eles ficam longe dele, não ousando se aproximar e temendo a derrota que já experimentaram. Se eles conseguem alguma coisa, é devido ao nosso erro. Afrouxamos a nossa atenção, ou deixamo-nos distrair pelos seus fantasmas, e eles imediatamente vêm e perturbam-nos com mais ousadia. Se você não cair em si a tempo, eles o farão girar; mas se uma alma volta a si, ela novamente recua e espia de longe para ver se é possível aproximar-se novamente de alguma forma. 

Portanto, fique sóbrio, vigie e ore – e os inimigos não farão nada com você.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário