domingo, 15 de outubro de 2023

19º Domingo Depois de Pentecostes

15 de Outubro de 2023 (CC) / 02 de Outubro (CE)
São Cipriano († 257) e as Mártires Justina, Virgem e Theoctis de Nicomedia (†304);
André, Louco por Cristo; Repouso da Princesa Ana de Kashinsk; 
Monge Cassiano, o Grego de Uglich; Mártires Davi e Constantino, Príncipes de Gruzia; 
Teófilo, o Confessor.
Tom 2



São Cipriano era um pagão, nativo de Antioquia. Ainda em primeira infância foi entregue por seus equivocados pais para o serviço aos deuses pagãos. A partir dos sete anos até os trinta anos, Cipriano estudou nos centros mais destacados do paganismo - no Monte Olimpo, nas cidades de Argos e Taurópolis, na cidade egípcia de Memphis e na Babilônia. Tendo alcançado sabedoria eminente na filosofia pagã e no ofício de feiticeiro, foi consagrado no Olimpo ao sacerdócio pagão. Tendo descoberto grande poder pela invocação de espíritos imundos, viu o próprio príncipe das trevas e conversou com ele e recebeu dele uma série de demônios presentes.

Ao retornar a Antioquia, Cipriano tornou-se reverenciado pelos pagãos como um eminente sacerdote. As pessoas se maravilhavam com sua habilidade em realizar feitiços, convocar pestilência e pragas e invocar os mortos. O poderoso padre pagão trouxe muitas almas humanas para se arruinar, ensinando magias e serviço aos demônios.

Mas nessa cidade vivia uma cristã - a Virgem Justina. Tendo desviado o próprio pai e a mãe do erro pagão e os levando à verdadeira fé em Cristo, ela se dedicou ao Noivo Celestial e passou seu tempo em jejum e oração, permanecendo virgem.

Quando o jovem Agalides lhe propôs casamento, a Santa respondeu com uma recusa. Agalides virou-se para Cipriano e buscou sua ajuda para fazer um feitiço que fizeste Justina aceitar o casamento. Mas, não importava o que Cipriano tentasse, nada conseguia realizar, uma vez que a Santa, por suas orações e jejum, destruía todas as ciladas do diabo. Cipriano lançou demônios sobre a santa virgem, tentando despertar nela as paixões carnais, mas Justina as dissipava pelo poder do Sinal da Cruz e pela fervorosa oração ao Senhor. Mesmo um dos príncipes demoníacos e do próprio Cipriano, os quais assumindo várias formas pelo poder da feitiçaria, não conseguiram influenciar Santa Justina, protegida por sua firme fé em Cristo. Todos os feitiços se dissipavam e os demônios fugiam do mero olhar ou mesmo da menção do nome da Santa.

Cipriano, enfurecido, enviou pestilência e praga sobre a família de Justina e sobre toda a cidade, mas isso foi estancado por sua oração. A alma de Cipriano, corrompida por seu poder sobre as pessoas e por seus encantamentos, desceu até às profundezas do abismo, onde estava Satanás, aquele a quem ele servia, e disse-lhe:

«Se você cai ante a mera sombra da Cruz e o Nome de Cristo, de fato, faz você tremer, então, o que você fará, quando o Próprio Cristo estiver na sua frente?» 

O diabo então se atirou sobre o sacerdote pagão que estava no processo de repudiá-lo, e começou a vencê-lo e estrangulá-lo. São Cipriano primeiro provou em si mesmo o poder do Sinal da Cruz e do Nome de Cristo, protegendo-se da fúria do inimigo. Depois, com profundo arrependimento, foi ao Bispo local, Anthymos, e consignou todos os seus livros para as chamas.

Por seu esforço em seguir uma forma justa de vida, São Cipriano discerniu o grande poder da fé fervorosa em Cristo e se redimiu de seu serviço de mais de trinta anos para Satanás: sete dias depois do batismo ele foi ordenado leitor, no décimo segundo dia, sub- diácono, no trigésimo, diácono; e depois de um ano foi ordenado sacerdote. E em pouco tempo, São Cipriano foi elevado à dignidade do bispo. São Cipriano converteu a Cristo tantos pagãos, que em sua diocese não havia mais ninguém para oferecer sacrifício aos ídolos, e seus templos pagãos caíram em desuso. Santa Justina retirou-se para um mosteiro e lá foi eleita Higúmena (Abadessa).

Durante o tempo da perseguição contra os cristãos sob o Imperador Diocleciano, São Cipriano e a Higúmena Justina foram presos e levados a Nicomédia, onde, depois de torturas ferozes, foram decapitados com a espada. Theoctis, o soldado, olhando para os sofrimentos sem culpa dos santos, declarou-se cristão e foi executado junto com eles. O Hieromártir Cipriano e os Santos Mártires Justina e Theoctis morreram em Nicomédia, no ano 304.

Conhecendo a milagrosa conversão a Cristo do santo Hieromártir Cipriano, ex-servo do príncipe das trevas e que pela fé quebrou seu domínio, os cristãos frequentemente recorrem à oração intercessora do santo em sua luta com os espíritos imundos.
Abençoado André, Louco por Amor a Cristo 
O abençoado André, Louco por Amor a Cristo, era um eslavo que morava em Constantinopla no século X. Desde os primeiros anos, amou a Igreja de Deus e as Sagradas Escrituras. Uma vez teve uma visão durante o sonho, na qual o Santo via dois exércitos. Em um estavam homens com roupas radiantes, no outro, demônios negros e ferozes. Um anjo de Deus, que guardava nas mãos coroas maravilhosas, disse a André que essas coroas não eram adereços do mundo terrenal, mas, sim, um tesouro celestial, com o qual o Senhor recompensa seus guerreiros, vitorioso sobre as hordas das trevas.

«Prossiga com essa boa ação», disse o anjo a André. «Seja um louco por amor a Mim e muito você receberá no dia do Meu Reino». 

O Santo percebeu que era o Próprio Senhor a convocá-lo para tal ação. E a partir desse momento, André começou a andar pelas ruas com trapos, como se sua mente se tornasse confusa. Por muitos anos, o Santo sofreu zombarias e insultos. Com indiferença, padeceu golpes, fome e sede, frio e calor, implorando esmolas e entregando-as a outros dos pobres. Por sua grande abstenção e humildade, o Santo recebeu do Senhor o dom da profecia e da perspicácia, salvando muitos dos perigos da alma e desmascarou muitas impiedades.

Durante uma época de oração na igreja de Blakhernae, Santo André obteve a graça de contemplar a Mãe de Deus com o seu Homofórion, velando por todos que ali oravam (episódio comemorado em 1 de outubro). O abençoado André faleceu no ano de 936.

O Sétimo Concílio Ecumênico, foi convocado pela Imperatriz Irene e reuniu-se em Nicéia, de 24 de setembro a 13 de outubro de 787. O Patriarca Tarásios (comemorado em 25 de fevereiro) o presidiu. 
O Concílio encerrou os quase cinquenta anos de perseguição iconoclasta, e estabeleceu a veneração dos Santos Ícones como algo básico para a fé e espiritualidade da Igreja de Cristo. Como diz o Synaxarion, "Não foi simplesmente a veneração das imagens sagradas que os Padres defenderam nesses termos, mas, de fato, a própria realidade da Encarnação do Filho de Deus."

 

 Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


MATINAS (8)

João 20:11-18

Fragmento 64 – Naqueles dias, Maria, estava em pé, diante do sepulcro, a chorar. Enquanto chorava, abaixou-se a olhar para dentro do sepulcro, e viu dois anjos vestidos de branco sentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E perguntaram-lhe eles: Mulher, por que choras? Respondeu-lhes: Porque tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram. Ao dizer isso, voltou-se para trás, e viu a Jesus ali em pé, mas não sabia que era Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-Lhe: Senhor, se Tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-Lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre. Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai; mas vai a meus irmãos e dize-lhes que Eu subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus. E foi Maria Madalena anunciar aos discípulos: Vi o Senhor! E que Ele lhe dissera estas coisas.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Ó Vida Imortal, sofrendo a morte, / esmagaste o Inferno com o fulgor de Tua Divindade. / E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra, / todos os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo: // “Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e Autor da Vida!”

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Kondákion da Ressurreição
Tu ressuscitaste do túmulo, Ó Onipotente Salvador, / e com esse forte sinal, o Inferno tomou-se de medo, / os mortos ressuscitaram e a criação Contigo se alegra / e Adão fica inexcedivelmente jubilante; //e o mundo, ó meu Salvador, a Ti louva para sempre.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo ...

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos.

Theotókion
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador, / não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe Bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós, junto de Deus, // tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokímenon

R. O Senhor, É a minha força e o meu cântico,
porque ele me salvou. (Sl. 117:14)

V. O Senhor, castigou-me muito,
mas não me entregou à morte. (Sl. 117:18)

2 Coríntios 11:31-12:1-9

Fragmento 194 - Irmãos, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto. Em Damasco, o que governava sob o Rei Aretas pôs guardas às portas da cidade dos damascenos, para me prenderem. E fui descido num cesto por uma janela da muralha; e assim escapei das suas mãos. Em verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar. De alguém assim me gloriarei eu, mas de mim mesmo não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: “A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

O Senhor te ouça no dia da tribulação;
Te proteja o Nome do Deus de Jacó!

Salva, Senhor, pois ao Rei clamamos!
Que Ele nos escute!

Lucas 6:31-36

Fragmento 26 - O Senhor disse: Assim como quiserdes que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.

† † †

HOMILIA


“Nossos lábios oram pelos que nos odeiam, 
e queira Deus que nosso coração os amasse!”

Pedimos-lhe que tire a vida de nossos inimigos. Todo aquele que ora desta maneira, com suas próprias orações está resistindo ao Criador. Daí que se diga destes o que disse o real profeta: Converta-se a sua oração em pecado. Converter-se a oração em pecado é pedir aquelas coisas que proíbe a pessoa à qual se pede... Por isso diz a Verdade: Quando vos colocares em pé para orar, se tendes algo contra alguém, perdoai-o primeiro...

Para conseguir aquilo que pedimos retamente, é necessário que o nosso espírito não esteja ofuscado na oração pelo ódio ao nosso inimigo... Nossos lábios oram pelos que nos odeiam, e queira Deus que nosso coração os amasse! Muitas vezes oramos por eles, porém mais para dar cumprimento ao preceito de Deus do que por caridade. Porque pedimos pela vida de nossos inimigos e tememos ser escutados. Mas, como o nosso juiz interior atende mais a nossa intenção que as palavras, nada pede em favor do inimigo o que não “ora em seu favor por caridade...

“Mas é que o nosso inimigo faltou conosco gravemente, nos prejudicou. Auxiliamos-lhe e ele nos feriu, e pelo amor que lhe manifestamos nos perseguiu.” Tudo isto estaria em seu lugar se não tivéssemos pecado algum, pelo qual devemos constantemente pedir perdão. Nosso advogado compôs para nós a súplica que devemos alegar em nossa causa. Ele é ao mesmo tempo juiz e advogado dela. Indicou-nos a condição que deveria ter nossa oração com estas palavras: perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Como será nosso juiz o mesmo que é nosso advogado, escuta a nossa oração o mesmo que a fez. Deste modo, o dizemos sem praticá-lo: Perdoai as nossas ofensas assim como perdoamos a quem nos tem ofendido, e então vinculamo-nos mais dizendo estas palavras; ou talvez omitimos esta condição em nossas orações, e nosso advogado não reconhece a oração que compôs para o nosso uso, e nos diz: “Sei o que aconselhei, porém não é esta a oração que compus”.

O que devemos fazer, caríssimos irmãos, a não ser conceder o afeto da verdadeira caridade aos nossos irmãos? Que o Deus todo-poderoso veja a nossa caridade para com o próximo e tenha piedade e misericórdia de nós por nossos pecados. Recordai as palavras que nos foram ditas: "Perdoai e sereis perdoados". Devem-nos e também nós devemos; perdoemos, portanto, aquilo que nos é devido, para que nos perdoe o que nós devemos.”

São Gregório, Grande, Patriarca de Roma (séc. VI)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário