05 de Outubro de 2023 (CC) / 22 de Setembro (CE)
Santo profeta Jonas (Séc. 9 a.C);
Santo profeta Jonas (Séc. 9 a.C);
S. Focas, mártir, bispo de Sinope († c. 110).
Tom 8
O Santo Profeta Jonas viveu no século VIII antes do nascimento de Cristo e foi sucessor do Profeta Eliseu. O Livro do Profeta Jonas está incluído na compilação da Bíblia e tem profecias sobre os julgamentos da nação is'raelita, os sofrimentos do Salvador, a queda de Jerusalém e o fim do mundo. Além das profecias, no livro de Jonas está relacionado, como ele foi enviado aos ninivitas, com uma pregação de arrependimento (Jon. 3: 3-10).
Nosso Senhor Jesus Cristo, em conversa com os escribas e fariseus, que exigiam um sinal dEle, disse que nenhum sinal seria dado, exceto o sinal do Profeta Jonas:
"E, assim como Jonas estava na barriga da baleia por três dias e três noites, assim, também, o Filho do Homem estará no coração da terra por três dias e três noites (Mt 12:40).
Dessas palavras, o Senhor mostra claramente o significado simbólico do Livro do Profeta Jonas em relação à Morte na cruz, descida ao inferno e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Ao Se deparar com a falta de penitência e recalcitrância dos judeus, o Senhor disse:
"Os ninivitas se levantarão para julgamento com esta geração e a condenarão - em que eles se arrependeram da pregação de Jonas; e aqui, ele é maior que Jonas " (Mt 12, 41).
Santo Mártir Focas
O Santo Mártir Focas nasceu na cidade de Sinope. Desde a juventude levou uma vida cristã virtuosa e em sua vida adulta, foi elevado a bispo de Sinope. São Focas converteu muitos pagãos à fé em Cristo. No momento de uma perseguição contra os cristãos sob o imperador Trajano (98-117), o Governador exigiu que o Santo renunciasse a Cristo. Após tortura feroz, eles submeteram São Focas em um banho de água fervente, onde morreu uma morte de mártir no ano 117.
No ano 404 as relíquias do Santo foram transferidas para Constantinopla (Comemoração da Transferência de Relíquias é de 22 de Julho).São Focas é especialmente venerado como um defensor contra os incêndios, mas também como ajudador de pessoas que sofrem afogamento..
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Efésios 5:33-6:9
Fragmento 232 - Irmãos, todavia, também vós, cada um em particular, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido. Vós, crianças, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
“Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.
E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os no ensino e admoestação do Senhor. Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo somente à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus, servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um, seja escravo, seja livre, receberá do Senhor todo bem que fizer. E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor tanto deles como vosso está no céu, e que para com Ele não há acepção de pessoas.
Lucas 4:16-22
Fragmento 13 - Naquela época, Jesus foi a Nazaré, onde havia sido criado, e, como Lhe era de costume, entrou na sinagoga no dia de sábado e levantou-Se para ler. E deram-Lhe o livro do profeta Isaías, e abrindo o livro, Ele encontrou o lugar onde estava escrito:
“O Espírito do Senhor está sobre Mim, pois Ele Me ungiu. Ele me enviou para pregar o Evangelho aos pobres, para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos, para libertar os oprimidos e para proclamar o ano da misericórdia do Senhor.”
E fechando o livro, dando-o ao ministro, Ele Se sentou; e os olhos de todos na sinagoga estavam fixos n’Ele; e Ele começou a dizer-lhes: “Hoje esta escritura se cumpriu perante vós”. E todos deram testemunho d’Ele e se maravilharam com as palavras de graça que saíram de Sua boca; e diziam: “Não é este o filho de José?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário