terça-feira, 17 de outubro de 2023

20ª Terça-feira Depois de Pentecostes


17 de Outubro de 2023 (CC) / 04 de Outubro (CE)
Hieromártir Hieroteu, Bispo de Atenas, discípulo de São Paulo (Séc. I);
Encontro das Santas Relíquias dos Santos Gury e Barsanufio, de Kazán
Tom 2



A  obra  «Os Nomes Divinos», atribuída a Dionísio o Areopagita, afirma que Hieroteu de Atenas estava presente durante os eventos da Dormição da Virgem Maria, e que ele estava entre os Apóstolos do Senhor consolando-os com hinos e cânticos espirituais. Abaixo está a citação em que Dionísio diz que Hieroteu estava presente durante o cortejo fúnebre da Mãe de Deus: 
Pois até mesmo entre os nossos hierarcas inspirados, quando, como tu sabes, nós juntamente com ele (um presbítero ateniense chamado Hieroteu) e muitos de nossos santos irmãos se reuniram para contemplar aquele corpo mortal (de Maria), Fonte da Vida, que recebeu o Deus encarnado, e Tiago, irmão de Deus (isto é, Tiago de Jerusalém) estava lá, e Pedro, o chefe maior dos escritores sagrados, e então, depois de terem contemplado isso, todos os hierarcas ali presentes celebraram, segundo o poder de cada um, a bondade onipotente da fraqueza Divina (ou seja, que Deus se fizesse homem)”, “Naquela ocasião, eu digo, ele (isto é, Hieroteu) ultrapassou todos os iniciados, com exceção dos escritores divinos, sim, ele estava completamente transportado, completamente absorto, e ficou tão emocionado através da comunhão com aqueles mistérios que ele estava comemorando, que todos os que o ouviram, viram e conheceram (ou melhor, não o conheceram), consideraram que ele era arrebatado por Deus e um hinógrafo divino.

Oração Antes de Ler as Escrituras  
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Filipenses 2:16-23

Fragmento 242 - Irmãos, retende a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. Contudo, ainda que a minha vida esteja sendo derramada como oferta juntamente com o sacrifício e o serviço provenientes da vossa fé, alegro-me e me congratulo com todos vós. E, pelo mesmo motivo, alegrai-vos e acompanhai-me neste júbilo. Tenho esperança no Senhor Jesus de que, em breve, vos poderei enviar Timóteo, para que eu também me anime, recebendo notícias vossas. Pois não tenho ninguém que tenha esse mesmo sentimento, que sinceramente zele por vosso bem-estar. Porquanto, todos procuram cuidar apenas de seus próprios interesses, e não se dedicam ao que é de Cristo Jesus. Entretanto, sabeis vós que Timóteo foi aprovado porque serviu comigo na ministração do Evangelho, como um filho cooperando com seu pai. Portanto, é ele quem espero vos enviar, tão logo tenha certeza sobre minha situação.

Lucas 6:37-45

Fragmento 27 - O Senhor disse: Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave “que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho”, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mau, porque da abundância do seu coração fala a boca.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


Não julgue, perdoe, dê… Parece nada além de despesas, sem lucro algum. Mas eis o que está prometido: se você não condenar, não serás condenado; se você perdoar, você será perdoado; se você der, a você será dado. 

Neste momento o lucro não é visível, mas sem dúvida virá para aquele que faz estes gastos de coração – virá precisamente no momento em que ele mais precisa de não condenação e perdão. Como ele se alegrará quando de repente for digno de receber presentes tão bons como se fosse por nada! E, pelo contrário, como outro ficará triste e triste, porque não soube administrar com lucro sua propriedade! Ele agora perdoaria tudo e daria tudo, mas já é tarde: tudo tem seu tempo. 

Nem todo mundo busca o lucro que chega diretamente às mãos, quase logo após o gasto. Um provérbio russo diz: "Jogue pão e sal para trás e você os encontrará na sua frente". Esse tipo de ação realmente é como jogar algo, mas neste caso não é jogado sob os pés para ser pisoteado, mas sim nas mãos de Deus. Essas mãos são verdadeiras e certamente devolverão o que recebem. Apenas mantenha a fé e a esperança.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário