quarta-feira, 18 de outubro de 2023

20ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

18 de Outubro de 2023 (CC) / 05 de Outubro (CE)
Santa Karitina, mártir († 304); 
Ss. Pedro (1326), Theognostus (1353), Alexis (1378), Cypriano (1406), Photius (1431), 
Jonah (1461), Gerontius (1489), loasaph (1555), Macarius (1563), Filipe (1569), 
Job (1607), Hermogenes (Germogen) (1612), Tikhon (1925), 
Pedro (1937), Philaret (1867), Inocêncio (Veniaminov) (1879) e Macarius (1563), Metropolitas de Moscou.
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 1




A Santa Mártir Karitina ficou órfão na infância e se criou como uma verdadeira filha pelo piedoso Christian Claudius. A jovem era muito bonita, muito sensata, amável e fervorosa na fé. Karitina transmitiu a outras pessoas seu amor por Cristo, e converteu muitos para o caminho da salvação. 
Dometius, o filho do Imperador Diocleciano, ouvindo falar dela, enviou soldados para levá-la de seu pai adotivo e levaram a julgamento. Cláudio ficou muito angustiado com a prisão de Karitina, mas foi confortado pelas  palavras da santa que o admoestava a não se entristecer, mas, ao contrário, que devia se alegrar, porque a sua morte seria uma bênção já que, «Deus aceita com alegria um sacrifício ofertado com perfume de suavidade» (Fl 4,18). Cláudio, emocionado com o que Karitina lhe disse, respondeu:  
«Lembra-te de mim quando estiveres com o Rei Celestial».  
Ao iniciar a audiência, o juiz questionou a santa:   
«É verdade, jovem donzela, que você é cristã e que engana os outros, levando-os a essa fé profana?» Karitina respondeu com coragem: 
«É verdade que sou cristã, mas é uma mentira que eu engano os outros, antes eu os conduzi dos erros para o caminho verdadeiro, levando-os ao meu Cristo.» 
Por sua forte confissão do Senhor Jesus Cristo, Santa Karitina foi submetida a horríveis tormentos, aos quais milagrosamente sobreviveu. Inspirado pelo demônio, o ímpio juiz, condenou Karitina a viver em um meretrício para ser estuprada. Temendo essa desonra, Santa Karitina orou a Deus para receber sua alma antes que pudessem contaminar seu corpo virginal. Enquanto ela se ajoelhava, orando a Deus, expirou e sua alma foi conduzida para o Reino imortal de Cristo no ano 304.
Comemoração de Todos os Santos Metropolitas de Moscou
A celebração de um dia em comum para homenagear os Santos Hierarcas de todos os russos Pedro, Alexei e Jona foi estabelecida pelo Patriarca Job em 5 de outubro de 1596. São Filipe foi enumerado para ele no ano de 1875, por petição de Santo Inocêncio (Innokentii), Metropolita de Moscou (Com. 31 de março e 23 de setembro); e São Hermógenes - foi adicionado apenas no ano de 1913.
Celebrando a memória dos Santos-Hierarcas em um dia comum, a Igreja oferece a cada um deles igual honra, como protetores celestiais da cidade de Moscou e oradores intercessores pela Pátria. 
 
Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Filipenses 2:24-30

Fragmento 243 - Irmãos, tenho fé no Senhor que, em breve, também eu poderei ir ter convosco. Mesmo assim, creio que será necessário enviar-vos de volta Epafrodito, meu querido irmão, auxiliador e companheiro de lutas, mensageiro a quem enviastes para me ajudar nas minhas necessidades. Pois ele tem saudades de todos vós e se sente angustiado por saberdes que ele havia adoecido. De fato, ele esteve gravemente enfermo, à beira da morte; mas Deus se compadeceu dele, e não apenas dele, mas igualmente do meu coração, para que eu não fosse afligido por tristeza sobre tristeza. Por isso, o enviarei a vós com mais urgência, a fim de que possais vos alegrar ao vê-lo novamente, e, com isso eu sinta menos tristeza. Recebei-o, portanto, no Senhor, com grande alegria, e sempre honrai pessoas como ele; porquanto, ele chegou às portas da morte por amor à causa de Cristo, arriscando a própria vida para suprir a cooperação que vós não pudestes me conceder.

Lucas 6:46-7:1

Fragmento 28 - O Senhor disse: E por que Me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que Eu digo? Qualquer que vem a Mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica, é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa. E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum.

† † †

Homilia


"E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis as coisas que eu digo?" Por que eles O chamam de Senhor, mas não fazem a vontade do Senhor; isto é, por que eles não reconhecem Seu senhorio em seus atos? Porque eles só chamam com a língua e não com o coração. Se o coração deles dissesse: “Senhor, Tu És meu Senhor”, então haveria completa prontidão para se submeter Àquele a quem confessam como seu Senhor. Mas visto que eles não têm isso, suas ações não combinam com sua língua; ao passo que as ações sempre combinam com o coração. 

Tudo bem, então não faz sentido chamar: “Senhor, Senhor”? Não, não é assim. Mas é preciso fazer com que a palavra externa corresponda à palavra interna, que é o sentimento e a disposição do coração. Sente-se e reflita sobre o Senhor e sobre você mesmo: o que É o Senhor e o que você é? Pense no que o Senhor fez e ainda faz por você, pelo o que você vive e como isso vai acabar. Você imediatamente chegará à convicção de que não há outra maneira senão cumprir firmemente a vontade do Senhor; não há outro caminho para nós. Essa convicção dá origem a uma prontidão para cumprir de fato o que é expresso pela palavra "Senhor". Com tal prontidão, uma necessidade de ajuda do alto será despertada, e dela a oração: “Senhor, Senhor! Ajuda-me e dá-me forças para andar na Tua vontade.” E esta petição será agradável ao Senhor.

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário