terça-feira, 24 de outubro de 2023

21ª Terça-feira Depois de Pentecostes


24 de Outubro de 2023 (CC) / 11 de Outubro (CE)
São Filipe, Apóstolo dos 70 e Diácono (Séc. I)
Santas Zenaide e Filonila, de Tarso, na Cilícia (Séc. I)
Tom 3

Filipe era um dos sete diáconos mencionados no livro dos «Atos dos Apóstolos». Foi um dos escolhidos pelos Apóstolos em Jerusalém para assistir e atender aos mais pobres membros da Igreja, de modo que a comunidade era unificada entre os Palestinos Nazarenos e os judeus Helenitas que vinham a Jerusalém de outras partes do Império Romano. O diácono também ajudava os Apóstolos nos seus deveres de modo a permitir que eles tivessem mais tempo para pregarem. 
Conforme os «Atos dos Apóstolos», Filipe foi o primeiro Nazareno a pregar na Samaria, convertendo Simão, o Mago (8:5-13) e na volta, na estrada de Jerusalém para Gaza, converteu o tesoureiro da rainha da Etiópia (231:8-9). Continuando as suas pregações ele se instalou na Cesaréa e ali viveu com suas quatro filhas virgens que são veneradas como santas (21:8-9). São Paulo ficou em sua casa quando visitou a Cesaréa. A tradição dá a ele a honra de bispo de Tralles, Lydia e algumas vezes ele é chamado de «o Evangelista» um titulo dado apenas para diferenciá-lo de um outro Filipe, o Apóstolo.
Leituras  Comemorativas
Atos 8:26-39
Lucas 10:1-21
As Santas Mártires Zenaide (Zenaída) e Philonilla

Hermione, Philonilla e Zenaide
As mártires Zinaida e Filonila eram parentes do santo apóstolo Paulo e nativas de Tarso. As santas deixaram suas casas e se estabeleceram em uma caverna perto da cidade de Demitriada e viveram em constante oração e trabalho. 
 
Elas dominaram a arte de curar e tratavam com alegria a todos que as procuravam em busca de ajuda, curando suas almas pela conversão ao Deus Verdadeiro. 
Por seu santo zelo em pregar o Senhor, receberam as coroas do martírio: Idólatras as apedrejaram. 
 
Oração Antes de Ler as Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Colossenses 1:1-2,7-11

Fragmento 249A -
Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, o qual nos declarou também o vosso amor no Espírito. Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da Sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-Lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da Sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo.

Lucas 8:1-3

Fragmento 34 - Naquela época, Jesus caminhava pelas cidades e vilas, proclamando e anunciando o Reino de Deus, e os Doze iam com Ele, e algumas mulheres que foram curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios, Joana, esposa de Khuza, Procurador de Herodes, Susanna e muitas outras que os serviam com seus bens.

† † †

HOMILIA

A vida intinerante e sem perspectivas financeiras ou seguranças econômicas que marca a vida terrena do Filho de Deus, não é meramente uma condição peculiar àqueles que decidiram largar tudo para servirem ao Reino de Deus.

Antes, é um sinal da alma e do sentimento que devem nortear a todos quantos  seguem o Cristo de Deus: Devemos nos sentir como estrangeiros e peregrinos nesta terra, como se nada possuímos e nada ambicionando deste mundo, pois, não diz a Palavra Divina que são somente os Ministros do Altar que vivem da Fé, mas, também:

"O justo viverá pela fé" (Hab. 2:4);

Portanto, todo aquele que busca o Reino de Deus e a sua justiça, busca viver por esta Fé, que nos ensina que a fonte do nosso sustento não é o nosso trabalho secular, pois, se este nos faltar, a Fonte não se esgota. E, em outra parte diz:

"Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna" (João 6:27); e, ainda mais:

"Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes". (1 Timóteo 6:8)

Por isto, devemos gastar o mínimo das nossas energias no que "nos dá segurança" neste mundo, para que possamos investir ao máximo as nossas forças naquilo que nos garante a segurança no mundo que há de vir.

Qualquer que rejeita esta orientação de vida, é cego tolo e segue a receita do fracasso existencial, pois edifica sua casa sobre a areia.

Pe. Mateus (Antonio Eça)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário