sábado, 7 de outubro de 2023

18º Sábado Depois de Pentecostes

07 de Outubro de 2023 (CC) / 24 de Setembro (CE)
Santa e Protomártir Tecla, Igual aos Apóstolos († séc. I)
Tom 8


Santa Tecla nasceu numa família reconhecidamente pagã. Quando contava com a idade de 18 anos, foi prometida em casamento a um jovem. O Apóstolo Paulo, em certa ocasião, pregou o evangelho no lugar onde Tecla vivia. Tendo escutado a pregação evangélica do Apóstolo, Tecla se converteu ao Cristianismo e decidiu viver uma vida casta, desde então. 
Esta decisão transtornou tanto a sua mãe que, além de surrá-la, privava sua filha Tecla de se alimentar. Contudo, quando percebeu que aquela maneira de tratá-la resultara incapaz de desviá-la de sua fé em Cristo, desesperadamente atirou-a ao fogo. Deus, porém, a preservou intacta.  
Tecla se fez discípula do Apóstolo Paulo e foi com ele a Antioquia. Lá um ancião da cidade, atraído por sua beleza, tentou tomá-la a força, porém ela conseguiu fugir. Enfurecido, o agressor a levou ao Governador sob a acusação de ser uma cristã, O Governador ordenou que a jogassem para os animais ferozes, mas os animais não a tocaram. Surpreso, o Governador a interrogou, perguntando-lhe: 
«Quem és tu, e qual é poder que vem de ti, pois nada te faz mal?» 
Tecla respondeu: «Sou uma serva do Deus vivo». 
O administrador então a deixou livre e ela iniciou sua missão de anunciar o evangelho convertendo muitos  à fé cristã. Depois, se retirou a um lugar solitário, levando uma vida simples, curando os enfermos através de orações. Os médicos, enciumados pelo dom de cura da Santa, enviaram alguns jovens para atacá-la. Ela rogou ao Senhor que o protegesse daqueles homens e imediatamente a pedra onde estava sentada se abriu e a escondeu. Esta pedra que foi seu esconderijo, mais tarde foi usada como seu túmulo. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

1 Coríntios 15:39-45

Fragmento 162 - Irmãos, nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: “O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente”; o último Adão em espírito vivificante.

Lucas 4:31-26

Fragmento 15 - Naquela época, Jesus desceu para Cafarnaum, a cidade da Galileia; e os ensinava nos sábados. E admiravam a Sua doutrina porque a Sua palavra era com autoridade. E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem És: O Santo de Deus. E Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te, e sai dele. E o demônio, lançando-o por terra no meio do povo, saiu dele sem lhe fazer mal. E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário