terça-feira, 31 de outubro de 2023

22ª Terça-feira Depois de Pentecostes

31 de Outubro de 2023 (CC) / 18 de Outubro (CE)
Santo Apóstolo e Evangelista Lucas
Tom 4


Sob o reinado do Imperador Cláudio (aproximadamente 42 d.C.), ao dispensar seus cuidados aos enfermos da região de Tebas, em Beócia, depara-se com o Apóstolo Paulo, cujas palavras de fogo o convencem de que a Verdade Absoluta que ele tanto buscava se encontrava efetivamente junto aos Discípulos de Jesus Cristo.

Lucas abandona, então, sem hesitar, todos os seus bens e tudo aquilo que o prendia aos erros de seus pais, bem como a medicina dos corpos para se tornar, a exemplo de Paulo, médico das almas.

São Lucas segue o Apóstolo Paulo em suas viagens missionárias, percorrendo sem tréguas as rotas do mundo a fim de proclamar a Evangelho. Ele o acompanha até Roma para sua última viagem. É lá que, sem dúvidas, o Apóstolo Paulo lhe ordena redigir o terceiro Evangelho, dedicado a Teófilo, Governador da Acaia, que se convertera ao Cristianismo.

Um pouco mais tarde, Lucas remete a este mesmo Teófilo os «Atos dos Apóstolos». Os «Atos dos Apóstolos». narram os prodígios realizados pelo Espírito Santo junto aos Apóstolos, desde o Pentecostes até o cativeiro de Paulo em Roma.

Depois de ter se separado de seu mestre, Lucas retorna à Grécia para aí proclamar o Evangelho. Ele se fixa, novamente, na região de Tebas, onde morre em paz com a idade de oitenta anos. Existe uma tradição da Igreja que diz que São Lucas morreu sofrendo o martírio, suspenso em forma de cruz a uma oliveira pelos idólatras.

Querendo render glória ao Seu fiel servidor, Deus faz correr de seu túmulo um líquido miraculoso, que curava as doenças dos olhos daqueles que se ungiam com fé. É assim que mesmo depois de sua morte, São Lucas continua a exercer a medicina - cura.

Muitos e longos anos mais tarde, o Imperador Constâncio, filho do Grande Constantino, faz transportar a relíquia do Santo à Constantinopla por intermédio de Santo Artêmio, Duque do Egito. Ele a coloca sob o altar da Igreja dos Santos Apóstolos, junto às relíquias dos Apóstolos André e Timóteo.

Segundo a Tradição, foi São Lucas que, em primeiro lugar, pintou três imagens da Santa Mãe de Deus trazendo em Seus braços o Menino-Deus. Ele os submete à aprovação da Santa Virgem, ainda em vida. Esta acolhe com alegria as santas imagens e diz:

"Que a graça d´Aquele, que por Mim foi gerado, esteja nelas!"
A partir de então, São Lucas representa, em imagem, os Apóstolos e transmite à Igreja esta piedosa e santa tradição da veneração dos ícones de Cristo e de Seus Santos.
Extraído do sítio da Eparquia Ortodoxa do Brasil  
Comemoração de São Lucas 
Tropárion de São Lucas, Tom 5: Ao santo e mui louvado Apóstolo Lucas, / que é conhecido pela Igreja / como o Autor dos Atos dos Apóstolos e notável Evangelista de Cristo, / Louvemos com hinos sagrados, / ao médico que cura as doenças da humanidade, / e sara todo tipo de enfermidades, / que limpa as feridas espirituais // e ora incessantemente por nossas almas.

Kondákion do Apóstolo Lucas, Tom 2: Louvemos o piedoso Lucas, /vero pregador da piedade, / orador dos mistérios inefáveis, / e luzeiro da Igreja; / pois, o Verbo, que conhece os corações dos homens / o escolheu para ser, com o sábio Paulo, // Mestre dos Gentios. 
Leituras Bíblicas 
João 21:15-25 (Matinas)
Colossenses 4:5-9,14,18
Lucas 10:16-21

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Colossenses 2:20-3:3

Fragmento 256 -
Irmãos, se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Lucas 9:23-27

Fragmento 44 - O Senhor disse: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de Mim, perder a sua vida, a salvará. Por que, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Porque, qualquer que de Mim e das Minhas palavras se envergonhar, dele Se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na Sua glória, e na do Pai e dos santos anjos. E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o Reino de Deus.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES

“Não é Duro o Que Manda Aquele Que Ajuda a Realizar o Que Ordena”

Se alguém me quer seguir, que carregue sua cruz. Parece duro, caríssimos irmãos, e se considera como grave o que no Evangelho ordenou o Senhor, dizendo: Se alguém me quer seguir, que se negue a si mesmo. Porém não é duro o que manda aquele que ajuda a realizar o que ordena.

E para onde devemos seguir a Cristo, senão para onde Cristo está? Sabemos, de fato, que ressuscitou, que subiu ao céu: para lá devemos segui-lo. Não devemos ceder à desesperança, e não porque o homem seja capaz de algo, mas porque ele o prometeu. O céu estava muito distante de nós, até que nossa cabeça subiu ao céu. Porém, agora, como vamos desesperar de lá chegar, se somos membros daquela cabeça? E por que razão? Porque a terra é campo do medo e da dor: sigamos a Cristo em quem está a suprema felicidade, a suprema paz, a eterna segurança.

Somente quem deseja seguir a Cristo prestará atenção ao que diz o apóstolo: Quem diz que permanece em Cristo, deve viver como ele viveu. Queres seguir a Cristo? Seja humilde como ele o foi: não desprezes a sua humildade, se desejas elevar-te a sua sublimidade. O caminho se tornou pedregoso ao pecar o homem; porém, voltou a ser transitável desde que Cristo, ao ressuscitar, o aplainou; de estreitíssima trilha se tornou em estrada real. Por esta estrada se corre com os pés gêmeos da humildade e da caridade. Aqui todos aspiram aos cumes da caridade, porém o primeiro degrau é a humildade. O que é isso de queimar etapas? Queres cair, não ascender. Começa pelo primeiro degrau, o da humildade, e já começaste a ascensão.

Por isso, nosso Senhor e Salvador não se satisfez em dizer: Que se negue a si mesmo, mas acrescentou: Que carregue a sua cruz e me siga. O que significa: Que carregue a sua cruz? Suporte qualquer desgosto: e assim me siga. Bastará que me siga imitando a minha vida e cumprindo meus preceitos, para que na ocasião oportuna apareçam muitos oponentes, muitos que tentarão impedi-lo; encontrará não só muitos que zombem dele, mas também muitos perseguidores. E isto não só entre os pagãos, mas até mesmo entre aqueles que, com o corpo, parecem estar dentro da Igreja, mas que na realidade estão fora pela perversidade das obras e, ostentando unicamente do nome de cristãos, não cessam de perseguir aos bons cristãos. Portanto, se tu desejas seguir a Cristo, toma em seguida a sua cruz: suporta aos maus, mantém-te firme.

Assim, se queremos cumprir o que disse o Senhor: Quem quiser vir após mim, carregue a sua cruz e me siga, esforcemo-nos por colocar em prática, com a ajuda de Deus, o que diz o apóstolo: Tendo o que comer e o que vestir, demo-nos por satisfeitos, não nos ocorra que desejando os bens terrenos além da estrita necessidade, busquemos enriquecer-nos, nos embaracemos em mil tentações, criemos para nós necessidades absurdas e nocivas, que afundam os homens na perdição e na ruína. Que o Senhor se digne livrar-nos com sua proteção de semelhante tentação, ele que com o Pai e o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

São Cesário de Arles (séc. VI)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário