09 de Novembro de 2023 (CC) / 27 de Outubro (CE)
Santo Mártir Nestor de Tessalônica († 306); Venerável Nestor de Pechersk, o cronista; Santa Proklis e Pilatos
Tom 5
Nos tempos do martírio de São Demétrio, vivia em Constantinopla um jovem de nome Nestor, que aderiu à fé cristã através dos ensinamentos de São Demétrio. Naquela época, o Imperador Maximiano, inimigo de Cristo, ordenou que se promovessem vários jogos e entretenimento para o povo. O favorito do Imperador era uma vândalo de nome Liaeo, um homem de tamanho e força comparáveis a Golias.
Como gladiador imperial, Liaeo desafiava para o duelo todo o tipo de homem, e a todos os que o enfrentaram ele os matava, e seus massacres deleitavam o Imperador idólatra em sua sede de sangue. Este construiu um estádio especial, semelhante a uma plataforma sobre colunas, para os duelos de Liaeo. Sob esta plataforma, haviam lanças com pontas agudas e afiadas apontando para cima. Quando Liaeo vencia alguém num duelo, atirava sua vítima em direção à floresta de lanças. Os pagãos que ficavam parados em torno das lanças junto ao seu Imperador deleitavam-se quando algum pobre desditado se contorcia sobre as lanças até a morte. Entre as vítimas inocentes de Liaeo contava-se um grande número de cristãos, pois quando ninguém se apresentava voluntariamente para duelar com Liaeo, os cristãos eram forçados pelo imperador a lutar com ele.
Presenciando este aterrorizante deleite do mundo pagão, o coração de Nestor se encheu de dor e decidiu ir ele mesmo ao estádio do terrível Liaeo. Antes, porém, foi à prisão onde São Demétrio encontrava-se preso, e pediu a sua bênção para fazer isso. São Demétrio o abençoou, fazendo o sinal da cruz sobre sua testa e peito, e disse:
"Irás vencê-lo, mas sofrerás por Cristo".
O jovem Nestor dirigiu-se então ao estádio Liaeo. O Imperador estava lá com uma grande multidão, e todos lamentavam a morte iminente do jovem Nestor. Tentaram convencê-lo a não lutar com Liaeo, mas Nestor fez o sinal da cruz e disse:
"Grande És Tu, Ó Deus de Demétrio, ajuda-me!"
E com a ajuda de Deus, Nestor abateu Liaeo, jogando depois o pesado gigante sobre as pontas afiadas das lanças, onde o gladiador encontrou sua morte. Então todo o povo exclamou:
"Grande é o Deus de Demétrio!"
Mas o impiedoso Imperador que havia sido envergonhado diante do povo e, lamentando a morte de seu favorito, encheu-se de furor contra Demétrio e Nestor e ordenou que Nestor fosse decapitado pela espada e que Demétrio fosse atravessado com lanças. Assim foi que Nestor, este glorioso herói cristão, deixando para trás sua jovem vida sobre esta Terra, entrou para o Reino de seu Senhor em 306 d C.
Tropárion de São Nestor de Tessalônica, Tom 4Em seus sofrimentos, ó Senhor, / Teu mártir Nestor recebeu de Ti, ó nosso Deus, coroa imperecível,/ pois, tomado de Teu poder, / aviltou os torturadores e esmagou a débil ousadia dos demônios./ Por suas súplicas, salva, Senhor, as nossas almas.
Kondákion, Tom 2Tendo combatido o bom combate, / agora herdaste a glória imortal, / pois que pelas orações do mártir Demétrio / foste do Mestre um grande guerreiro; / por tanto, junto com São Demétrio, / não deixarás de rezar por nós, ó sábio Nestor.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
† † †
1 Tessalonicenses 2:9-14
Fragmento 265 - Irmãos, bem vos lembrais do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o Evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o Seu reino e glória. Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles.
Lucas 11:14-23
Fragmento 57 - Naquela época, estava Ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão. Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios. E outros, tentando-O, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo Ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que Eu expulso os demônios por Belzebu. E, se Eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? Eles, pois, serão os vossos juízes. Mas, se Eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o Reino de Deus. Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é Comigo é contra Mim; e quem Comigo não ajunta, espalha.
† † †
ENSINO DOS SANTOS PADRES
"Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem; mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha".
Quando um homem forte armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em paz; mas quando um mais forte do que ele vem sobre ele e o vence, tira dele toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos. Esta alegoria explica como o poder demoníaco sobre as almas é destruído pelo Senhor. Quando uma alma está em pecado, o espírito maligno a possui, embora nem sempre o demonstre claramente. O espírito maligno é mais forte que a alma; por isso não teme uma insurreição da alma, domina-a e tiraniza-a sem resistência. Mas quando o Senhor vem a uma alma, atraído pela fé e arrependimento, Ele rompe todas as amarras de satanás, expulsa o demônio e o priva de todo poder sobre a alma dessa pessoa. E enquanto esta alma servir ao Senhor, os demônios não podem prevalecer sobre ela, pois a alma é fortalecida pelo Senhor, mais forte do que eles.
Quando a alma dá um passo em falso e se afasta do Senhor, o demônio novamente a ataca e vence, e para a alma, coitadinha, o último estado é pior do que antes. Esta é uma ordem universal e invisível de fenômenos no mundo espiritual. Se apenas os olhos de nossa mente se abrissem, veríamos uma batalha mundial de espíritos com almas: primeiro um lado, depois o outro lado vence, dependendo se a alma se comunica com o Senhor pela fé, arrependimento e zelo por boas obras, ou se afasta d'Ele por descuido, falta de preocupação e frieza para com o bem.
São Teófano, o Recluso
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário