sábado, 11 de novembro de 2023

23º Sábado Depois de Pentecostes

11 de Novembro de 2023 (CC) / 29 de Outubro (CE)S. 
Anastásia, a romana, monja e mártir († séc. IV?); 
Venerável Abramius (360 dC) e Sua Sobrina, Monge Maria (365 dC)
Tom 5



Nasceu em Roma, de pais nobres, e ficando órfã aos três anos de idade foi levada a um mosteiro de mulheres, próximo a Roma, onde a abadessa era uma monja de nome Sofia, uma mulher de vida espiritual de elevado nível. 
Aos dezessete anos a jovem Anastásia, de beleza incomum, já era conhecida pelos cristãos de toda a vizinhança como uma grande asceta, causando admiração aos pagãos. Probo, administrador pagão da cidade, impressionado com sua beleza, enviou soldados com ordem de trazê-la à sua presença. A boa abadessa Sofia instruiu Anastásia sobre como perseverar na fé e resistir ao engano adulador e à tortura, ao que a jovem lhe disse: 
"Meu coração está preparado para sofrer por Cristo. Minha alma está pronta para o encontro com meu amado Senhor". 
Comparecendo diante do Governador, Anastásia proclamou abertamente sua fé em Cristo, e quando ele tentou dissuadi-la - antes com promessas, depois com ameaças - a santa virgem lhe disse: 
"Estou pronta a oferecer minha vida por meu Senhor, não apenas uma vez, mas mil vezes, se assim me fosse possível". 
Quando a despiram à força para humilhá-la, Anastásia disse ao juiz: 
«Açoitem-me, firam-me, e batam-me; só assim, meu corpo desnudo será coberto por feridas e minha vergonha será coberta de sangue." 
Assim foi e, por duas vezes, sentindo sede, Anastásia pediu água. Cirilo, um cristão que estava por perto, atendeu seu pedido e lhe trouxe água, pelo que foi abençoado com o martírio, decapitado pelos pagãos. 
O peito e a língua da santa foram cortados, e um anjo do Senhor apareceu-lhe e a mantinha de pé. Fora da cidade, Anastásia foi finalmente decapitada pela espada. A bem-aventurada Sofia, encontrando mais tarde o seu corpo, providenciou-lhe uma digna sepultura. Anastásia recebeu assim a coroa do martírio sob o Imperador Décio (249-251 d. C.). 
O Santo Monge Abramius, o Eremita e a Beata Maria, sua sobrinha

O monge Abramius, o Eremita, e a Beata Maria, sua sobrinha, viviam na aldeia de Chidan, perto da cidade de Edessa. Eles foram contemporâneos e conterrâneos do santo Monge Efrém, o sírio (Com. 28 de janeiro), o qual, posteriormente escreveu sobre suas vidas. 
O monge Abramius começou sua difícil exploração da vida solitária no auge da juventude. Ele deixou sua casa paterna e estabeleceu-se em um lugar deserto, desolado, longe das atrações do mundo, e passou seus dias em orações incessantes. Após a morte de seus pais, o santo recusou sua herança e pediu a seus parentes para entregá-las aos pobres. Por sua vida ascética estrita, jejum e amor pela humanidade, Abramius atraiu para si muitos que buscavam a luz espiritual, a oração e a bênção. 
Logo sua fé foi submetida a um teste sério: ele foi nomeado presbítero em uma das aldeias pagãs da Mesopotâmia. Por três anos, e sem poupar esforços, o monge trabalhou para alcançar a iluminação dos pagãos. Ele derrubou um templo pagão e construiu um templo de Deus. Sofrendo humildemente e mesmo abatendo os obstinados adoradores de ídolos, em oração ele implorou ao Senhor: 
"Olha, Ó Mestre, o Teu servo, escuta a minha oração, fortalece-me e liberta os Teus servos das armadilhas diabólicas, e dá-lhes a conhecer Ti, o Único Deus Verdadeiro ". 
O zeloso pastor recebeu a felicidade de ver a culminação de seus justos esforços: os pagãos passaram a acreditar em Jesus Cristo, o Filho de Deus, e o próprio monge os batizou. Tendo cumprido o seu dever sacerdotal, Abramius novamente retirou-se para o seu deserto, onde continuou a glorificar a Deus e a fazer a sua santa vontade. 
O diabo, envergonhado pelos atos do monge, tentou aprisioná-lo com pensamentos orgulhosos. Uma vez, à meia-noite, quando Santo Abramius estava em oração em sua cela, de repente, brilhou uma luz e uma voz foi ouvida: 
"Bendito és, ó abençoado, como nenhum outro na humanidade!" Confundindo as artimanhas do inimigo, o santo disse: 
"Eu sou um homem pecador, mas confio na ajuda e graça do meu Deus e não o temo". 
Outra vez o diabo apareceu diante do santo na forma de um jovem, acendeu uma vela e começou a cantar o salmo: 
"Bem-aventurado o imaculado no caminho que anda na lei do Senhor". 
Percebendo que isso também era uma tentação demoníaca, o ancião se benzeu e perguntou: 
"Se tu sabes, quem são os abençoados imaculados, então por que os perturba?" O tentador respondeu: 
"Eu os provoco para conquistá-los e afastá-los de toda boa ação". A isto, o santo respondeu: 
"Tu tens vitória sobre aqueles que por suas próprias vontades se afastaram de Deus; mas, para com aqueles que amam a Deus, tu desvaneces como a fumaça ao vento". 
Depois dessas palavras, o diabo desapareceu. E assim São Abramius derrotou o inimigo, fortalecido pela graça divina. Depois de cinquenta anos de vida ascética, ele expirou pacificamente no Senhor (†c. 360). 
Santa Monja Maria, Sobrinha de Santo Abramius

A sobrinha de Santo Abramius, a Monja Maria, cresceu sendo edificada por seu tio. Mas, o inimigo da raça humana tentou desviá-la do verdadeiro caminho. 
Aos vinte e sete anos de idade, Maria deixou sua cela, foi para outra cidade, onde começou a viver dissolutamente. Sabendo disso, o monge Abramius vestiu-se com trajes de soldado, para não ser reconhecido, e partiu para a cidade. Ele procurou sua sobrinha e a levou ao arrependimento. A Monja Maria voltou para sua cela e passou o resto de seus dias em oração e lágrimas de arrependimento. O Senhor concedeu-lhe o dom de curar os enfermos. 
Ela morreu cinco anos depois do monge Abramius.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Coríntios 8:1-5

Fragmento 185 - Irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.

Lucas 8:16-21

Fragmento 36 -
Disse o Senhor: Ninguém, ao acender uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debaixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado. E foram ter com Ele Sua mãe e Seus irmãos, e não podiam aproximar-se d’Ele, por causa da multidão. E foi-Lhe dito: Estão lá fora Tua mãe e Teus irmãos, que querem ver-Te. Mas, respondendo Ele, disse-lhes: Minha mãe e Meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

† † †

“Lembra-Te de Mim, Senhor, e Perdoa a Este Réu”

Cristo Rei, reparador de nossa salvação: dai-me, concede-me a graça de que à Tua vinda eu saia vivo do sepulcro e que, quando Tua Majestade se manifestar, me coloques à Tua destra.

Adoramos, Senhor, Tua cruz, na qual está depositada toda a nossa esperança de salvar-nos, porque será ela que dá aos nossos corpos a imortalidade e a claridade. Meus olhos esperam a Tua redenção, e meus ouvidos também esperam a palavra de Teu juízo Salvador. Não me deixes abandonado no sepulcro, porque Tu És a esperança dos mortos enterrados. A Adão sepultado lhe ressuscitará a voz do Filho de Deus e, como em outro tempo aos hebreus, o levará não para a terra da promissão, mas conduzido ao céu, lhe revestirá de glória imortal.

Mas, enquanto não nos é concedido subir até ali, não cessam de ressoar em nossos ouvidos, como trovões, as vozes dos santos; Teus apóstolos gritam aos pecadores chamando-os à penitência, admoestando-lhes que trabalhem na consecução da verdadeira glória, pois a vida deste mundo é uma fábula.

Nossa ressurreição futura nos é anunciada pelos profetas; pelos apóstolos, o prêmio para a virtude, e o Evangelho do Senhor nos mostra o caminho pelo qual se vai ao reino. Que o mundo inteiro, os homens todos, caindo de joelhos, Te adorem, Senhor, e que toda a terra louve o Teu nome, Tu que És reparador daqueles que jazem mortos e esperança derradeira de todos os mortais...

Não permitas, Senhor, que nossas culpas nos arrastem à perdição, pois És Tu mesmo Quem perdoa os pecados; não deixes órfãos a estes Teus pequeninos, nem aos anciãos os prives de toda proteção, nem os exponhas à ignomínia e à miséria. Por aquele Teu amor, Senhor, com que nos amaste, não nos abandones, e dai-nos o Teu auxílio para servir-Te todos os dias fervorosamente.

Meus dias voaram como um sonho, correram e se evaporaram meus anos; o peso dos meus delitos está mostrando o tremendo juízo da justiça divina e assusta-me tremendamente. Por isso, com grande amargura de minha alma, clamo com o profeta: Não entres em juízo com o Teu servo, pois diante de Ti não existe ninguém justo.

Envergonha-Te de deixar-me desfeito no sepulcro, porque Tu És Deus de misericórdia; restituí-me a forma perdida de meu corpo, impelido pela compaixão, a fim de que, adquirindo nova beleza quando venhas, mereça entrar em Teu reino.

Quando cresceram os meus pecados – disse Adão – então se alterou a ordem de todas as coisas que me eram próprias. Os pecados me arrebataram a vida. Quem me libertará de tantas calamidades que me afligem? O grande mal que me tirou a vida foi o ter pecado no paraíso e desobedecido a Deus.

Todos nós, os Teus filhos, entramos irremissivelmente pelo caminho que Ele nos abriu pecando e, como ele, nos separamos da santidade de Deus. Senhor! Por isso todos temos que voltar prontamente para aquela mesma terra da qual fomos criados, terra sujeita a todas as calamidades.

Porém, lembra-Te de mim, Senhor, e perdoa a este réu. Sou obra de Tuas mãos: Tu me modelaste. Lembra-Te de Teu primeiro amor, que És misericordioso e mansíssimo. Chegará o dia em que chamarás os mortos à vida; peço-Te que então não me separes de Tua companhia. Ajude-me o Teu poder, que antes me deu o ser: Vede que sou joguete do diabo; peço-Te que reprimas sua sanha. Chamastes-nos aos Teus templos; não permitas que caiamos em poder de nosso inimigo carniceiro. Comido pela inveja, ele nos arrebatou aquela luz que lhe ofuscava, e despidos nos precipitou às trevas do inferno, de onde não se volta.

A morte maldita preside e está sentada às portas para impedir a saída, e até a própria esperança de sair dali, se alguma restar de fugir-se. Envia, Senhor, do céu ao Teu Amado, que rompa os ferrolhos do obscuro calabouço; visto que venceu ao nosso adversário, repara a desgraça que nos aflige.

Santo Efrém, o Sírio, Diácono e Monge (séc. IV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário