sábado, 18 de novembro de 2023

24º Sábado Depois de Pentecostes

18 de Novembro de 2023 (CC) / 05 de Novembro (CE) 
Ss. Mártires Galacião e sua esposa Episteme († 253)
Tom 6


Galacião e Episteme viveram no século III. Os pais de Galacião, Clitofon e Leucipa, viviam em Emessa, na Síria. Durante muito tempo sofreram por não terem filhos. Leucipa, numa certa ocasião, prestou amavelmente auxílio a um eremita cristão de nome Onofre, protegendo-o de seus perseguidores e foi recompensada com a graça da fé. Deus atendeu suas preces concedendo-lhe que ficasse grávida, o que fez com que Clitofon também aderisse à fé. Tendo nascido o filho, perceberam que sua tez era branca como a neve e, por isso, deram-lhe o nome de Galacião (ou Galakteão). Com o passar do tempo Galacião se tornou um belo jovem, destacado por seus dons. Com as bênçãos de seu pai, casou-se com uma pagã chamada Episteme (ciência ou conhecimento). 

Depois de casado, Galacião disse a sua esposa que gostaria de viver castamente com ela. A jovem esposa, a quem pareceu muito estranha e desconfortável tal proposta, tentou de todos os modos dissuadi-lo, sem êxito. Galacião expôs então os mistérios da fé, e Episteme concordou em receber o batismo de suas mãos. Depois, venderam todos os seus bens, repartiram o dinheiro com os pobres e Galacião se retirou para um eremitério em Publião, no deserto do Sinai. Episteme ingressou numa comunidade de virgens consagradas. Três anos mais tarde Galacião foi detido e levado diante do magistrado de Edessa. Tomando conhecimento do fato, Episteme decidiu entregar-se para estar ao lado de seu esposo no sofrimento. Os guardas lhe arrancaram suas vestes para com isso causar-lhe vergonha. Neste instante, porém, os cinqüenta e três oficiais que estavam presentes, ficaram cegos. O santo casal foi cruelmente torturado com golpes brutais, depois, lhes arrancaram a língua, lhes cortaram os pés e, finalmente, foram mortos por decapitação.  

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Coríntios 11:1-6

Quisera eu me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda.Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofreríeis. Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos. E, se sou rude na palavra, não o sou contudo na ciência; mas já em todas as coisas nos temos feito conhecer totalmente entre vós.

Lucas 9:1-6

E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas. E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis. E se em qualquer cidade vos não receberem, saindo vós dali, sacudi o pó dos vossos pés, em testemunho contra eles. E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário