sexta-feira, 24 de novembro de 2023

25ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

24 de Novembro de 2023 (CC) / 11 de Novembro (CE)
Santos Menas, Victor, Vicente, Stefânia e Teodoro, mártires (séc. I-II)
Jejum (Azeite é eprmitido)
Tom 7


O Santo e Grande Mártir Menas, egípcio de nascimento, foi soldado e serviu na cidade de Kotuan sob o centurião Firmiliano, durante o reinado dos Imperadores Diocleciano e Maximiano (284-305). Quando os Co-Imperadores iniciaram a então mais feroz perseguição contra os cristãos da história, o santo perdeu todo o desejo de servir a esses perseguidores e, tendo deixado o serviço, retirou-se para uma montanha, onde vivia asceticamente, em jejum e oração. Certa vez, durante uma festa pagã, Menas chegou, por acaso, à cidade na qual havia servido anteriormente. No clímax dos jogos festivos, que toda a cidade tinha saído para ver, soou a voz acusadora do santo de Deus, pregando a fé em Cristo, o Salvador do mundo.

No julgamento perante o governador Pirro, o santo corajosamente confessou sua fé e disse que viera ali para denunciar toda a impiedade. São Menas rejeitou a sugestão de oferecer sacrifícios aos deuses pagãos, e ele foi submetido a torturas cruéis, após as quais foi decapitado. Isso ocorreu no ano 304. O corpo do santo mártir foi condenado a ser queimado. À noite, os cristãos recolhiam do fogo extinto os restos mortais não destruídos do mártir, que mais tarde foram instalados numa igreja em seu nome, construída após o fim da perseguição no local do sofrimento e morte do Grande Mártir Menas.

Comemoração dos Santos Vitor e Stefânia
 
Durante o reinado do Imperador Marco Aurélio (anos 161-180), na cidade de Damasco, na Síria, um cristão de nome Victor, nascido na Itália, desempenhava o ofício de guerreiro. Quando o Imperador ordenou a perseguição aos cristãos, o chefe do exército, Sebastião, exigiu de Victor que abjurasse sua fé em Cristo e oferecesse sacrifício aos ídolos locais.
 
"És um guerreiro imperial e, como tal, é teu dever cumprir suas ordens", disse Sebastião. "Não", respondeu Victor. "Agora sou guerreiro do Rei Celestial e somente a Ele devo obediência, e desprezo aos repugnantes ídolos". 
Sebastião, ouvindo isto, deu ordens para que Victor fosse submetido a torturas. Os carrascos quebraram os dedos das mãos e pés de Victor. Durante as torturas que sofria São Vitor rezava a Deus e, corajosamente, suportava todos os sofrimentos que lhe impunham as torturas. Posteriormente, os carrascos obrigaram Victor a comer uma carne envenenada por um bruxo. Depois de rezar e abençoar aquela carne, o mártir Victor a comeu sem que nenhum mal lhe causasse. 
Todos ficaram impressionados com o milagre. Cumpriu-se, portanto, o que o Senhor havia prometido aos seus discípulos: 
"E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão". 
O feiticeiro, vendo que o veneno que havia introduzido no alimento nenhum mal causara a Victor, abandonou suas crenças abraçando a fé cristã. Ele, melhor que ninguém, compreendia que nenhuma força terrena poderia neutralizar seu mortal veneno. Victor, então, foi submetido a torturas ainda mais cruéis. Stefânia, esposa de um dos guerreiros que torturavam Victor não suportou mais olhar os sofrimentos que aquele mártir de Cristo suportava e começou a interceder por ele. Os carrascos, enlouquecidos pelo sangue, em vez de parar, se enfureceram ainda mais com a intervenção de Stefânia, vendo nela a sua nova vítima. Amarraram-na a duas palmeiras inclinadas e a fizeram em pedaços. Assim morreu Stefania, na flor de sua juventude, quando contava apenas 15 anos de idade. 
Depois, os torturadores seguiram torturando Victor até, finalmente, ser decapitado. Os santos mártires Victor e Stefânia foram martirizados por amor a Cristo no ano 175. Antes de sua morte, Victor predisse aos torturadores que morreriam em 12 dias, e ao chefe do exército imperial, que o fariam prisioneiro em 24 horas. E assim se deu.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


2 Tessalonicenses 3:6-18

Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu. Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão. Ora, o mesmo Senhor da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós. Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

Lucas 13:31-35

Naquele mesmo dia chegaram uns fariseus, dizendo-lhe: Sai, e retira-te daqui, porque Herodes quer matar-te. E respondeu-lhes: Ide, e dizei àquela raposa: Eis que eu expulso demônios, e efetuo curas, hoje e amanhã, e no terceiro dia sou consumado. Importa, porém, caminhar hoje, amanhã, e no dia seguinte, para que não suceda que morra um profeta fora de Jerusalém. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste? Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


"Eis que a vossa casa vos ficará deserta", disse o Senhor acerca de Jerusalém. Isso significa que há uma medida para a longanimidade de Deus. A misericórdia de Deus está pronta para ser eternamente paciente, esperando o bem; mas o que Ele deve fazer quando chegamos a tal desordem que nos ajudar é inútil? É por isso que estamos abandonados.

Assim será na eternidade também. Todos dizem: “A misericórdia de Deus não permitirá que as pessoas sejam eternamente rejeitadas”. Não quer isso; mas o que se pode fazer com aqueles que estão cheios de maldade e não querem se corrigir? Eles se colocam além dos limites da misericórdia de Deus e são deixados lá porque não querem sair. Os espíritas inventaram um grande número de reencarnações como meio de purificar os pecadores. Mas aquele que é contaminado pelos pecados em uma encarnação pode ser o mesmo em dez outras, e depois sem fim. Assim como há progresso no bem, também há progresso no mal. Na terra, vemos pessoas amarguradas no mal - elas podem permanecer assim além da terra e, então, para sempre. Quando o fim de tudo chegar, e inevitavelmente chegará, onde colocar os que estão amargurados no mal? Claro, em algum lugar fora da região brilhante determinada para aqueles que trabalharam em si mesmos, para a limpeza de suas impurezas. Isso é o inferno! Aqueles que não melhoraram nas melhores circunstâncias realmente melhorariam nas piores? E se não, este é o inferno eterno! Não é Deus quem é culpado do inferno e dos tormentos eternos nele, mas os próprios pecadores. Se não houvesse pecadores impenitentes, não haveria inferno.

O Senhor deseja muito que não haja pecadores; é para isso que Ele veio à terra. Se Ele deseja a impecabilidade, isso significa que Ele deseja que ninguém caia em tormentos eternos. Tudo depende de nós. Vamos concordar e destruir o inferno com a impecabilidade. O Senhor ficará contente com isso; Ele revelou o inferno para que todos tomassem cuidado para não acabar lá.

São teófano, o Recluso
† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário