21 de Novembro de 2023 (CC) / 08 de Novembro (CE)
Ss. Arquistrategos Miguel e Gabriel, arcanjos e todos os incorpóreos celestes, os Arcanjos: Rafael, Uriel, Selaphiel, Jehudiel, Baraquiel e Jeremiel.
Tom 7
A Celebração da Synaxe do Chefe das Hostes Celestes, Miguel e das demais milícias celestes dos Seres Incorpóreos, foi estabelecida no início do século IV por ocasião do Concílio de Laodiceia (local), ocorrido muitos anos antes do Primeiro Concílio Ecumênico (325 d.C). O Concilio de Laodiceia, através do seu Canon 35, rejeitou e condenou como herética a prática e a crença de adorar os anjos como criadores e governantes do mundo, e definiu a maneira correta de venerá-los.
A Festa foi criada em novembro (nono mês a partir de março, em conformidade aos 9 graus da Hierarquia Angélica). Março era o mês que na antiguidade se comemorava o início do ano novo. O Concílio também elegeu o oitavo dia do mês de novembro como o dia no qual devem ser comemoradas todas as Hostes Celestes conjuntamente com a lembrança do Dia do Juízo Final, ao qual os Santos Pais também chamam de "Oitavo Dia", - uma vez que após a era em que os sete dias [da Criação] tenham transcorrido virá o "Oitavo Dia", o dia que não conhece ocaso, no qual virá o Filho do Homem na sua glória e todos os Santos Anjos, juntamente com Ele" (Mt. 25: 31).
As fileiras angelicais são divididas em três hierarquias: Alta, Média e Menor.Na mais alta hierarquia estão incluídos os três graus: Serafins, Querubins e Tronos.
1. Os Serafins (Seraphimy = flamejante, ardente), entre todos, são os que servem mais próximos à Santíssima Trindade, e são descritos pelo Profeta Isaías como sendo possuidores de seis asas (Is. 6:12). Eles ardem em amor por Deus e impelem os demais a este amor.
2. Querubins. Depois dos Serafins estão diante do Senhor os Querubins. O termo “Cheruvimy” (Gen. 3:24) significa "derramamento de iluminação", "sabedoria", pois através deles (dos Querubins), irradiam-se a luz do conhecimento divino e da compreensão dos mistérios de Deus, por eles são enviadas a sabedoria e o esclarecimento para o conhecimento da Divina Verdade.
3. Tronos. Depois dos Querubins, estão os Tronos (“Thronoi” – Col. 1:16), os quais são agraciados com a misteriosa e incompressível função de defender Deus. Eles servem à causa da retidão e da justiça Divina.
A Média Hierarquia Angélica também consiste em três graus: Dominações, Poderes e Soberanias.
1. As Dominações “Kiriotêtes” (Col. 1: 16), exerecem o domínio sobre as sucessivas fileiras dos Anjos. Eles instruem as autoridades terrenas, estabelecida a partir de Deus, ao sábio governo. Os Domínios, via de regra, influenciam os milagres ajudam a vencer os impulsos pecaminosos, subordinado a carne ao espírito, e fortalece a vontade de vencer a tentação.
2. Poderes “Dunameon” (1 Ped 3: 22). Cumprem a vontade de Deus. Eles operam milagres e transmitem esta graça aos santos agradáveis a Deus, aos quais também concede a perspicácia. Os Poderes assistem o povo na obediência, inspira-lhes a paciência, e nos concedem força e coragem espiritual.
3. Autoridades “Eksoussion” (1 Ped 3:. 22, Col. 1: 16), têm autoridade para dominar o poder do diabo. Eles repelem tentações demoníacas às pessoas, defendem ascetas e guarda-os, também ajudando as pessoas em seus combates contra as astúcias do Maligno.
Na Hierarquia Menor estão incluídos os três graus: Principados, Arcanjos e Anjos.
1. Principados (Col. 1, 16), têm o comando sobre os anjos inferiores, instruindo-os no cumprimento dos mandamentos divinos que lhes são confiados para dirigir o universo, e na proteção às terras, povos e nações. Os Principados instruem o povo a prestar homenagem a quem se deve honrar. Também ensinam ao que têm autoridade a cumprirem suas obrigações, não por glória e lucro pessoal, mas por respeito a Deus e benefício ao próximo.
2. Arcanjos (1 Tessalonicenses 4:. 16), anunciam o Altíssimo, revelam os mistérios da fé, profecias e concedem compreensão da vontade de Deus; eles aprofundam nossa fé, iluminando nossas mentes com a luz do Santo Evangelho.
3. Anjos (1 Ped 3: 22), são os que têm contatos mais próximos com os seres humanos. Eles proclamam a intenção de Deus, orientando as pessoas para a vida virtuosa e santa. Eles protegem os crentes, ajudando-os a se livrarem da queda, e a levantar, uma vez que tenham caído. Nunca nos abandonam e sempre estão preparados a nos ajudar, se assim o desejarmos.
Todas as Hierarquias das Hostes Celestes têm em comum o nome de Anjos em virtude de seu serviço. O Senhor revela Sua vontade para o mais alto dos anjos, e eles por sua vez informará os outros.
* Saiba mais sobre o ensino Ortodoxo acerca dos anjos acessando o Observatório Ortodoxo
Afresco representando Cristo cercado pelas Hostes dos Anjos, os quais, curiosamente, são representados unidos aos corpos celestes que compõem as constelações. A inscrição à volta de Cristo é o trecho do Salmo 148, cantado durante o serviço das Matinas (Orthros):
"Que tudo o que respira louve o Senhor, Louvado seja o Senhor dos céus, louvai-o nas alturas, É apropriado cantar um hino a Ti, ó Deus, louvai-o, todos os seus anjos;... Louvá-io, todas as suas hostes . A Ti, ó Deus, convém cantar hinos”.
Leituras ComemorativasMateus 13:24-30, 36-43 MatinasHebreus 2:2-10 EpístolaLucas 10:16-21 Liturgia
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
2 Tessalonicenses 1:1-10-2:2
Fragmento 274B - Paulo, Silouan e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graças a vós, e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais; o que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do Reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que Ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do Seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do Senhor e da glória do Seu poder, quando naquele dia Ele vier para ser glorificado nos Seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). Ora, irmãos, nós vos rogamos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com Ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já chegando.
Fragmento 274B - Paulo, Silouan e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus nosso Pai e no Senhor Jesus Cristo: Graças a vós, e paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa constância e fé em todas as perseguições e aflições que suportais; o que é prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do Reino de Deus, pelo qual também padeceis; se de fato é justo diante de Deus que Ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do Seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus; os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do Senhor e da glória do Seu poder, quando naquele dia Ele vier para ser glorificado nos Seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós). Ora, irmãos, nós vos rogamos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com Ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já chegando.
Lucas 12:42-48
Fragmento 68 - O Senhor disse: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
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ENSINO DOS SANTOS PADRES
A parábola do mordomo mostra como o cristão deve se comportar em relação às coisas mundanas. Um mordomo faz seu trabalho diligentemente, mas em seu coração não está apegado a nada, está livre de todos os vínculos, relaciona-se com tudo externamente. Assim também deve ser um cristão em relação a todas as coisas mundanas. Mas isso é possível?
É possível. Assim como existe piedade externa sem piedade interna, assim o mundanismo que é apenas externo é possível sem vínculos internos. Mas, nesse caso, tudo ao nosso redor se transformará em uma única forma sem vida, emitindo frieza como uma estátua de mármore? Não; no meio das coisas mundanas, desenvolver-se-á outra vida que é mais atraente do que o mais pleno mundanismo. As coisas mundanas, sendo coisas mundanas, permanecerão verdadeiramente como a forma, enquanto aquilo que aquece o coração começará a proceder de outra fonte, e quem beber dessa fonte não terá mais sede. Mas então, é melhor largar tudo? Por quê?
Mesmo aquele que externamente abandona tudo ainda pode estar preso em seu coração, e aquele que não abandona externamente tudo pode estar livre de vínculos. Claro que é mais conveniente para quem exteriormente renuncia a tudo controlar seu coração. Escolha o que for mais conveniente para você; apenas seja disposto como o Senhor ordena.
São Teófano, o Recluso
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