terça-feira, 14 de novembro de 2023

24ª Terça-feira Depois de Pentecostes

14 de Novembro de 2023 (CC) / 01 de Novembro (CE)
Ss. Mártires Cosme e Damião da Mesopotâmia (Médicos Caridosos e Milagrosos),
e sua Mãe Teodota (início do séc. IV)
Tom 6


Os santos taumaturgos e anárgiros (caridosos) Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã. Seguindo o exemplo de vida de sua mãe e em imitação a Nosso Senhor, os gêmeos tornaram-se homens justos e virtuosos. Ao alcançarem a idade a adulta, aprenderam medicina e as artes da cura e, por sua virtude, receberam do Espírito Santo o dom de curar as enfermidades do corpo e da alma através de sua oração. Por amor a Deus e ao próximo eles jamais cobraram por seus serviços, seguindo estritamente o mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo: «Recebestes de graça, de graça dai!» (Mt. 10:8). Eles tratavam até mesmo os animais. A fama dos Santos Cosme e Damião se espalhou por toda a região da Mesopotâmia, e o povo apelidou os irmãos de médicos anárgiros, ou seja, «aqueles que não recebem dinheiro». 
Num certo dia os santos foram chamados para atender uma senhora acometida de uma doença incurável, de nome Paládia, a quem todos os médicos recusaram-se a tratar. Pela fé, oração e pelos santos dons dos irmãos, o Senhor curou a doença de Paládia, que logo em seguida levantou-se de seu leito, com perfeita saúde, para agradecer a Deus. Desejando recompensar seus médicos de algum modo, em um gesto de gratidão a idosa senhora foi conversar com Damião, e lhe presenteou com três ovos, dizendo: 
«Aceite este pequeno presente em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo». 
Ao ouvir o nome da Santíssima Trindade, o santo médico não ousou recusar o presente. No entanto, quando Cosme soube o que acontecera, entristeceu-se, pois cria que seu irmão havia quebrado seu voto de caridade. Após certo tempo, chegou a hora de São Cosme repousar no Senhor. Em seu leito de morte, ele declarou que não gostaria de ser enterrado ao lado de seu irmão. Alguns meses depois, São Damião também veio a falecer. Todos os seus amigos e parentes ficaram preocupados, pois não sabiam onde deveriam enterrar São Damião. Porém, pela vontade de Deus, um anjo apareceu aos presentes, dizendo que não deveria haver dúvidas se os irmãos deveriam ser enterrados lado a lado, pois São Damião aceitara o presente da velha senhora não como pagamento, mas em respeito ao Nome de Deus e em caridade, para não humilhar a nobre senhora. E assim, os gêmeos foram enterrados lado a lado, em Theremam, Mesopotâmia, atual Síria, no ano de 303 a.D.
Comemoração dos Santos Cosme e Damião 
Tropárion dos Santos Cosme e Damião, Tom 8: Ó Santos caridosos e milagrosos Cosme e Damião, curai-nos de nossas enfermidades. // Concedei-nos gratuitamente, aquilo que de graça recebestes. 
Kondákion dos Santos Cosme e Damião, Tom 2: Tendo recebido o dom das curas, / concedei saúde aos necessitados, ó divinos e milagrosos médicos. / E por vossa visitação derrubai a audácia do inimigo, // curando com vossos milagres o mundo.
Leituras Bíblicas
1 Coríntios 12:27-13:8
Mateus 10:1,5-8 


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Tessalonicenses 3:9-13

Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, 10  olhando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé? Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhem a nossa viagem para vós. E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.

Lucas 11:34-41

A candeia do corpo são os olhos. Quando, pois, os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, quando forem maus, o teu corpo será tenebroso. Vê, então, que a luz que há em ti não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo estiver iluminado, sem ter parte alguma em trevas, será inteiramente luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor. Acabando Jesus de falar, um fariseu o convidou para almoçar com ele; e havendo Jesus entrado, reclinou-se à mesa. O fariseu admirou-se, vendo que ele não se lavara antes de almoçar. Ao que o Senhor lhe disse: Ora vós, os fariseus, limpais o exterior do corpo e do prato; mas o vosso interior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade. Loucos! quem fez o exterior, não fez também o inferior? Dai, porém, de esmola o que está dentro do copo e do prato, e eis que todas as coisas vos serão limpas.

ENSINO DOS SANTOS PADRES


A luz do corpo é o olho, enquanto a luz da alma é a mente. Quando os olhos do corpo não estão danificados, vemos tudo ao nosso redor em nossa vida externa, e sabemos como e para onde ir e o que fazer. Assim também quando a mente está sã, vemos tudo em nossa vida interior, em nossa relação com Deus e nosso próximo, e em como devemos nos comportar.

A mente, o lado superior da alma, combina um sentimento da Divindade, as exigências da consciência e aspirações pelo que é melhor do que tudo que possuímos e conhecemos. Quando a mente está sã, o temor de Deus reina na alma, assim como a boa consciência e o desapego de qualquer coisa externa; mas quando é doentio – Deus é esquecido, a consciência manca em ambas as pernas, e a alma chafurda no que é visível e alcançável. Então é uma noite escura para essa pessoa - os conceitos estão confusos, as ações estão em desarmonia e o coração está apertado com a desesperança. As circunstâncias que ele encontra o empurram e ele é arrastado atrás delas como uma lasca de madeira na corrente de um rio. Ele não sabe o que foi feito até agora, o que ele é agora e como seu caminho terminará.

Por outro lado, aquele cuja mente é sã, temendo a Deus, conduz seus negócios com circunspecção, ouve apenas a lei de sua consciência, que dá uma harmonia uniforme a toda a sua vida, e ele não mergulha nas coisas dos sentidos, tomando asas através da esperança na felicidade futura. A partir disso, sua visão sobre todo o fluxo da vida com tudo o que ela toca é clara, e para ele tudo está cheio de luz, como quando o brilho de uma vela dá uma luz (cf. Lucas 11:36).

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário