quarta-feira, 1 de novembro de 2023

22ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


01 de Novembro de 2023 (CC) / 19 de Outubro (CE)
S. Profeta Joel (séc. VI a.C)
Justo João, o Prodigioso de Kronstadt (1908)
Tom 4


Joel foi o primeiro profeta que deixou anotações de suas pregações. Ele profetizou na Judá durante os reinados de Joás e Amazias, cerca de 800 anos antes de Cristo. Chamava-se a si mesmo de Petuel. Eram tempos de tranquilidade e bonança. Jerusalém, ou Sião, o templo e os serviços religiosos estavam constantemente na boca do profeta. Porém, nas catástrofes sofridas por Judá (uma seca e, sobretudo, um terrível ataque de gafanhotos) o profeta viu o início do juízo de Deus caindo sobre o povo judeu.
 
O principal vício combatido pelo profeta era o cumprimento formal, sem verdadeiros sentimentos, dos rituais religiosos e das leis. Naquele tempo, o piedoso Rei Joás esforçou-se para restabelecer a religião em Judá, alcançando apenas êxito parcial. O profeta previu um crescimento das superstições pagãs e o subsequente castigo Divino, e conclamou o povo hebreu a um sincero arrependimento, dizendo:
"Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal" (Jl 2, 12-13).
Frequentemente, numa mesma visão profética se juntavam acontecimentos de distintos séculos, próximos, porém, no plano religioso. Assim, por exemplo, o juízo divino sobre o povo judeu se junta, em sua visão, com o juízo universal do fim dos tempos:
"Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor. Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, e os vasos dos lagares transbordam, porque a sua malícia é grande. Multidões, multidões no vale da decisão; porque o dia do SENHOR está perto, no vale da decisão. O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. E o SENHOR bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o SENHOR será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel. E vós sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus, que habito em Sião, o meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela. E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do SENHOR, e regará o vale de Sitim. O Egito se fará uma desolação, e Edom se fará um deserto assolado, por causa da violência que fizeram aos filhos de Judá, em cuja terra derramaram sangue inocente. Mas Judá será habitada para sempre, e Jerusalém de geração em geração. E purificarei o sangue dos que eu não tinha purificado; porque o SENHOR habitará em Sião" (Jl 3, 12-18). 
Antes, porém, do juízo final dar-se-á a descida do Espírito Santo e a renovação espiritual do povo de Deus.
"E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar" (Jl 2,28-32).
O Apóstolo São Pedro lembrou esta profecia no dia da descida do Espírito Santo, durante a festividade de Pentecostes. O profeta Joel falava sobre os seguintes temas: a) o ataque dos gafanhotos (1,2-20); b) a aproximação do Dia do Senhor (2,1-11); c) o chamado ao arrependimento (2,12-17); d) a misericórdia divina (2,18-27); e) a renovação espiritual (2,28-32); o juízo sobre todos os povos (3,1-17); e a bênção divina por vir (3,18-21). 
Comemoração de São João de Kronstadt 
Hoje, a Igreja Ortodoxa Russa homenageia o nosso santo e justo Padre João de Kronstadt, o grande homem de oração. As orações do Padre João foram tão eficazes, tão claramente comoventes que nos fazem pensar. Este foi um homem que viveu até o limiar do século XX. Nossos bisavós, até mesmo os avós, poderiam tê-lo conhecido se morassem na Rússia. Esta parte de um folheto sobre São João de Kronstadt escrito pelo Bispo Alexander (Mileant) lança luz sobre a filosofia viva de oração do Padre João e como tal oração pode realizar milagres.
 
“Concentremos a nossa atenção em como o Padre João expressa o seu ensinamento cristão sobre Deus Pai. Quantas vezes Deus Pai é apresentado como distante do mundo! Nos ensinamentos filosóficos religiosos sobre Deus, o Verbo, ou Logos, é explicado em outro sentido, que Deus, o Pai, como o Absoluto, não é igual ao mundo relativo e, portanto, não pode ter contato direto com ele e, conseqüentemente, está em necessidade de um intercessor entre Ele e o mundo, e que tal intercessor é Deus o Verbo, Deus o Filho (Filho de Deus). Tal perspectiva, aliás, foi expressa no sistema filosófico de Vladimir Soloviev. Esta visão penetra muitas vezes também nas nossas ideias religiosas comuns: Deus Pai, vivendo numa Luz inacessível, reservou-se, por esta mesma razão, o direito de estar afastado deste mundo terreno e de nós, pessoas. De maneira semelhante, o pensamento do afastamento de Deus Pai das pessoas é sentido no ensinamento católico romano sobre a expiação (redenção), onde a redenção da humanidade com o Sangue do Filho de Deus é explicada pela necessidade de apaziguar e satisfazer a Deus Pai por Ele ter sido insultado pelo pecado do homem.

Padre João ensina uma ideia totalmente diferente:

"Deus, Pai da Palavra, é também nosso Pai benevolente e amoroso. Ao dizer 'O Pai Nosso', devemos acreditar e lembrar que o Pai que está no céu nunca se esquece e nunca se esquecerá de nós, pois o que o pai terreno esquece ou não cuida de seus filhos? Lembre-se de que nosso Pai Celestial constantemente nos cerca com amor e cuidado, e não é em vão que Ele é chamado de nosso Pai - este não é um nome sem significado e força, mas um nome com grande significado e poder." "Não deveríamos reconhecê-Lo como ainda mais benevolente, porque Ele deu... o maior dom de Sua benevolência, sabedoria e onipotência - com isso se entende liberdade... não se deixar abalar pela ingratidão daqueles que receberam o dom, para que Sua bondade pudesse brilhar mais forte do que o sol diante de todos? E Ele não mostrou por Suas ações Seu amor ilimitado e sabedoria ilimitada, concedendo-nos liberdade, quando, após nossa queda na pecaminosidade e nosso afastamento Dele, e ruína espiritual, Ele enviou ao mundo Seu Filho, o Unigênito, à semelhança do homem perecível, e O deu para sofrer e morrer por nós?"

"Cristão! Lembre-se e tenha constantemente em mente e em seu coração as grandes palavras da Oração do Pai Nosso: 'Pai Nosso, que estás nos Céus.' Lembre-se de quem é nosso Pai. Deus é nosso Pai, nosso Amor: quem somos nós? Somos Seus filhos, e entre nós, irmãos; com que tipo de amor os filhos deveriam viver entre si, tendo um Pai assim? Se vocês fossem filhos de Abraão, você teria feito as obras de Abraão; que tipos de ações devemos fazer?" “Nossa vida é de amor - sim, amor. E onde há amor, há Deus, e onde há Deus, há todo o bem... E assim com alegria alimentar e encantar a todos, agradar a todos e depender de todas as coisas estão sobre o Pai celeste, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Traga ao seu próximo em sacrifício aquilo que lhe é caro...” E assim, vemos o Padre João converter os dogmas fundamentais em admoestações morais imediatas; ele mostra que toda verdade da fé contém em si um propósito moral.

Padre João, em sua teologia sobre o Pai ensina, antes de tudo, sobre o pensamento divino. “Da mente de Deus, do pensamento de Deus, procede todo pensamento do mundo. Em geral, em todo o mundo vemos o reino do pensamento, como em toda a estrutura do mundo visível, assim também, em particular, na terra, em a rotação e a vida do planeta terrestre, na distribuição dos elementos do mundo: ar, água, fogo, enquanto outros fenômenos estão distribuídos em todos os animais, nos pássaros, peixes, cobras, feras, e no homem, em seus sábios e formação proposital, e em suas capacidades, moral, hábitos; nas plantas, em sua adaptação, na nutrição, e assim por diante; em todos os lugares vemos o reino do pensamento, mesmo na pedra e na areia inanimadas.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Colossenses 3:17-4:1

Fragmento 259 - Irmãos, tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em Nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai. Vós, mulheres, estejais sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança; porque a Cristo, o Senhor, servis. Vós, senhores, fazei o que for de justiça e equidade a vossos servos, sabendo que também tendes um Senhor nos céus.

Lucas 9:44-50

Fragmento 47 -
O Senhor disse aos Seus discípulos: Ponde vós estas palavras em vossos ouvidos, porque o Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens. Mas eles não entendiam esta palavra, que lhes era encoberta, para que a não compreendessem; e temiam interrogá-Lo acerca desta palavra. E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, vendo o pensamento de seus corações, tomou um menino, pô-lo junto a Si, e disse-lhes: Qualquer que receber este menino em Meu Nome, recebe-Me a Mim; e qualquer que Me receber a Mim, recebe O que Me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande. E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em Teu Nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não Se segue conosco. E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.

† † †


ENSINO DOS SANTOS PADRES

"Quem me receber, recebe aquele que me enviou", diz o Senhor, enquanto quem o enviou é Deus. Conseqüentemente, quem confessa ao Senhor, confessa a Deus; enquanto quem não O confessa, não confessa a Deus. Você dirá: Confesso que Cristo é um grande, o mais sábio e universal Mestre. Não, confesse-Lo assim, não é a mesma coisa que o Filho diz de Si mesmo: Que Ele e o Pai são um, pessoas de uma mesma natureza divina, separadas, mas um em honra e co-reinado. Se alguém não confessa assim, não importa o quanto tenha adorado o Senhor, é o mesmo que não O confessar; e assim não O confessando, também não confessa o Pai, e, assim, não confessa a Deus. 

É por isso que, não importa quais demonstrações vocês façam de honrar a Deus, vocês não O honram se não confessarem o Senhor Jesus Cristo como o Filho Unigênito de Deus, encarnado por nossa causa, e que nos salvou através de Sua morte em a Cruz. Somente confessar Deus, não é a mesma coisa desde que que Ele seja confessado. Aqueles que adoram o sol e as estrelas, ou criaturas inventadas, não são chamados de adoradores de Deus, porque não consideraram Deus a Quem de fato o É Deus. 

Assim, quem não confessa o Senhor não é honrador de Deus, porque não confessa o Deus que é o Deus verdadeiro. O verdadeiro Deus não existe sem o Filho co-eterno e co-originado. Portanto, uma vez que você deixa de confessar o Filho, você não confessa mais o Deus verdadeiro. Somente Deus discernirá quanto vale a sua confissão; mas como para nós Deus é revelado como o verdadeiro Deus, sem esta revelação não se pode ter o verdadeiro Deus.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário