sexta-feira, 10 de novembro de 2023

23ª Sexta-feira Depois de Pentecostes

10 de Novembro de 2023 (CC) / 28 de Outubro (CE)
Santa Mártir Parasceva; Ss. Mártires Terêncio, sua esposa Neolina e seus filhos;  
Estêvão, o poeta do Mosteiro de São Saba; Arsênio, Arcebispo da Sérvia;  
Jó, Higúmeno de Pochaev,
Jejum (Azeite é permitido)
Tom 5

A Santa Mártir Parasceva
Ela nasceu na cidade de Iconium, filha de pais ricos e amorosos por Cristo. Depois da morte de seus pais, a donzela Parasceva começou a distribuir suas posses aos pobres e aos menos afortunados, tudo em Nome de Cristo, o Senhor. Quando uma perseguição começou sob Diocleciano, Parasceva foi provada ante o Governador daquela terra. Quando o Governador perguntou seu nome, Parasceva respondeu que se chamava cristã. Ele a repreendeu por não lhe dizer seu nome usual e Parasceva disse-lhe:
"Primeiro, eu tive que dizer-te meu nome na vida eterna, e então meu nome nesta vida temporal."
Depois de açoitá-la, o Governador lançou Parasceva na prisão, onde um anjo de Deus lhe apareceu, a curou de seus ferimentos e a consolou. Pela oração, Parasceva destruiu todos os ídolos no templo pagão. Depois de duras e duras torturas, Parasceva foi decapitada e tomou sua morada na vida eterna.

Tropárion da Grande Mártir Parasceva, Tom 4: Ó toda-sábia e louvável Parasceva, mártir de Cristo, / tendo recebido o poder masculino e deixado de lado a sua fraqueza feminina, / venceste o diabo e envergonhaste o tirano, clamando e dizendo: / "Venham, cortem meu corpo em pedaços com vossas espadas / e me queimem com fogo; / pois, regozijando-me, irei a Cristo meu Esposo!” // Por suas súplicas, Ó Cristo Deus, salva nossas almas.

Kondákion, Tom 3: Levando teu santo e imaculado tormento a Cristo, o Noivo imortal, como um dote, /  alegraste o coro dos anjos / e venceste as ciladas dos demônios. Por isto, nós com fé te honramos, // ó Mártir sofredora Parasceva. 

Os Santos Mártires Terêncio, Neonila e Seus Filhos

Os mártires Terêncio, Neonila e seus filhos: Sarbélio, Fócio, Teódulo, Hieráx, Nita, Vele e Eunice padeceram seus martírios durante a perseguição do Cristianismo sob o Imperador Décio (249-250). 
Eles zelosamente confessaram Cristo e denunciaram a idolatria, por isso os pagãos submeteram toda a família a terríveis torturas e tormentos, mas não conseguiram levá-los a renunciar a verdadeira fé. 
Assim, os santos mártires foram decapitados, e receberam as coroas de martírio. 
Tropárion dos Mártires Terêncio, Sua Esposa Neonilla e Filhos, Tom 4: Em seus sofrimentos, Ó Senhor,/ Teus mártires receberam coroas imperecíveis de Ti, nosso Deus; / pois, possuídos de Teu poder, / aniquilaram seus algozes e esmagaram a débil audácia dos demônios. almas. // Por suas súplicas, salva, Ó Senhor, as nossas almas. 

Kondákion dos mártires, Tom 4: Hoje honramos as memórias dos mártires, Terêncio, o Sábio e sua Companheira, / que a todos trazem o júbilo; / portanto, acolhamos a cura, / pois, eles receberam do Espírito Santo, // a graça de curar as enfermidades e as dores de nossas almas.  


Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Tessalonicenses 2:14-19

Fragmento 266 - Irmãos, vós haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles; os quais também mataram o Senhor Jesus e os Seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim. Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás nos impediu. Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?

Lucas 11:23-26

Fragmento 58 -
Disse o Senhor: Quem não é Comigo é contra Mim; e quem Comigo não ajunta, espalha. Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“Cristo Instrui A Igreja”

Principalmente nós que somos bispos e presidimos na Igreja, devemos manter e defender com firmeza esta unidade, em prova da indissolúvel unidade do mesmo episcopado. Ninguém engane com mentiras aos irmãos. Ninguém altere a pureza da fé com uma infiel prevaricação. O episcopado é único, e dele possui por inteiro cada bispo a sua porção.

Também a Igreja é una, a qual com prodigiosa fecundidade se propaga e se estende em muitos, assim como são muitos os raios de sol, porém única a luz. São muitos os ramos da árvore, mas um só tronco, uma só raiz; muitos os córregos que se espalham aqui e ali a partir de uma única fonte; mas em meio de tantas correntezas, um o manancial, e a veia mãe. A unidade da luz não comporta que se separe um raio do centro solar; quebra um galho da árvore, já não brotará; corta a comunicação entre a fonte e o arroio, e ele seca imediatamente.

Desta forma, a Igreja iluminada pela luz do Senhor esparge seus raios por todo o mundo; porém, uma mesma é a luz que por todas as partes se difunde, e não admite divisão. Ela desdobra os ramos por toda a terra, com grande fecundidade; estende-se ao longo dos rios, com toda liberalidade, e, no entanto é uma na cabeça, uma pela origem, uma só mãe imensamente fecunda. Nascemos todos de seu ventre, somos nutridos com o seu leite e animados com o seu espírito.

A Esposa de Cristo não pode ser adúltera, ela é incorruptível e casta. Conhece só uma casa, observa, com delicado pudor, a inviolabilidade de um só leito. É ela que nos guarda para Deus e destina os filhos que tem gerado a um reino imortal.

Não chegará a receber as promessas da Igreja quem dela se aparta e se junta com uma adúltera. Não chegará a receber a recompensa de Jesus Cristo o que abandona a Igreja de Jesus Cristo. É um estranho, um profano, um inimigo. Já não pode ter a Deus por Pai quem não reconhece a Igreja por mãe.

Se foi possível alguém se salvar fora da arca de Noé, então também se salvará quem estiver fora da Igreja. O Senhor nos alerta e diz: Quem não está comigo está contra mim, quem comigo não recolhe, dissipa. O que rompe a paz e a união de Jesus Cristo, está contra Jesus Cristo; quem recolhe fora da Igreja de Jesus Cristo, dispersa a Igreja do próprio Jesus Cristo.
O Senhor disse assim: Eu e o Pai somos um; e do Pai, do Filho e do Espírito Santo está escrito: Estes três são um. Como poderá alguém pensar que esta unidade da Igreja, estabelecida pelo próprio fundamento da unidade divina, e tão conforme com os mistérios celestiais, pode ser rompida e sacrificada ao arbítrio de partidos?

Quem não observa esta unidade também não observa a lei de Deus; não observa a fé do Pai e do Filho, nem conserva sua vida, nem sua salvação.”

São Cipriano, Bispo de Cartago (Séc. III)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário