quinta-feira, 23 de novembro de 2023

25ª Quinta-feira Depois de Pentecostes

 


23 de Novembro de 2023 (CC) / 10 de Novembro (CE)
Ss. Apóstolos dos 70, Herodião, Sosípatro, Tércio, Erasto e Quarto (séc. I);
Mártir Orestes, Médico
Tom 7


Os seis santos faziam parte do grupo dos setenta apóstolos do Senhor. As Sagradas Escrituras se referem a eles no capítulo 16 da Epístola de Paulo aos Romanos. A maior parte deles foram Bispos da Igreja de Cristo e se tornaram modelos de prática do Evangelho. 
«Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de modelo ao rebanho.» 1 Pedro 5:2,3
De fato, os seis Apóstolos foram modelos de virtudes. Olimpo e Herodião morreram martirizados por Nero; Sosípatro foi bispo de Icônio e morreu tendo realizado um excelente trabalho pastoral; Tércio tornou-se o segundo Bispo de Icônio. Erasto foi Bispo de Neados e Quarto de Biritu, lutando corajosamente através do ensinamento e da fé, atraindo para fé cristã muitos idólatras de sua época.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

2 Tessalonicenses 2:13-3:5

Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra. No demais, irmãos, rogai por nós, para que a palavra do Senhor tenha livre curso e seja glorificada, como também o é entre vós; para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno. E confiamos quanto a vós no Senhor, que não só fazeis como fareis o que vos mandamos. Ora o Senhor encaminhe os vossos corações no amor de Deus, e na paciência de Cristo.

Lucas 13:1-9

E, Naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; e disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; e, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


Pilatos misturou o sangue dos galileus com seus sacrifícios. O Senhor disse: "A menos que vos arrependais, todos igualmente perecereis"; a torre de Siloé caiu e matou 18 pessoas. O Senhor disse novamente: "A menos que vos arrependais, todos igualmente perecereis".

Isso dá a entender que, quando algum infortúnio recai sobre os outros, não devemos raciocinar sobre por que isso aconteceu, mas sim olhar para nós mesmos e examinar se há algum pecado em nós que mereça punição temporária para a instrução de outros, e nos apressar em eliminá-los com arrependimento. O arrependimento purifica o pecado e remove a causa que atrai uma catástrofe. Enquanto uma pessoa está em pecado, um machado é colocado na raiz da árvore de sua vida, pronto para cortá-la. Não corta porque espera o arrependimento. Arrependa-se e o machado será tirado, e sua vida fluirá até o fim na ordem natural das coisas; se você não se arrepender - espere ser cortado.

Que homem pode saber se viverá até o próximo ano? A parábola da figueira infrutífera mostra que o Salvador ora para que a justiça Divina poupe cada pecador na esperança de que ele se arrependa e dê bons frutos. Mas às vezes acontece que a justiça Divina não ouve mais as intercessões, e talvez Ele apenas concorde em permitir que alguém mais um ano permaneça vivo. Como você sabe, pecador, que não está vivendo seu último ano, seu último mês, dia e hora?

São Teófano, o Recluso

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário