segunda-feira, 13 de novembro de 2023

24ª Segunda-feira Depois de Pentecostes

13 de Novembro de 2023 (CC) / 31 de Outubro (CE)
Ss. Eustáquio, Apeles, Ampliato, Urbano, Aristóbulo e Narciso, Apóstolos [dos 70]
Tom 6



Estes santos eram todos do grupo dos setenta apóstolos do Senhor. «Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem» (2Cor 2,15). 
Eustáquio foi o primeiro bispo de Bizâncio e, depois de 16 anos de atividade apostólica, pregando zelosamente o evangelho de Cristo e convertendo muitos pagãos à fé verdadeira, repousou em paz. 
Apeles foi eleito e ordenado bispo de Heraclea, onde, por sua vida e pregação, promoveu à conversão muitos pagãos à fé cristã. 
Ampliato tornou-se o bispo de Odysupoleos (Dióspolis) e Urbano foi bispo da Macedônia e, por terem destruído muitos ídolos pagãos, foram detidos, morrendo martirizados. 
Narciso foi bispo de Atenas, onde anunciava o Santo Evangelho. Desagradando assim aos idólatras, foi logo detido e martirizado. 
Aristóbulo era também bispo e ensinou a palavra de Deus até seus últimos dias de vida, entregando assim em paz a sua alma a Deus. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

1 Tessalonicenses 2:20-3:1-8

Fragmento 267 - Irmãos, vós sois nossa glória e gozo. Por isso, não podendo esperar mais, achamos por bem ficar sozinhos em Atenas; e enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no Evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé; para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados, pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis. Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil. Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.

Lucas 11:29-33

E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer: Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas; porquanto, assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o Filho do homem o será também para esta geração. A rainha do sul se levantará no juízo com os homens desta geração, e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; pois se converteram com a pregação de Jonas; e eis aqui está quem é maior do que Jonas. E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.

† † †

ENSINO DOS SANTOS PADRES


“A Luz Que Ilumina A Todo Homem”

A lâmpada colocada sobre o candeeiro, da qual fala a Escritura, é Nosso Senhor Jesus Cristo, luz verdadeira do Pai, que vindo a este mundo ilumina a todo homem. Ao assumir a nossa carne o Senhor se transformou em lâmpada, e por isto é chamado “luz”, ou seja, Sabedoria e Palavra do Pai e de sua mesma natureza. Como tal é proclamado na Igreja pela fé e pela piedade dos fiéis.

Glorificado e manifestado diante das nações por sua vida santa e pela observância dos mandamentos, ilumina a todos os que estão na casa – ou seja, neste mundo –, assim como o afirma em certo lugar esta mesma Palavra de Deus: Não se acende uma lâmpada para colocar debaixo de uma vasilha, mas para colocá-la no candeeiro, para que ilumine a todos da casa. Claramente denomina-se a si mesmo “lâmpada”, porém, sendo Deus por natureza, quis tornar-se homem por uma condescendência de seu amor.

Segundo meu parecer, também o grande Davi se refere a isto quando, falando do Senhor, diz: A tua palavra é lâmpada para os meus passos e luz em meu caminho. Com razão, portanto, a Escritura chama “lâmpada” ao nosso Deus e Salvador, visto que ele nos liberta das trevas da ignorância e do mal.

Na realidade, ele, assim como uma lâmpada ao dissipar a obscuridade de nossa ignorância e as trevas de nosso pecado, veio a ser como um caminho de salvação para todos os homens: com a força que comunica e com o conhecimento que concede, o Senhor conduz para o Pai aqueles que com ele querem avançar pelo caminho da justiça e seguir a senda dos preceitos divinos. E quanto ao candeeiro, deve-se dizer que significa a santa Igreja, a qual, com a sua pregação, faz que a palavra luminosa de Deus brilhe e ilumine aos homens do mundo inteiro, como se fossem os moradores da casa, e sejam levados deste modo ao conhecimento de Deus com o esplendor da verdade.

A Palavra de Deus não pode, de modo algum, ficar oculta debaixo de uma vasilha; ao contrário, deve ser colocada no mais alto da Igreja, como o melhor dos seus ornamentos. Se a palavra ficasse dissimulada sob a letra da lei, como debaixo de uma vasilha, deixaria de iluminar aos homens com a sua luz eterna. Escondida sob a vasilha, a palavra já não seria fonte de contemplação espiritual para aqueles que desejam livrar-se da sedução dos sentidos, que, com o seu engano, nos inclinam para captar somente as coisas efêmeras e materiais; posta, porém, sobre o candeeiro da Igreja, ou seja, interpretada pelo culto em espírito e verdade, a Palavra de Deus ilumina a todos os homens.

Na verdade a letra, se não se interpreta segundo seu sentido espiritual, não tem mais valor que o sensível e está limitada ao que significam materialmente as suas palavras, sem que a alma chegue a compreender o sentido do que está escrito.

Não coloquemos, portanto, sob a vasilha, com nossos pensamentos racionais, a lâmpada acesa – a saber, a palavra que ilumina a inteligência –, para que não possam culpar-nos de ter colocado sob a materialidade da letra a força incompreensível da sabedoria; a coloquemos, antes, sobre o candeeiro – ou seja, sobre a interpretação que lhe dá a Igreja –, no mais elevado da genuína contemplação; assim iluminará a todos os homens com os fulgores da revelação divina.”

São Máximo Confessor (séc. VII)

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário