28 de Novembro de 2023 (CC) / 15 de Novembro (CE)
Os santos Gorias e Samonas foram presos durante a perseguição de Diocleciano. Como eles se recusaram a render sacrifícios aos deuses pagãos, foram pendurados pelas mãos com pesos amarrados aos pés. Depois, passaram três dias no interior de um horrível calabouço, sem comer ou beber. Quando foram retirados de lá, Gorias estava agonizante. Samonas foi cruelmente torturado mais uma vez, mas permaneceu firme na fé. Ambos morreram decapitados.
Mais tarde, um Diácono de Edessa, de nome Habib, escondeu-se durante a perseguição de Licínio, mas finalmente se entregou para também ganhar a coroa do martírio. O magistrado perante o qual compareceu, fez a tentativa de convencê-lo a abjurar a fé e, em troca, escapar com vida, mas Habib se recusou a isso, pelo que foi condenado à fogueira. Sua mãe e outros parentes o acompanharam até o local da execução. Os carrascos deram permissão para que se desse o beijo da paz entre eles, antes de serem atirados às chamas. Os cristãos recolheram depois o corpo do mártir, que o fogo não havia consumido, e sepultaram-no num local próximo de seus companheiros e amigos Gorias e Samonas.
As relíquias desses mártires estão conservadas num dos dois principais santuários de Edessa, na Síria.
Diretrizes Para o Jejum da Natividade15 de novembro (28/11)* a 24 de dezembro (06/01)
O jejum da Natividade (ou do Advento) é um dos quatro períodos canônicos de jejum do calendário eclesiástico Ortodoxo. Este é um jejum jubiloso em preparação para o Natal de Cristo. Esta é a razão pela qual é menos rigoroso do que outros períodos de jejum.
O jejum da Natividade é dividido em três períodos*:
O 1º período é de 28 de novembro do calendário a 19 de dezembro, onde é permitido o consumo de peixe, vinho e óleo vegetal, exceto às quartas e sextas-feiras, pois, nestes dias recordamos a traição do Senhor (quarta-feira) e Sua crucificação (sexta-feira); por isto a disciplina do jejum tradicional (abstinência total de carne, laticínios, peixe, vinho e óleo) é observada.
O 2º período é de 19 de dezembro a 01 de janeiro, onde é permitido o uso de óleo vegetal durante a semana, exceto às quartas e sextas-feiras, O peixe, neste período, é permitido apenas aos sábados e domingos.
O 3º período é o de 2 de janeiro a 6 de janeiro, no qual inicia-se um jejum menos suave, pois neste período consome-se apenas pães, frutas, vegetais e grãos. No sábado e no domingo, é permitido o uso de óleo vegetal. Na quarta e na sexta-feira, pratica-se a "xerofagia" (ingestão de alimentos crus, ou cozidos a vapor ou água fervente, sem nenhum tipo de tempero).
* Carnes de animais e aves ou quaisquer produtos deles derivados, bem como leite, ovos e todos os lacticínios, em tempo algum dos períodos dos jejuns, têm seus consumos permitidos.
Nos dias em que o uso o óleo vegetal é proibido, pode-se usar azeitonas.
O consumo dos alimentos permitidos deve ser feito de forma moderada.
Camarões, mariscos e todos os pescados invertebrados não são permitidos durante todo o tempo do jejum.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Fragmento 77 - Naquela época, muitas pessoas estavam caminhando com Jesus, e virando-se, Ele lhes disse: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após Mim, não pode ser Meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser Meu discípulo. Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário