quarta-feira, 26 de junho de 2024

1ª Quarta-feira Depois de Pentecostes


26 de Junho de 2024 (CC) / 13 de Junho (CE)
Santa Mártir Aquilina; Antipatros; Mártir Atonina;
Semana SemJ ejum
Tom 7

A Santa Mártir Aquilina, natural da cidade fenícia de Biblos, padeceu sob o imperador Diocleciano (284-305). Seus pais a criaram na piedade cristã. Quando a menina tinha apenas 12 anos, convenceu um amigo pagão a se converter a Cristo. Uma das servas do Governador imperial Volusian denunciou que a menina estava ensinando seus pares a não honrar a religião de seus pais. Aquilina confessou firmemente sua fé em Cristo diante do Governador e disse que não O renunciaria. Volusian tentou, por meio de persuasão e lisonja, influenciar a jovem confessora, mas vendo sua segurança, então deu ordens para torturá-la. Eles bateram a esbofetearam e depois, deixando-a nua, chicotearam-na. O torturador perguntou zombeteiramente: 
“Onde está então o teu Deus? Deixe-o vir e tirar-te das minhas mãos”. 
A santa respondeu: "O Senhor está invisivelmente aqui comigo, e quanto mais eu sofrer, mais Ele me dará força e resistência”. 
Com varas em brasa, eles perfuraram a cabeça da mártir nas orelhas. A santa mártir caiu como morta. O torturador decidiu que a menina havia realmente morrido e deu ordem para jogar seu corpo fora da cidade para ser devorado por cães. À noite um santo Anjo apareceu a Santa Aquilina, despertou-a e disse: 
“Levanta-te e fica bem. Vai e denuncia Volusian, que ele próprio e a sua intenção se desfazem diante de Deus”. 
A mártir, louvando a Deus e tendo sido restaurada ilesa, foi à corte do Governador e apresentou-se diante de Volusian. Ao ver Santa Aquilina, Volusian assustado chamou seus servos e ordenou que a vigiassem até de manhã. Pela manhã proferiu a sentença de morte contra Santa Aquilina sob a alegação de ser feiticeira e de não obedecer aos decretos imperiais. Quando levaram a santa à execução, ela orou e deu graças a Deus, por ter-lhe concedido sofrer pelo Seu Santo Nome. Uma voz foi ouvida em resposta à sua oração, convocando-a ao Reino Celestial, após o que a mártir entregou seu espírito a Deus (†293). O carrasco temeu desobedecer às ordens do Governador e, embora já morta, cortou-lhe a cabeça. Os cristãos enterraram piedosamente o corpo da mártir. Mais tarde, suas relíquias foram levadas para Constantinopla e colocadas dentro de uma igreja com seu nome.
Oração Antes de Ler as Sagradas Escrituras 
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Hoje comemoramos a terceira descoberta da cabeça do Precursor, São João Batista que, pelas vicissitudes daquela época havia se perdido mais uma vez.   
Esteve enterrada por muitos anos e foi encontrada por uma revelação a um sacerdote numa vasilha especial de argila, mas dentro de um recipiente de prata, enterrado num lugar sagrado (Comana de Capadócia). 
Logo que foi encontrada, esta preciosa relíquia foi trasladada para Constantinopla e recebida com grande respeito, solenidade e alegria pelo Imperador, o Patriarca, o clero e toda a cidade, confirmando assim o que diz o Salmo 34:19-20 ,“São numerosas as tribulações do justo, mas de todas o livra o Senhor,Ele protege cada um de seus ossos, nem um só deles será quebrado”. Em 24 fevereiro comemora-se a Primeira e a Segunda Descoberta.  

Romanos 1:18-27

18 Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. 19 Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus corações, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. 26 Pelo que Deus os entregou a paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza; 27 semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.

Mateus 5:20-26

Fragmento 12 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: 

“Não assassinarás; e, quem assassinar será réu de juízo”. 

Eu, porém, vos digo que todo aquele que se enfurecer contra seu irmão, será réu de juízo; e quem condenar a seu irmão, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: “Tolo”, será réu do fogo da guehenna. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele; para que não aconteça que o adversário te entregue ao guarda, e sejas lançado na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário