segunda-feira, 17 de junho de 2024

7ª Segunda-feira de Páscoa

17 de Junho de 2024 (CC) / 04 de Junho (CE)
São Metrófanes, Primeiro Patriarca de Constantinopla (325)
São Metódio, Abade de Peshnosha (1392)
Tom 6

São Mitrofanes, Patriarca de Constantinopla, foi contemporâneo de São Constantino, o Grande (306-337). Seu pai, Domécio, era irmão de nascimento do Imperador Romano Probo (276-282). Tendo descoberto a falsidade da religião pagã, Domécio passou a acreditar em Cristo. Durante um período de terrível perseguição aos cristãos em Roma, São Domécio partiu para Bizâncio com dois dos seus filhos, Probo e Mitrofanes, e começou a ser instruído na lei do Senhor pelo Bispo Tito, um homem de vida santa. Vendo o desejo ardente de Domécio de trabalhar para o Senhor, São Tito o ordenou presbítero. E após a morte de Tito, Domécio (272-303) foi elevado ao trono episcopal, e depois seus filhos, Probo (303-315) e em 316, São Mitrofanes. 
Ao chegar a Bizâncio, o Imperador Constantino ficou encantado com a beleza e o ambiente confortável da cidade. E tendo visto a santidade de vida e a sagacidade de São Mitrofanes, o Imperador o levou consigo a Roma. Logo, Constantino, o Grande, transferiu a capital de Roma para Bizâncio levando novamente São Mitrofanes para lá. No ano 325 foi convocado o Primeiro Concílio Ecumênico para resolver a heresia ariana. Constantino, o Grande, fez com que os Santos Padres do Concílio concedessem a São Mitrofanes o título de Patriarca. Desta forma, o Santo tornou-se o primeiro Patriarca de Constantinopla. O próprio Santo Mitrofanes era muito velho e não pôde estar presente no Concílio, e enviou em seu lugar o khore-bispo (bispo vigário) Alexandre. No final do Concílio, o imperador, juntamente com os santos padres, visitou o patriarca enfermo. A pedido do Imperador, o Santo revelou a si mesmo a escolha de um sucessor digno - o Bispo Alexandre, prevendo que depois de Alexandre seria elevado ao trono patriarcal Paulo (na época um leitor), e ao Patriarca de Alexandria, Alexandre, ele predisse que seu sucessor seria o Arquidiácono Santo Atanásio. 
São Mitrofanes expirou expirou em paz no ano 326, aos 117 anos. Suas relíquias repousam em Constantinopla, numa igreja, erguida em sua memória. 
Comemoração de São Metódio de Peshnosha
O Monge Metódio, Higoumeno de Peshnosha (XIV), foi o fundador do mosteiro de Peshnosha. Em sua juventude, ele foi até o Monge Sérgio de Radonej e passou vários anos sob sua orientação; mais tarde, com a bênção do Monge Sérgio, retirou-se para um lugar solitário e construiu para si uma cela na floresta além do rio Yakhroma. Logo, neste local profundo e pantanoso, vários discípulos vieram até ele, querendo imitar sua vida. O Monge Sérgio o visitou e o aconselhou a construir um mosteiro e uma igreja. O próprio Monge Metyódio trabalhou duro na construção da igreja e das celas, "a pé carregando" ("pesh nosya") madeira ao longo do rio, e o mosteiro a partir dessa época passou a ser chamado de "o Peshnozh". 
Em 1391, o Monge Metódio tornou-se abade deste mosteiro. Às vezes ele se afastava duas verstas do mosteiro para orar solitariamente, e também ali, o Monge Sérgio vinha até ele para uma conversa espiritual, por isso este local recebeu o nome de "Beseda" ("Local de Conversação"). 
O Monge Metódio foi sepultado († 1392) no mosteiro por ele fundado. Em 1732, sobre suas relíquias foi erguida uma igreja em nome dos Monges Sérgio de Radonezh e Metódio de Peshnosha. O início da sua celebração local remonta ao final do século XVII - início do século XVIII.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 21:8-14

8 Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9 Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. 10 Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; 11 e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. 12 Quando ouvimos isto, rogamos-lhe, tanto nós como os daquele lugar, que não subisse a Jerusalém. 13 Então Paulo respondeu: Que fazeis chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. 14 E, como não se deixasse persuadir, dissemos: Faça-se a vontade do Senhor; e calamo-nos.

João 14:27-15:7

Fragmento 49 –
O Senhor disse aos Seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a Minha paz vos dou; Eu a vós a dou, não como o mundo dá. Não se perturbe o vosso coração, nem tenhais medo. Vós Me ouviste dizer: 'Vou embora e voltarei para vós'. Se Me amásseis, vos alegraríeis porque Eu disse: 'Vou para o Pai', pois Meu Pai é maior do que Eu. E agora Eu vos disse, antes que aconteça, para que, quando acontecer, possais crer. Não falarei mais convosco, pois o governante deste mundo está chegando e ele nada tem Comigo. Mas para que o mundo saiba que Eu amo o Pai; e como o Pai Me ordenou, assim o faço. Levantai-vos, vamos embora daqui. Eu Sou a videira verdadeira e Meu Pai é o Viticultor. Todo ramo em Mim que não dá fruto, Ele o corta; e todo ramo que dá fruto, Ele poda, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos por causa da palavra que lhes falei. Permanecei em Mim e Eu em vós. Assim como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podeis dar fruto, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, dá muito fruto; pois sem Mim não podeis fazer nada. Se alguém não permanecer em Mim, será lançado fora como um ramo e secará; e eles o colhe e o lança no fogo, e é queimado. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e isso vos será feito. Nisto é glorificado Meu Pai: Que deis muito fruto; então sereis Meus discípulos”.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário