sábado, 15 de junho de 2024

6º Sábado da Páscoa

15 de Junho de 2024 (CC) / 02 de Junho (CE)
São Nicéforo, bispo de Constantinopla (829);
Grande Mártir João, o Novo, de Sochav, em Belgorod (1332)
Tom 5

 

Este santo é comemorado no dia 02 de junho. Depois que o Imperador Constantino IV e a Imperatriz Irene restabeleceram a veneração das santas imagens, o jovem Nicéforo lhes foi apresentado e, de pronto, por suas grandes qualidades, conquistou-lhes a simpatia. Na corte, distinguiu-se por sua oposição aos iconoclastas, tendo sido secretário no Segundo Concílio de Nilcéia e comissário imperial. Mesmo sendo um brilhante orador, filósofo, músico e possuindo todas as qualidades de um estadista, sempre teve uma forte inclinação para a vida religiosa, isolada, e mesmo estando envolvido nos assuntos públicos, construiu um monastério num lugar isolado, próximo ao Mar Negro. 
Após a morte de Tarásios, Patriarca de Constantinopla, não foi encontrado ninguém mais apto a sucedê-lo que Nicéforo. Sendo leigo, houve algumas objeções à sua eleição, qualificando-a como contrária aos cânones, e só a pedido expresso do Imperador, pode ser persuadido a ser ordenado sacerdote e a aceitar o cargo. Durante a sua consagração, realizada em 12 de Abril, no ano 802, manteve em mãos o tratado que ele havia escrito em defesa da veneração aos ícones e, no final da cerimônia, depositou-o ao lado do altar, como uma promessa de que seria sempre defensor da Tradição da Igreja. 
Não demorou muito tempo até que o novo Patriarca tivesse de se enfrentar novamente com os que lhe eram hostis. Suas principais obras foram uma Apologia para o ensino Ortodoxo com relação aos Santos Ícones e outro extenso tratado em duas partes: A primeira, uma defesa da Igreja contra a acusação de idolatria; e a segunda, conhecida como "Antiherética", uma refutação aos escritos de Constantino V sobre as imagens sagradas. Além de vários outros tratados - a maioria sobre a iconoclastia - deixou duas obras históricas conhecidas como "Breviarium" e "Cronografia".  A primeira é uma breve história do reinado, de Mauricio à Constantino IV e Irene; a outra, uma crônica com os principais acontecimentos, desde o início do mundo. Na compilação dos concílios é possível ainda encontrar-se os dezessete cânones de Nicéforo, sendo que no segundo declara ilícito viajar aos domingo sem necessidade. 
Em 2 de junho do ano 829 o santo morreu, e em 13 de Março do  ano 846, por ordem da Imperatriz Teodora e do Patriarca São Metódio, os restos mortais de São Nicéforo foram transferidos da Ilha de Prokenesis para Constantinopla, tendo sido depositados na Igreja dos Santos Apóstolos. 
Comemoração de São João de Sochav 
O Santo Grande Mártir João, o Novo, de Sochav, viveu no século XIV na cidade de Trapizund. Por profissão ele era um comerciante, piedoso e firme em sua Ortodoxia, e generoso com os pobres.
 
Certa vez, de acordo com suas atividades comerciais, ele estava navegando em um navio. O capitão do navio não era ortodoxo. Tendo entrado em discussão sobre a fé com São João, sentiu-se humilhado e guardou forte rancor do santo. Durante a estadia do navio em Belgrado, perto do Bósforo, o capitão dirigiu-se ao governador da cidade, um adorador do fogo pela fé, e sugeriu que em seu navio estava um homem estudioso, desejando também se tornar um adorador do fogo. 
O Governador da cidade, com estima, convidou São João a juntar-se aos adoradores do fogo, blasfemando a sua fé em Cristo. 
O Santo orou secretamente, pedindo a ajuda Daquele que disse: 
“Quando, no entanto, eles te levarem a entregar-te, não te preocupes de antemão com o que dirás, e não ponderes; mas o que te será dado naquela hora, fala vós, pois, não sois vós quem fala, mas sim o Espírito Santo” (Mc 13: 11). 
E o Senhor deu-lhe coragem e compreensão para repudiar todas as reivindicações dos ímpios e para se confessar firmemente cristão. Depois disso, o santo foi espancado com tanta força com varas que todo o seu corpo foi dilacerado, e a carne sob os golpes se desfez em pedaços. O santo mártir orou, agradecendo a Deus, por ter sido considerado digno de derramar seu sangue para que Ele lavasse seus pecados. Depois o acorrentaram e o arrastaram para a prisão. Pela manhã o governador da cidade deu ordem para trazer novamente o santo. O mártir veio diante dele com um rosto brilhante e alegre. À repetida sugestão de se retratar de Cristo, o intrépido mártir recusou com a sua antiga firmeza, denunciando o governador como um instrumento de satanás. Depois espancaram-no novamente com varas, de modo que todas as suas entranhas ficaram expostas. A multidão reunida não suportou aquele espetáculo horrível e começou a gritar com raiva, denunciando o governador, por atormentar de forma tão desumana um homem indefeso. O governador, tendo cessado a surra, deu ordem para amarrar o grande mártir pelas pernas ao rabo de um cavalo selvagem para arrastá-lo pelas ruas da cidade. Os moradores do bairro hebreu zombaram particularmente do mártir e atiraram pedras nele; finalmente, alguém pegou uma espada e, ultrapassando o santo arrastado, cortou-lhe a cabeça. 
O corpo do grande mártir com a cabeça decepada ficou ali até a noite, e nenhum dos cristãos se atreveu a levá-lo. À noite foi visto sobre ele um pilar luminoso e uma multidão de lâmpadas acesas; três homens portadores de luz cantavam os Salmos e incensavam o corpo do santo. Um dos judeus, pensando que se tratava de cristãos que vieram recolher os restos mortais do mártir, agarrou um arco e quis atirar-lhes uma flecha, mas, preso pelo poder invisível de Deus, ficou rígido. Com o início da manhã a visão desapareceu, mas o arqueiro continuou imóvel. Tendo contado aos habitantes reunidos da cidade sobre a visão noturna e o que foi feito a ele por ordem de Deus, ele foi libertado de suas amarras invisíveis. Ao saber do ocorrido, o prefeito deu autorização para sepultar os restos mortais do grande mártir. O corpo foi enterrado perto da igreja local. Isso ocorreu entre os anos de 1330 e 1340. 
O capitão, que traiu São João à tortura, arrependeu-se do seu feito e decidiu secretamente transportar as relíquias para o seu país natal, mas o grande mártir, tendo aparecido em sonho ao presbítero da igreja, impediu-o. Após 70 anos, as relíquias foram transferidas para Sochav, capital do principado Moldo-Valachian, e colocadas na igreja catedral. 
 

Oração Antes de Ler as Escrituras

Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 20:7-12

E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu. E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.

João 14:10-21

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário