04 de Junho de 2024 (CC) / 22 de Maio (CE)
Santo Mártir Basilisco († 308);
Comemoração do 2º Concílio Ecumênico (381 dC)
Comemoração do 2º Concílio Ecumênico (381 dC)
Melquisedeque, Rei de Salém
Tom 4
"Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!"
São Basiliscos era natural da cidade de Amasia, no Mar Negro, sobrinho de São Teodoro (17 de fevereiro). O Governador da Capadócia, Agrippas, ao tomar conhecimento de que Basiliscos era cristão, ordenou que fosse preso, submetendo-o a todo tipo de tortura para forçá-lo a abandonar sua fé. Os soldados o obrigaram a andar com sapatos de ferro e com pregos. Mas, Basiliscos manteve-se firme e inabalável, lembrando-se das palavras do Apóstolo Paulo: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos” (1 Coríntios 16:13).
Já na prisão, começou a rezar ao Senhor, dizendo que ele mesmo não era digno de que sua vida tivesse o mesmo fim que a dos santos mártires. Em Comana, foi decapitado, tendo o seu corpo jogado no rio.
À noite, os fiéis cristãos levaram seu corpo do rio e o sepultaram com devoção e dignidade. Isto se deu durante o reinado de Diocleciano (284-308). Celebra-se em 22 de maio.
Pelas intercessões do santo de Deus, Basilisco, ó Senhor nosso Deus, tem piedade de nós e salva-nós. Amém.
O Segundo Concílio Ecumênico
Este Concílio foi convocado durante o reinado do Imperador Teodósio, o Grande, em Constantinopla, no ano 381 dC. O seu objetivo era confirmar o ensinamento Ortodoxo a respeito do Espírito Santo. Macedonius, Patriarca de Constantinopla, tinha erroneamente ensinado que o Espírito Santo era uma criatura de Deus e não uma Pessoa Divina [hipóstase], e, portanto, não é igual ao Pai ou ao Filho, ou Um em essência com eles na Santíssima Trindade.
Macedonius foi condenado por este Concílio, e o ensino sobre o Espírito Santo foi adicionado ao Credo de Nicéia [Símbolo da Fé].
Justo Melquisedeque, Rei de Salém
Melquisedeque era um "Sacerdote do Deus Altíssimo" (Gênesis 14: 18-20), que abençoou nosso antepassado Abraão e "lhe trouxe pão e vinho", prefigurando a Santa Eucaristia, séculos antes da Lei ser dada a Moisés ou Cristo Se encarnar.
A Epístola aos Hebreus (cap. 7) revela Melquisedeque, como Sacerdote-Rei, sendo ele uma prefiguração de Cristo.
"Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos". Hebreus 7:1-4
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 12:25-13:12
25 Barnabé e Saulo, havendo terminando aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando consigo a João, que tem por sobrenome Marcos. 1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram. 4 Estes, pois, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, e tinham a João como auxiliar. 6 Havendo atravessado a ilha toda até Pafos, acharam um certo mago, falso profeta, judeu, chamado Bar-Jesus, 7 que estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem sensato. Este chamou a Barnabé e Saulo e mostrou desejo de ouvir a palavra de Deus. 8 Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando desviar a fé do procônsul. 9 Todavia Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fitando os olhos nele, 10 disse: ó filho do Diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor? 11 Agora eis a mão do Senhor sobre ti, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. Imediatamente caiu sobre ele uma névoa e trevas e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. 12 Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhando-se da doutrina do Senhor.
João 8:51-59
Fragmento 33 – Disse o Senhor aos judeus que vieram ter com Ele: Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a Minha palavra, nunca verá a morte. Disseram-Lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e Tu dizes: Se alguém guardar a Minha palavra, nunca provará a morte. És Tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem Te fazes ser? Jesus respondeu: Se Eu Me glorifico a Mim mesmo, a minha glória não é nada; Quem Me glorifica é Meu Pai, o Qual dizeis que é vosso Deus. E vós não O conheceis, mas eu O conheço. E, se disser que não O conheço, serei mentiroso como vós; mas O conheço e guardo a Sua palavra. Abraão, vosso pai, exultou por ver o Meu dia, e o viu, e alegrou-se. Disseram-Lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, Eu Sou. Então pegaram em pedras para Lhe atirarem; mas Jesus ocultou-Se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário