quinta-feira, 20 de junho de 2024

7ª Quinta-feira da Páscoa

20 de Junho de 2024 (CC) / 07 de Junho (CE)
Santos Mártires Theódotos, Bispo de Ancyra e Zenaido
Tom 6


O Santo Mártir Theódotos viveu em Ancyra da Galácia no século III. Ele foi distinguido por uma gentileza e preocupação especiais. No auge da perseguição sob Diocleciano (284-305), ele forneceu aos cristãos todas as necessidades e deu-lhes abrigo em sua casa, onde secretamente eles celebravam os Ofícios Litúrgicos. São Theódotos visitou os prisioneiros cristãos na prisão, pagou sua fiança e reverentemente enterrou os corpos de mártires jogados para serem devorados por feras. Uma vez ele arrastou para fora da água e enterrou os corpos de sete santos martirizados, afogados no mar (Comm. 18 de maio). 
Eles relataram sobre isso ao Governador. Recusando-se a oferecer sacrifícios a ídolos e denunciando a loucura pagã, São Theódotos confessou a verdadeira fé em Cristo, pela qual o sujeitaram a terríveis torturas e decapitaram-no com a espada (+ 303). Eles queriam queimar o corpo do santo mártir, mas uma tempestade tornou inútil o intento, e eles o entregaram a um cristão para o enterro.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Atos 25:13-19

Passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia em visita de saudação a Festo. E, como se demorassem ali muitos dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: Há aqui certo homem que foi deixado preso por Félix, a respeito do qual, quando estive em Jerusalém, os principais sacerdotes e os anciãos dos judeus me fizeram queixas, pedindo sentença contra ele; aos quais respondi que não é costume dos romanos condenar homem algum sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores e possa defender-se da acusação. Quando então eles se haviam reunido aqui, sem me demorar, no dia seguinte sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem; contra o qual os acusadores, levantando-se, não apresentaram acusação alguma das coisas perversas que eu suspeitava; tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua religião e de um tal Jesus defunto, que Paulo afirmava estar vivo.

João 16:23-33

Fragmento 55 -
O Senhor disse a Seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu Nome, Ele vos dará. Até agora nada pedistes em Meu Nome; pedi, e recebereis, para que vossa alegria seja completa. Até então Eu vos tenho falado por parábolas; mas vem a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai. Naquele dia pedireis em Meu nome, e não vos digo que Eu rogarei por vós ao Pai, pois o Próprio Pai vos ama, porque vós Me amastes e crestes que Eu saí de Deus. Saí do Pai e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo e vou para o Pai”. Disseram os Seus discípulos: ‘Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora vemos que sabes tudo, e não tem necessidade de que alguém Te pergunte. Por isso cremos que saíste de Deus”. Respondeu-lhes Jesus: “Credes agora? Eis que vem a hora, e já é chegada, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e Me deixareis só; mas não Estou só, porque o Pai está Comigo. Isso Eu vos disse, para que em Mim tenhais paz”. 

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário