quarta-feira, 5 de junho de 2024

5ª Quarta-feira da Páscoa


APODOSIS (CONCLUSÃO) DOS MEADOS DE PENTECOSTES (PREPOLOVENIE)
05 de Junho de 2024 (CC) / 23 de Maio (CE)
Comemoração de São Miguel, Confessor , Bispo de Synada (818)
Venerável Eufrosina, Princesa de Polotsk (1173);
Santo Mártir Miguel, da Túnica Negra (Séc. 9); 
María de Cleófas, Mirrófora (Séc. 1);
Jejum (Peixe é permitido)
Tom 4




«Cristo ressuscitou dos mortos,
Pisoteando a morte com Sua morte,
E outorgando a vida
Aos que jaziam nos sepulcros!»
 
O Santo Hierarca Miguel, o Confessor, desde a sua juventude ansiava pela vida monástica e foi enviado por Sua Santidade o Patriarca Tarásios (784-806) para um mosteiro, localizado na região costeira do Mar Negro. Junto com ele entrou no mosteiro também São Teofilacto (Com. 8 de março), futuro bispo de Nicomédia. No mosteiro, ambos os monges prosseguiram os esforços de salvação e logo foram glorificados pelas dádivas agraciadas do Senhor. Certa vez, durante a época da colheita, quando o povo estava enfraquecido pela sede, pela oração dos monges, um vaso de metal vazio foi enchido com água.
Sua Santidade o Patriarca Tarásios ordenou São Miguel bispo da cidade de Synada. Através da sua vida santa e da sua sabedoria, São Miguel conquistou o profundo amor dos crentes e a atenção particular dos Imperadores Nicéforo I (802-811) e Miguel I Rangaves (811-813). No ano de 787 São Miguel esteve presente no Sétimo Concílio Ecumênico de Nicéa.
Quando o herege iconoclasta Leão, o Armênio (813-820) subiu ao trono, ele começou a expulsar os hierarcas Ortodoxos de seus assentos nas cátedras, nomeando em seu lugar seus hereges com ideias semelhantes.
Durante este tempo, São Miguel defendeu firmemente a Ortodoxia, opondo-se corajosamente aos hereges e denunciando o seu erro. Leão, o Armênio, levou São Miguel a julgamento, mas não temendo a tortura, respondeu resolutamente: 
"Venero os ícones sagrados de meu Salvador Jesus Cristo e da Virgem Pura, de Sua Mãe e de todos os santos, e é a eles que me curvo abaixo. Teus decretos sobre a remoção de ícones das igrejas não cumprirei". 
Leão, o Armênio, baniu então São Miguel para a prisão na cidade de Eudokiada, onde o confessor morreu por volta do ano 821. A cabeça de São Miguel está preservada na Larva de Santo Atanásias, no Monte Athos, e parte das relíquias estão no Mosteiro de Iversk.
Kondákion, Tom 8: Como um hierarca mui honrado e piedoso sofredor, / sem temer as ameaças do vil, venceste a sua herética oposição, / bradando livremente: "Eu venero os Ícone de Cristo e de Sua Mãe Toda Pura! // Por isto nós te honramos, ó Miguel.
Comemoração da Venerável Eufrosina
Eufrosina era filha do Príncipe Vseslav, de Polotsk. Quando seus pais a queriam entregar em casamento, ela fugiu para um mosteiro e foi tonsurada monja. Um anjo do Senhor lhe apareceu três vezes e lhe revelou onde ela deveria estabelecer um novo mosteiro para as virgens. 
Eufrosina ainda atraiu sua irmã Eudóxia para a vida monástica, juntamente com muitas outras donzelas das fileiras da aristocracia. Sua prima, Zvenislava, por nascimento Princesa de Borisov, trouxe todas as suas riquezas, roupas e pedras preciosas e disse:  
"Toda a beleza deste mundo considero vaidade, e estes adornos preparado para o meu casamento, eu os dou à Igreja do Salvador; e a Ele me dou em matrimônio espiritual, pondo minha cabeça sob Seu suave jugo e fardo leve".  
Eufrosina, então, a tonsurou monja e deu-lhe o nome de Eupráxia.  
Em sua velhice, Eufrosina desejando morrer em Jerusalém, orou a Deus por isto. Deus ouviu suas orações e, de fato, quando ela visitou Jerusalém, lá adormeceu. Eufrosina foi sepultada no Mosteiro de São Teodósio, em 23 de maio de 1173 dC.
Comemoração de São Miguel, Confessor 
O Santo Monge Mártir Miguel, o de Túnica Negra, viveu no século IX e veio da cidade de Edessa (Mesopotâmia), e era filho de pais cristãos. 
São Miguel foi um zeloso discípulo de São Teodoro de Edessa (Comm. 9 de julho). Depois de distribuir aos pobres a herança que seus pais lhe deixaram, partiu para Jerusalém para venerar os Lugares Santos. Naquela época, Jerusalém estava sob o domínio dos muçulmanos. São Miguel permaneceu na Palestina e instalou-se no mosteiro de São Sava. 
Certa vez, ele foi enviado do mosteiro a Jerusalém para vender mercadorias aos monges. No mercado, o eunuco da Imperatriz maometana Seida, tendo notado que os produtos do mosteiro eram finos e bem feitos, levou-o até à Imperatriz. O jovem monge atraiu a atenção da Imperatriz, que tentou apanhá-lo na armadilha do pecado, mas a sua intenção revelou-se em vão. Então, por ordem da enfurecida Seida, eles espancaram o monge com bengalas e depois o acusaram diante do Imperador de ser um inimigo do Islã. Depois de interrogar o monge, o Imperador começou a instá-lo a aceitar a fé muçulmana, mas São Miguel respondeu: 
"Eu te imploro - ou me mande de volta ao mosteiro para o meu instrutor, ou seja batizado em nossa fé cristã, ou corte minha cabeça, e então expirarei para Cristo meu Deus”. 
O imperador deu ordem para dar ao santo um copo com veneno mortal, que São Miguel bebeu e permaneceu ileso, então depois disso o imperador deu ordem para cortar sua cabeça. A morte do mártir ocorreu em Jerusalém, mas os monges do mosteiro de São Sava transportaram o corpo do santo para sua Lavra e ali o enterraram com reverência. No início do século XII, as relíquias do Santo Mártir foram ali vistas por Daniel, Abade do Mosteiro de Kievo-Pechersk, na sua peregrinação aos Lugares Santos.
Comemoração de Santa Maria, Esposa de Cleófas 
Santa Maria Cleófas (esposa de Cléofas), a Portadora da Mirra, pela tradição da Igreja era filha do primeiro casamento do Justo José, o Noivo da Santíssima Virgem Maria (Comm. 26 de dezembro), e era ainda era muito jovem quando a Santíssima Virgem foi desposada com o Justo José e morar em sua casa. A Santa Virgem Maria viveu junto com a filha do Justo José, e elas se tornaram próximas como irmãs [daí a terminologia no Evangelho de João, 19: 25]. O justo José, ao retornar com o Salvador e a Mãe de Deus do Egito para Nazaré, deu sua filha em casamento a seu irmão mais novo Cleófas, por isso ela é chamada de Maria Cleófas, ou seja, esposa de Cleófas. O fruto abençoado deste casamento foi o Padre Mártir Simeão, Discípulo dos Setenta, parente do Senhor e Segundo Bispo da Igreja de Jerusalém (Com. 27 de abril).
 
A memória de Santa Maria Cleófas é celebrada também no 3º domingo depois da Páscoa, Domingo das Santas Mulheres Portadoras de Mirra.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 13:13-24

13 Tendo Paulo e seus companheiros navegado de Pafos, chegaram a Perge, na Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém. 14 Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se. 15 Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai. 16 Então Paulo se levantou e, pedindo silêncio com a mão, disse: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: 17 O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito, de onde os tirou com braço poderoso, 18 e suportou-lhes os maus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos;  19 e, havendo destruído as sete nações na terra de Canaã, deu- lhes o território delas por herança durante cerca de quatrocentos e cinquenta anos. 20 Depois disto, deu-lhes juízes até o profeta Samuel. 21 Então pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos a Saul, filho de Cis, varão da tribo de Benjamim. 22 E tendo deposto a este, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também, dando testemunho, disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade. 23 Da descendência deste, conforme a promessa, trouxe Deus a Israel um Salvador, Jesus; 24 havendo João, antes da aparecimento dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.

João 6:5-14

Fragmento 18 - Naqueles dias, Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com Ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque Ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-Lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-Lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. E, quando estavam saciados, disse aos Seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca. Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido. Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o Profeta que devia vir ao mundo.  

† † † 

Nenhum comentário:

Postar um comentário