quarta-feira, 19 de junho de 2024

7ª Quarta-feira da Páscoa

19 de Junho de 2024 (CC) / 06 de Junho (CE)
São Bessarion, o Prodigioso do Egito (466)
Santo Hilário, o Jovem, do Mosteiro de Dalmaton (845);
Jejum (Peixe é permitido))
Tom 6


 
O Monge Bessarion, o Prodigioso, era de ascendência egípcia, e foi batizado ainda na juventude e levou uma vida rigorosa, esforçando-se por preservar a graça que lhe foi concedida no Batismo. Procurando conhecer mais de perto a vida monástica, empreendeu uma viagem aos lugares santos, - esteve em Jerusalém, visitou o Monge Gerásimo (Com. 4 de março) no deserto da Jordânia, viu outros mosteiros monásticos no deserto, e assimilou todas as regras da vida monástica. Ao retornar, aceitou a tonsura monástica e tornou-se discípulo do Monge Isidor Pelusiotes (Com. 4 de fevereiro). São Bessarion fez voto de silêncio, comia apenas uma vez por semana e às vezes ficava 40 dias sem comer nem beber. Houve um caso em que o monge, imerso em oração, ficou imóvel por 40 dias e 40 noites sem comer ou dormir. 
São Bessarion recebeu de Deus o dom de fazer maravilhas. Quando em uma viagem seu discípulo estava fortemente assolado pela sede, ele adoçava água amarga; por sua oração o Senhor enviou chuva sobre a terra, e ele pôde atravessar um rio como se estivesse em terra seca; com apenas uma palavra ele expulsou demônios, mas fez isso em particular para evitar a glória. A sua humildade era tão grande que, certa vez, um padre ordenou a alguém do assentamento skete que abandonasse a igreja por ter caído em pecado, junto com ele foi também o monge com as palavras: “Eu também sou um pecador”. 
O Monge Bessarion dormia apenas em pé ou sentado. Grande parte da vida do santo foi passada ao ar livre, em solidão orante. Ele expirou pacificamente para o Senhor, tendo atingido a velhice. 
Comemoração de São Hilário, o Jovem
São Hilário nasceu na Capadócia, por volta do ano 775. Seus pais, Theodocia e Pedro, prestavam serviço no palácio. Sendo pessoas muito devotas, semearam no coração do pequeno Hiário os ensinamentos cristãos.
  
Este, ainda muito jovem, sentindo arder em seu coração a chama da fé, tomou a decisão de ir ao monastério Hironisu, em Constantinopla. Lá se dedicou ao aos estudos e exercícios espirituais. 
Um pouco mais tarde foi para o monastério de Dalmácia onde foi tonsurado monge, passando lá cerca de 10 anos. Durante este tempo, sua humildade, paciência e grande generosidade foi exemplo para todos os que o cercavam. 
Isto o levou a ser eleito abade do monastério. Após um breve período, teve início um grave problema no seio da igreja com a iconoclastas. 
Teve início então a perseguição ao Santo, com imposição de restrições aos monastérios, prisões, sofrimento, culminando com um exílio que durou cerca de oito anos. 
Santo Hilário, após a grande Triunfo da Ortodoxia no Sétimo Concílio Ecumênico que confirmou a legitimidade dos ícones como expressões verdadeiras da fé cristã, retornou ao seu monastério, morrendo três anos depois, aos 70 anos, em paz e tranqüilidade. 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém! 

Atos 23:1-11

Fitando Paulo os olhos no sinédrio, disse: Varões irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca. Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá a ti, parede branqueada; tu estás aí sentado para julgar-me segundo a lei, e contra a lei mandas que eu seja ferido? Os que estavam ali disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus? Disse Paulo: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo. Sabendo Paulo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no sinédrio: Varões irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus; é por causa da esperança da ressurreição dos mortos que estou sendo julgado. Ora, dizendo ele isto, surgiu dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu. Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. Daí procedeu grande clamor; e levantando-se alguns da parte dos fariseus, altercavam, dizendo: Não achamos nenhum mal neste homem; e, quem sabe se lhe falou algum espírito ou anjo? E avolumando-se a dissensão, o comandante, temendo que Paulo fosse por eles despedaçado, mandou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles e o levassem para a fortaleza. Na noite seguinte, apresentou-se-lhe o Senhor e disse: Tem bom ânimo: porque, como deste testemunho de mim em Jerusalém, assim importa que o dês também em Roma.

João 16:15-23

Fragmento 54 - O Senhor disse aos Seus discípulos: “Tudo quanto o Pai tem é Meu; por isso Eu vos disse que Ele, recebendo do que é Meu, vos anunciará. Um pouco, e já não Me vereis; e outra vez um pouco, e Me vereis”. Então alguns dos Seus discípulos perguntaram uns para os outros: “Que é isto que nos diz? Um pouco, e não Me vereis; e outra vez um pouco, e Me vereis”; e: “Porquanto vou para o Pai?” Diziam pois: “Que quer dizer isto: Um pouco? Não compreendemos o que Ele está dizendo”. Percebeu Jesus que eles O queriam interrogar, e disse-lhes: “Indagais entre vós acerca disto que disse: ‘Um pouco, e não Me vereis’; e outra vez um pouco, e Me vereis?’ Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo gozo de haver um homem nascido ao mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas Eu vos tornarei a ver, e alegrar-se-á o vosso coração, e a vossa alegria ninguém de vós a tirará. Naquele dia nada Me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, Ele vos concederá em Meu Nome”.

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário