APODOSIS (CONCLUSÃO DA FESTA DO PENTECOSTES)
São João de Xangai e São Francisco, o Prodigioso
(Festa transferida para o sábado próximo a 19 de junho).
São Tikón, Bispo de Amato
Semana Sem Jejum
Semana Sem Jejum
Tom 7
Tudo o que podemos dizer sobre São Tikón é que, numa época muito antiga, ocupou a sede episcopal de Amato, lugar onde está localizada agora a cidade de Limassol, em Chipre, e que durante séculos desfrutou de grande veneração pelos habitantes da ilha, a quem lhes chamam o “Milagroso”, e é considerado o padroeiro dos vinicultores. Dois são os pontos da sua vida que seus hagiógrafos destacam sempre: o primeiro, que era filho de um padeiro e, ainda menino, costumava distribuir entre os pobres o pão que seu pai mandava vender. Ao tomar conhecimento do fato, o padeiro ficou muito indignado, mas, ao abrir a porta de seu armazém onde mantinha sua farinha de trigo, ele encontrou, por um milagre, muito mais do que havia guardado, de modo a que as suas perdas foram amplamente recompensadas.
O segundo ponto diz respeito ao tempo em que Tikón era bispo. Naquela época, possuía uma pequena vinha, mas não tinha as cepas para plantar. Certo dia apanhou um ramo que outro vinicultor havia jogado fora, considerando que já estivesse seco, e plantou em sua terra. Enquanto plantava, voltou-se para Deus pedindo-lhe que concedesse quatro dons: que a seiva voltasse a circular naquele ramo seco; que aquele ramo produzisse abundantes frutos; que as uvas fossem doces; e que amadurecessem rapidamente. E Deus lhe concedeu, tanto que, desde então, a vinha do bispo Tikón produziu muitos cachos de doces uvas e amadureciam muito antes que quaisquer outras vinhas da região. Por isso é que a festa deste santo é comemorada no dia 16 de junho com a bênção das vinhas, mas apenas na região de Limassol, já que, nas outras regiões de Chipre a colheita é feita somente algumas semanas depois.
Oração Antes de Ler as Sagradas Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Romanos 1:7-12
Fragmento 79B - Irmãos, a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé. Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais confortados; isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado pela fé mútua, assim vossa como minha.
Mateus 5:42-48
Fragmento 15 - Senhor disse: Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que qui-ser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito:
“Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo”.
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.
† † †
Isaías 43:9-14
9 Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isso, e mostrar-nos coisas já passadas? apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem; e para que se ouça, e se diga: Verdade é. 10 Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. 11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador. 12 Eu anunciei, e eu salvei, e eu o mostrei; e deus estranho não houve entre vós; portanto vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor. 13 Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? 14 Assim diz o Senhor, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviarei a Babilônia, e a todos os fugitivos farei embarcar até os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.
Sabedoria 3:1-9
1 A vida dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá. 2.Aos olhos dos insensatos pareceram morrer; sua partida foi tida como uma desgraça, 3. Sua viagem para longe de nós como um aniquilamento, mas eles estão em paz. 4. Aos olhos humanos pareciam cumprir uma pena, mas sua esperança estava cheia de imortalidade; 5. por um pequeno castigo receberão grandes favores. Deus os colocou à prova e os achou dignos de si. 6. Examinou-os como o ouro no crisol e aceitou-os como perfeito holocausto. 7. No tempo de sua visita resplandecerão e correrão como fagulhas no meio da palha. 8. Julgarão as nações, dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9.Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que são fiéis permanecerão junto a ele no amor, pois graça e misericórdia são para seus santos, e sua visita é para seus eleitos. 10. Mas os ímpios serão castigados segundo os seus raciocínios: desprezaram o justo e se afastaram do Senhor. 11. Desgraçados os que desprezam a sabedoria e a disciplina: sua esperança é vã, suas fadigas sem proveito, suas obras inúteis, 12. suas mulheres insensatas, seus filhos depravados, sua posteridade maldita! 13. Feliz a estéril imaculada que desconhece a união pecaminosa: obterá seu fruto na visita das almas. 14. Feliz também o eunuco que não cometeu crimes com suas mãos, não teve maus desejos contra o Senhor: por sua fidelidade receberá uma graça especial e um quinhão apetecível no Templo do Senhor. 15. Pois o fruto dos trabalhos honestos é cheio de glória, imperecível é a raiz da inteligência. 16. Os filhos dos adúlteros permanecem imaturos, desaparecerá a posteridade de uma união ilegítima. 17. Ainda que tenham vida longa, ninguém deles fará caso e, no fim, sua velhice será sem honra; 18. se morrem cedo, não terão esperança nem consolação no dia da Sentença; 19. o fim de uma geração perversa é cruel!
Sabedoria 5:15-6:3
15. Mas os justos vivem para sempre, recebem do Senhor sua recompensa, cuida deles o Altíssimo. 16.Receberão a magnífica coroa real, e, das mãos do Senhor, o diadema de beleza; com sua direita ele os protegerá, com seu braço os escudará. 17.Tomará a armadura de seu ciumento ardor, armará a criação para vingar os inimigos; 18.vestirá a couraça da justiça, cingirá o capacete do julgamento insubornável; 19.usará o escudo da invencível santidade; 20.afiará a espada de sua ira implacável; a seu lado, contra os insensatos, pelejará o universo: 21.certeiras, surgirão rajadas de raios, voarão para o alvo do teso arco das nuvens; 22.sua funda lançará furiosa saraivada, contra eles lufarão as ondas do mar, sem piedade os rios os afogarão. 23.Um sopro poderoso se levantará contra eles e os dispersará qual furacão. A iniquidade fará deserta a terra inteira e a malícia derribará dos tronos os poderosos! 1. Escutai, reis e entendei! Instruí-vos, juízes dos confins da terra! 2. Prestai atenção, vós que dominais a multidão e vos orgulhais das multidões dos povos! 3. O domínio vos vem do Senhor e o poder, do Altíssimo, que examinará vossas obras, perscrutará vossos desejos.
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário