domingo, 23 de junho de 2024

Domingo de Pentecostes

DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
23 de Junho de 2024 (CC) / 10 de Junho (CE) 
Santos Padres e Madres de Atchara [(Séc. 18), Comemorados no dia da Santíssima Trindade
São Timóteo, Bispo da Prússia (Bithínia);
Santos Mártires Alexandre e Antonina, a Virgem;
Tom 7


Atchara tem sido uma fortaleza cristã desde os tempos apostólicos. Foi por esta região que Santo André, o Primeiro Chamado, entrou na Geórgia, pregando o Evangelho pela primeira vez em terras iberianas. Nesta terra, na Aldeia de Gonio, estão sepultadas as sagradas relíquias do Santo Mártir e Apóstolo Matias.
 
Desde o século 16, Atchara tem sido alvo de constantes ataques dos turcos. Tendo obtido uma vitória na Guerra Otomano-Persa, os turcos ganharam uma grande parte do sul e oeste da Geórgia: Samtskhe, Atchara e Chaneti foram declaradas províncias turcas. Os invasores sabiam bem que, para conquistar completamente o povo georgiano, era necessário desenraizar o cristianismo. Assim, instituíram uma campanha sistemática de conversão forçada ao Islão. 
Quando não conseguiram atingir o seu objectivo através de suborno e engano, recorreram à violência. Em sua obra "A islamização da Geórgia", ou "A Propagação do Islã na Geórgia Ocidental nos Séculos 17 a 18", o renomado estudioso do início do século XX, Zakaria Chichinadze, recontou uma história que ouviu de um idoso Atcharan: 
“Em Atchara, a implantação do Islam enfrentou uma oposição poderosa. Muitos dos homens idosos e a maioria das mulheres mantiveram-se firmemente ao lado da Fé Cristã, e até desafiaram os mulás turcos e debateram com eles.… O número destes homens idosos em Atchara era consideravelmente elevado. No final, foi emitida uma ordem: Prender todos os dissidentes, convertê-los à força ao Islam e executar aqueles que resistissem. Em pouco tempo, todos os cristãos idosos de Atchara foram presos e lançados na prisão. Depois foram conduzidos ao rio Atcharistsqali, até uma ponte do século XII conhecida como “Ponte da Rainha Tamar”. Nessa ponte os otomanos ergueram uma guilhotina. Cortaram a cabeça dos idosos, mandaram a ponta da língua ao paxá e jogaram os corpos no rio. Isto aconteceu há cem anos, no ano de 1790.” 
A forca e a guilhotina foram erguidas nas aldeias de Atcharistsqali, Keda, Chakvi, Khulo, Machakhela e Gonio. Os documentos preservados na coleção de manuscritos do Museu Akhaltsikhe descrevem com detalhes ainda mais horríveis o martírio dos cristãos Atcharan: 
“A língua humana é impotente para descrever as torturas que os georgianos sofreram naqueles anos por confessarem o Cristianismo. Enquanto ainda estavam vivos, sua carne foi despojada e seus corpos esquartejados; eles foram feitos em pedaços com espadas, suas barrigas foram abertas; eles foram assados ​​em fogueiras. Eles foram perfurados com varas flamejantes e jogados em caldeirões de água fervente; chumbo derretido foi derramado em suas gargantas; eles foram jogados em poças de cal quente...” 
A Igreja Apostólica Georgiana contou entre os santos todos os santos padres e mães de Atchara que sacrificaram as suas vidas em defesa da fé cristã. 
Comemoração do Santo Mártir Timóteo, da Prússia
O Padre Mártir Timóteo, bispo de Prússia (Bitínia), recebeu do Senhor o dom de maravilhas por causa de sua pureza e santidade de vida. Em Prússia, ele converteu muitos pagãos à fé em Cristo. O Imperador Juliano, o Apóstata (361-363), ao ouvir sobre São Timóteo, trancou-o na prisão, mas mesmo ali o santo continuou a pregar o Evangelho. Juliano o proibiu de ensinar mais sobre o Nome de Jesus Cristo, mas o santo continuou a espalhar a fé cristã. Finalmente, o Imperador deu ordens para decapitar o santo. As santas relíquias de São Ti foram posteriormente transferidas para Constantinopla. 
Santos Mártires Alexandre e Antonina, a Virgem
Esta virgem cristã, Santa Antonina, foi a estrela luminosa da cidade de cardamom. Toda a sua vida foi caracterizada por sua fé e por sua esperança posta em Deus, Nosso Senhor. Ocupava-se do cuidado aos órfãos, e isso chegou aos ouvidos do governador que ordenou sua prisão e que fosse submetida a interrogatório. Sem hesitações, Antonina admitiu ser cristã.

O Governador, vendo que não conseguia fazer com que mudasse sua posição, mandou que lhe tirassem as roupas e, nua, foi aprisionada num calabouço, cheio de mulheres corruptas. Antonina começou então imediatamente a rezar; houve um terrível terremoto e o pânico foi tal que as próprias mulheres prisioneiras a expulsaram de junto delas. Tendo sido informado do fato, o governador ordenou que fosse transferida para uma outra cela. Lá, um piedoso cristão, chamado Alexandros, entrando na cela e, compadecendo-se dela a revestiu com suas próprias roupas. O governador, sabendo disto, mandou que seus corpos fossem untados com óleo e queimados. Juntos, Alexandros e Antonina entregaram seus espíritos a Deus, tornando-se assim, exemplos de fé e pureza.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

MATINAS

João 20:19-23

Fragmento 65C –
Naquele primeiro dia da semana, ao entardecer daquele dia, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-Se no meio e disse-lhes: “Paz seja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: “Paz seja convosco; assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”. E havendo dito isso, soprou sobre eles, e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos”. 

LITURGIA


I Antífona
R. Pelas orações da Mãe de Deus, salva-nos, Senhor.
V.1. Os Céus narram a glória de Deus,
e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos.
V.2. Não são palavras nem são discursos
cujo sentido não se perceba.
V.3. Por toda a terra ressoa a Sua mensagem,
a Sua Palavra transmite-se até aos confins do universo.

Glória ao †Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

II Antífona
R. Salva-nos, ó Consolador, Tu que repousaste sobre os Apóstolos, a nós que a Ti cantamos: Aleluia!
V.1. Que o Senhor te escute no dia da provação,
que te proteja o Nome do Deus de Jacob!
V.2. Que do Seu Santuário Ele te socorra,
que de Sião Ele te sustente.
V.3. Que Ele Se lembre de tuas ofertas,
que teu holocausto Lhe seja agradável.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, 
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos 

Ó Filho Unigênito E Verbo De Deus…

III Antífona
V.1. Senhor, em Teu poder alegra-se o rei, em Teu auxílio exulta de alegria.
R. Tropárion da Festa, : “Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus…”
V.2 Satisfizeste os anseios de seu coração, não rejeitaste a prece de seus lábios.
V.3. Tu o tens cumulado com as bênçãos da Tua graça, colocaste-lhe na fronte uma coroa de finas joias.

Canto de Entrada
Que o Teu poder, Senhor, seja exaltado,
Nós cantamos os teus atos portentosos.

Salva-nos, ó Consolador, Tu que repousaste sobre os Apóstolos, a nós que a Ti cantamos: Aleluia!

Tropárion da Festa Tom 8
Tu És Bendito, ó Cristo nosso Deus, / Que tornaste os pescadores cheios de sabedoria, / enviando-lhes o Espírito Santo,  ∕ e por eles conquistando o Universo. ∕∕  Ó Tu que amas a humanidade, glória a Ti! 

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Kondákion da Festa
Quando, outrora, desceu à terra, ∕ o Altíssimo confundiu as línguas e dispersou as nações. ∕ Agora que Ele distribui as línguas de fogo, ∕ chama todas as nações à unidade. / Numa só voz, // glorifiquemos o Espírito Santo..

Triságion

Vós que fostes batizados em Cristo, 
De Cristo vos revestistes. Aleluia! (3x)

Glória ao Pai...

De Cristo vos revestistes. Aleluia!

Vós que fostes batizados em Cristo, 
De Cristo vos revestistes. Aleluia!

Prokímenon, Tom 8

R. Por toda a terra ressoa a Sua mensagem,
a Sua Palavra transmite-se até aos confins do universo. (Sl. 18:5)

V. Os Céus narram a glória de Deus,
e o firmamento anuncia a obra de Suas mãos. (Sl. 18:2)

Atos 2:1-11

Fragmento 3 -
Naqueles dias, na chegada do dia de Pentecostes, todos os Apóstolos estavam, em comum acordo, reunidos no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: “Pois quê, não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus”.

Aleluia

Aleluia, aleluia, aleluia! (3x)

Pela Palavra do Senhor foram feitos os Céus,
e pelo Sopro de Sua boca todo o Seu exército.

O Senhor olha do alto dos Céus
e vê todos os filhos dos homens.

João 7:37-52; 8:12

Fragmento 27 –
Naquela época, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-Se em pé, e clamou, dizendo: “Se alguém tem sede, venha a Mim, e beba. Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre”. E isto disse Ele do Espírito que haviam de receber os que n’Ele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado. Então muitos da multidão, ouvindo esta palavra, diziam: “Verdadeiramente Este é o Profeta”. Outros diziam: “Este é o Cristo”; mas diziam outros: “Vem, pois, o Cristo da Galileia? Não diz a Escritura que o Cristo vem da descendência de Davi, e de Belém, da aldeia de onde era Davi?” Assim entre o povo havia dissensão por causa d’Ele. E alguns deles queriam prendê-Lo, mas ninguém lançou mão d’Ele. E os servidores foram ter com os principais dos sacerdotes e fariseus; e eles lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?” Responderam os servidores: “Nunca homem algum falou assim como Este homem”. Responderam-lhes, pois, os fariseus: “Também vós fostes enganados? Creu n’Ele porventura algum dos principais ou dos fariseus? Mas esta multidão, que não sabe a Lei, é maldita”. Nicodemos, que era um deles (o que de noite fora ter com Jesus), disse-lhes: “Porventura condena a nossa Lei um homem sem primeiro o ouvir e ter conhecimento do que faz?” Responderam eles, e disseram-lhe: “És tu também da Galileia? Examina, e verás que da Galileia nenhum profeta surgiu”. Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com Ele, e, assentando-Se, os ensinava. E os escribas e fariseus trouxeram-Lhe uma mulher apanhada em adultério; e, pondo-a no meio, disseram-Lhe: “Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na Lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?” Isto diziam eles, tentando-O, para que tivessem de que O acusar. Mas Jesus, inclinando-Se, escrevia com o dedo na terra. E, como insistissem, perguntando-Lhe, endireitou-Se e disse-lhes: “Aquele que de entre vós que está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”. E, tornando a inclinar-Se, escrevia na terra. Quando ouviram isto, redarguidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-Se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?” E ela disse: “Ninguém, Senhor”. E disse-lhe Jesus: “Nem Eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”. Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: “Eu Sou a luz do mundo; quem Me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

Zadostoinik

Refrão: Os Apóstolos viram maravilhados a descida do Consolador. O Espírito Santo veio em forma de línguas de fogo.

Irmos: Rejubila-te, ó, Rainha e glória das mães e das virgens. / Pois, não existem lábios, mesmo os dos hábeis oradores, / que sejam capazes de te decantarem dignamente; /e não há inteligência que possa entender teu Parto-Virginal. / Por isto, a uma só voz, te magnificamos.

Cântico da Comunhão
O Teu Espírito, em Sua bondade,
Me guiará pelo caminho da retidão.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Veja: O Espírito Santo na Tradição Ortodoxa (Introdução)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário