04 de Fevereiro de 2024 (CC) 22 de Janeiro (CE)
Novos Mártires e Confessores da Igreja Russa;
S. Timóteo, Apóstolo [dos 70] (fim séc. I)Tom 2
Hoje comemoramos os incontáveis milhões de Fiéis que sofreram e morreram nas mãos dos ateus soviéticos. Estes incluem o czar-mártir Nicolau II e o resto da família real russa (4 de julho); o Patriarca Tikhon (24 de março); a Grã-duquesa Elizabeth (5 de julho); milhares de mártires, clérigos e leigos, cujos nomes são conhecidos; mas também milhões e milhões de simples crentes cujos nomes foram perdidos para a história. O número dos Novos Mártires da Rússia excede em muito todos aqueles da "Era dos Mártires", dos primeiros três séculos do cristianismo. Que suas memórias sejam eternas.
Comemoração de São Timóteo
São Timóteo, o discípulo amado de São Paulo, era natural da cidade de Listra de Licaônia. Seu pai era um grego pagão e sua mãe, Eunice, era uma judia que abraçou o cristianismo, juntamente com a avó de Timóteo. São Paulo elogiava a fé destas duas mulheres.Desde a sua juventude, Timóteo havia se dedicado por completo ao estudo da Sagrada Escritura e, quando São Paulo estava pregando em Licaônia, os cristãos de Icônio e Listra elogiaram de tal modo a Timóteo, que o Apóstolo Paulo o escolheu por companheiro para substituir Barnabé. A partir de então, não o tinha apenas como seu discípulo e filho muito querido, mas como um irmão e companheiro de trabalho. São Paulo lhe chamava "homem de Deus", e na sua Epístola aos Filipenses, disse, em relação a Timóteo, que a ninguém estava mais unido em espírito.Ao fim de sua segunda viagem missionária, São Paulo foi preso em seu retorno à Palestina e enviado para Roma após dois anos de prisão em Cesárea. Timóteo parece ter estado com ele durante quase todo o tempo, e São Paulo o cita no cabeçalho de suas epístolas a Filêmon e aos Filipenses. Timóteo também foi feito prisioneiro por Cristo e confessou o seu Nome na presença de muitas testemunhas, mas foi deixado em liberdade. Foi eleito bispo, ao que parece, por inspiração especial do Espírito Santo. Quando Paulo regressou de Roma, deixou Timóteo à frente da igreja de Éfeso para acabar com os falsos mestres e ordenar sacerdotes, diáconos e, ainda, bispos. São João Crisóstomo e outros Pais da Igreja supõem que o apóstolo tenha confiado a Timóteo todas as igrejas da Ásia. Todos falam de Timóteo como o primeiro bispo de Éfeso. Devemos supor que Timóteo foi nomeado bispo de Éfeso por São Paulo antes da chegada de São João àquela cidade. Uma forte tradição diz que o Apóstolo São João também exerceu o apostolado em Éfeso e que supervisionava todas as igrejas da Ásia.São Timóteo foi apedrejado e espancado por pagãos ao manifestar a sua oposição às suas cerimônias. Com efeito, em 22 de janeiro comemorava-se a festa chamada "Katagogia", e nesse dia os pagãos percorriam a cidade em grupos, levando em uma mão um ídolo, e na outra um pedaço de pau.Há evidências de que as supostas relíquias de São Timóteo tenham sido levadas para Constantinopla, durante o reinado de Constâncio. São João Crisóstomo e São Jerônimo aludem aos sinais sobrenaturais que ocorreram no santuário de Constantinopla, como um assunto que era do conhecimento comum.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
MATINAS (2)
Marcos 16:1-8
1 E, passado o shabat, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram especiarias aromáticas, para que elas pudessem ir e ungi-lo. 2 E de manhã cedo, ao nascer do sol do primeiro dia da semana, elas foram à sepultura. 3 E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta da sepultura? 4 E quando elas olharam, elas viram que a pedra já havia sido revolvida; porque era muito grande. 5 E, entrando na sepultura, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca, e elas ficaram assustadas. 6 E ele disse-lhes: Não vos assusteis, buscais a Jesus de Nazaré, que foi crucificado; ele está ressuscitado, não está aqui; eis o lugar onde o colocaram. 7 Mas ide pelo vosso caminho, contai a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como ele vos disse. 8 E, saindo elas rapidamente, fugiram da sepultura, porque elas tremiam e estavam assombradas; e nada disseram a nenhum homem, porque tinham medo.
LITURGIA
Tropárion da Ressurreição
Ó vida Imortal, sofrendo a morte, / esmagaste o Inferno com o fulgor de Tua Divindade. / E quando fizeste erguer os mortos das profundezas da terra, / todos os Poderes Celestes Te aclamaram, dizendo: // “Glória a Ti, ó Cristo nosso Deus e Autor da Vida"!
Tropárion dos Novos Mártires da Rússia, Tom 4
Ó vós, santos Hierarcas, Sacerdotes e Nobres membros da realeza, / Monges e Leigos, homens, mulheres e crianças; / vós, incontáveis novos Mártires e Confessores, / flores do prado espiritual da Rússia, / que floresceram maravilhosamente em tempos de duras perseguições / dando bons frutos para Cristo em sua resistência: / Rogai a Ele, como Aquele que vos plantou, / que liberte Seu povo de homens ímpios e maus, / e que a Igreja da Rússia / se fortaleça pelo sangue e sofrimento de seus mártires, // para a salvação de nossas almas.
Kondákion da Ressurreição
Ressuscitando do túmulo, Tu despertaste os mortos / e ergueste Adão, e Eva dançou de alegria na Tua Ressurreição, / e os confins da terra mantiveram festas triunfais / na Tua Ressurreição dentre os mortos, // Ó Tu Que És muito misericordioso.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo
Kondákion, Tom 3: Hoje os novos mártires da Rússia estão com vestes brancas diante do Cordeiro de Deus, / e com os anjos cantam a Deus o hino de vitória: / “Bênção e glória e sabedoria e louvor, e honra, / e poder, e força seja ao nosso Deus // pelos séculos dos séculos. Amém."
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Prokímenon
R. O Senhor É a minha força e o meu cântico,Porque Ele me salvou. (Sl. 117:14)
V. O Senhor castigou-me muito, mas não me entregou à morte. (Sl. 117:18)
No 7º Tom:
Por amor de Ti, ó Senhor, somos mortos o dia inteiro. (Rm. 8:36)
1 Timóteo 1:15-17
Fragmento 280B - Meu filho Timóteo, esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: Que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Contudo, por esta razão obtive misericórdia, para que Jesus Cristo mostrasse primeiro em mim toda a longanimidade, como modelo para aqueles que hão de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei Eterno, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
Romanos 8:28-39
Fragmento 99 - Irmãos, sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porque aqueles que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, para que seja o Primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. Que diremos então a estas coisas? Se Deus é por nós, quem poderá ser contra nós? Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, antes O entregou por todos nós, como não nos dará também com Ele gratuitamente todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem justifica. Quem é aquele que condena? É Cristo que morreu e, além disso, também ressuscitou, que está até à direita de Deus, que também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito:
“Por Tua causa somos mortos o dia todo;
Somos considerados ovelhas para o matadouro.”
Contudo, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio d’Aquele que nos amou. Pois estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem as coisas presentes, nem as coisas futuras, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa criada poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Aleluia
No 2º Tom:
Junto de Ti, Senhor, me refugiei;
Não seja eu confundido para sempre,
Por Tua justiça, livra-me!
Sê para mim um Deus protetor
E uma casa de refúgio que me abrigue.
Não seja eu confundido para sempre,
Por Tua justiça, livra-me!
Sê para mim um Deus protetor
E uma casa de refúgio que me abrigue.
No 4º Tom:
Clamam os justos, e o Senhor os ouve, e os livra de toda a tribulação.
Lucas 18:35-43
Fragmento 93 - E aconteceu que, chegando Ele perto de Jericó, certo cego estava sentado à beira do caminho, mendigando. E ouvindo passar a multidão, perguntou o que estava acontecendo. E eles lhe disseram que Jesus de Nazaré passava. Então, ele clamou, dizendo: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando o repreenderam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E Jesus, pondo-Se em pé, mandou que lhe trouxessem; e, chegando perto, perguntou-lhe, dizendo: Que queres que Eu te faça? E ele disse: Senhor, que eu recupere a visão. E Jesus lhe disse: Recupera a vista; a tua fé te salvou. E imediatamente recuperou a vista e o seguiu, glorificando a Deus; e todo o povo, vendo isso, deu louvores a Deus.
Lucas 21:12-19
Fragmento 106 - O Senhor disse aos Seus discípulos: Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e príncipes, por amor do Meu Nome. E vos acontecerá isto para testemunho. Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; porque Eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do Meu Nome. Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça. Na vossa paciência possuí as vossas almas.
Canto da Comunhão
Louvai o Senhor nos Céus!
Louvai ao Senhor nas Alturas!
Louvai ao Senhor, ó Justos,
Pois, aos retos convêm o louvor!
Aleluia, aleluia, aleluia!
† † †
ENSINO DOS SANTOS PADRES
“Está Evidente Que Este Cego É Todo O Gênero Humano”
Nosso Redentor, conhecendo que os corações de seus discípulos haviam de ser gravemente perturbados em sua sagrada paixão, muito antes que essa acontecesse, deu-lhes notícia sobre ela e da ressurreição: para que ao verem-lhe morrer, como ele tinha dito, estivessem certos de que haveria de ressuscitar. Porém, sabendo o Senhor que os discípulos enquanto carnais não podiam compreender as palavras deste mistério, quis realizar em sua presença um milagre, e então deu visão para um cego, para levá-los à firmeza da fé com obras extraordinárias, já que não conseguiam compreender bem as palavras. Mas os milagres de nosso Redentor devem se ouvir de modo que creiais que aconteceram assim como são referidos, e juntamente com isso haveis de crer que possuem em seu interior outro simbolismo. Suas obras são tão cheias de surpresas, que por uma parte mostram exteriormente seu maravilhoso poder, e por outra encerram interiormente um mistério divino.
Não sabemos, na verdade, quem era este cego, porém sabemos no mistério a quem representa. Está evidente que este cego é todo o gênero humano: o qual em nosso primeiro pai foi lançado das alegrias do paraíso, e sendo ignorante e privado da claridade da luz soberana, padece as trevas à qual foi condenado; porém, é iluminado com a presença do Salvador, para que ao menos dentro da alma sinta luz para desejar o bem, e com este desejo comece a caminhar pelo caminho das boas obras para alcançar-lhe.
Mas haveis de notar que o cego é iluminado quando Jesus Cristo nosso Salvador chega a Jericó: Jericó em nossa língua quer dizer “lua”! A lua na Sagrada Escritura denota a deficiência da natureza humana, porque, alterando-se e diminuindo-se de hora em hora, assinala os defeitos e mudanças que em nós se encontram. Chegando, pois, nosso Senhor a Jericó, o cego recupera a vista, porque é manifesto que, quando Deus uniu consigo a fraqueza de nossa humanidade, a linhagem humana recobrou a vista que tinha perdido: porque abaixando-se Deus a sofrer coisas de homem, foi elevado o homem a degustar coisas de Deus.
E vem muito a propósito dizer que este cego estava sentado à beira do caminho e mendigando, porque a própria verdade Cristo nosso Redentor falando de si diz: Eu sou o caminho. É claro que é cego aquele que não sente em si a claridade da luz soberana; mas quando já tem o princípio, que é crer em seu Redentor, podemos dizer que está sentado junto do caminho. E se havendo crido, silencia e não pede misericórdia para ver a luz eterna, e cessa de pedir esta graça, diremos que o cego está junto ao caminho, mas que não pede esmola; mas se junto com o ato de crer pede graça a Deus, diremos que o cego está junto ao caminho, e que está pedindo.
Olhem, portanto, meus irmãos! Quem quer que conheça as trevas de sua cegueira, quem quer que entenda que lhe falta a luz soberana, arranque o clamor do coração, e com verdadeiro grito da alma diga: Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim. Mas, vejamos, que acontece a este cego que grita tantas vezes? Muitos o repreendiam para que se calasse. Quem pensais que são estes, que, vindo nosso Redentor, vão à frente gritando? Sabei que são os desejos carnais, e os esquadrões dos vícios, para impedir que Deus nos ouça e que o chamemos com atenção, dissipam nossos bons pensamentos, desordenam com suas tentações qualquer boa deliberação que nossa alma faz, e quando o coração quer estar mais atento na oração, ali o procuram para lhe perturbar.
Este é o artifício de nosso inimigo, que, quando queremos deixar os pecados e voltar a Deus – e para isto nos coloquemos em oração pedindo que sua majestade nos ajude –, então se declaram por sua artimanha ao nosso coração as visões assustadoras dos pecados que temos cometido, e querem ofuscar “a nossa alma, confundir o nosso coração, e tirar-nos a fala. Diz, portanto, que aqueles que iam à frente o repreendiam, dizendo que se calasse: Porque, para impedir que Deus venha a nossa alma, os pecados passados interrompem os pensamentos, procurando perturbar nossa oração. Porém, saibamos o que fez o cego contra tudo isso para ser iluminado: mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem piedade de mim".
São Gregório, o Grande
Papa de Roma (Séc. VI)
† † †
Nenhum comentário:
Postar um comentário