quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

37ª Quarta-feira Depois de Pentecostes

PRÉ-FESTA DO ENCONTRO
14 de Fevereiro de 2024 (CC) - 01 de Fevereiro (CE)
São Tryfon de Nicéia, mártir (†251)
Tom 3



O Mártir Trifão nasceu em um dos distritos da Ásia Menor – Frígia, não muito longe da cidade de Apameia, na aldeia de Kampsada. Desde cedo o Senhor lhe concedeu o poder de expulsar demônios e curar diversas doenças. Os habitantes de sua cidade natal já foram salvos por ele da fome: São Trifão, pelo poder de sua oração, fez recuar uma praga de gafanhotos que devorava os grãos e devastava os campos. São Trifão ganhou fama especial ao expulsar um demônio da filha do Imperador Romano Górdio (238-244). Ajudando todos os que estavam em perigo, ele pediu apenas uma taxa – fé em Jesus Cristo, por Cuja graça ele os curou. 
Quando o imperador Décio (249-251) subiu ao trono imperial, houve uma feroz perseguição aos cristãos. Foi feita uma denúncia ao comandante Akelinos de que São Trifão ousava pregar a fé em Cristo e que conduzia muitos ao Batismo. O santo foi preso e submetido a interrogatório, momento em que confessou destemidamente a sua fé. Submeteram-no a duras torturas: Espancaram-no com paus, dilaceraram-lhe o corpo com ganchos de ferro, queimaram as feridas com fogo e conduziram-no pela cidade, martelando-lhe pregos de ferro nos pés. São Trifão suportou bravamente todos os tormentos, sem soltar um único gemido. Finalmente, ele foi condenado à decapitação com espada. O santo mártir rezou antes da execução, agradecendo a Deus por tê-lo fortalecido em seus sofrimentos, e rogou ao Senhor em particular que abençoasse aqueles que invocassem seu nome em busca de ajuda. Assim que os soldados suspenderam a espada sobre a cabeça do santo mártir, ele colocou a sua alma nas mãos de Deus. Este evento ocorreu na cidade de Nicéia no ano 250. Os cristãos vestiram o corpo sagrado do mártir em uma mortalha limpa e queriam enterrá-lo na cidade de Nicéia, onde padeceu, mas São Trifão em uma visão ordenou-lhes que levassem seu corpo para sua terra natal, na aldeia de Kampsada. Isso foi feito. 
Mais tarde, as relíquias de São Trifão foram transferidas para Constantinopla e depois para Roma. O Santo Mártir recebe grande veneração na Igreja Ortodoxa Russa. 
Existe uma lenda que diz que durante o reinado do czar Ivan, o Terrível, na época de uma caçada imperial, um gerifalte (falcão com mais de 60 cm de altura e com aproximadamente 1,6 kg de peso, e um dos maiores falcões do mundo) amado pelo czar voou. O czar ordenou ao falcoeiro Tryphon Patrikeev que encontrasse o pássaro que voou. O falcoeiro Tryphon viajou pela floresta circundante, mas sem sorte. No terceiro dia, exausto de uma longa busca, ele retornou a Moscou, ao lugar hoje chamado Mar'ina Grove, e cansado, deitou-se para descansar, rezando fervorosamente ao seu santo padroeiro - o Mártir Trifão, implorando-lhe por ajuda. Num sonho ele viu um jovem montado em um cavalo branco, segurando na mão o gerifalcão imperial, e este jovem disse: “Leve de volta o pássaro perdido, vá com Deus ao czar e não se preocupe com isso”. Ao acordar, o falcoeiro avistou o gerfalcão não muito longe, em um pinheiro. Ele então o levou ao czar e contou sobre a ajuda milagrosa que ele recebeu do Santo Mártir Trifão. Depois de um certo tempo, o falcoeiro Trifão Patrikeev construiu uma capela no local onde o Santo apareceu, e mais tarde também houve uma igreja em nome do Santo Mártir Trifão.

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Tiago 3:11-4:6

Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz. De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

Marcos 11:23-26

Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

† † †

Ouça "A Fé: Sua Ilusão e Seu Poder" no Spreaker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário