domingo, 11 de fevereiro de 2024

36º Domingo Depois de Pentecostes

11 de Fevereiro de 2024 (CC) - 29 de Janeiro (CE)
Synaxis de Todos os santos da Metropolia de Perm (Festa movida para Hoje, 29 de Janeiro)
S. Inácio de Antioquia – trasladação das relíquias (c.440)
Tom 3



No dia 20 de dezembro, comemora-se a memória de Santo Inácio de Antioquia, porém, no dia de hoje, lembramos a trasladação de suas relíquias, de Roma para Antioquia. São João Crisóstomo, referindo-se ao traslado, escreveu  que, se em Roma Santo Inácio derramou seu sangue pelo martírio, a cidade de Antioquia guarda as suas relíquias: 
«Vós o guardastes por um tempo; o recebestes como Bispo e devolveis como mártir. Dele vos despedistes com orações, e o trouxestes de volta para a sua terra com a coroa da vitória».
Santo Inácio de Antioquia, conforme historiadores, viveu por volta do segundo século. Coração ardente (o nome Inácio deriva de ignis = fogo), ele é lembrado sobretudo pelas expressões de intenso amor a Cristo. A cidade da Síria, Antioquia, terceira em ordem de grandeza do vasto império romano, teve como primeiro bispo o apóstolo Pedro, ao qual sucederam Evódio e em seguida Inácio, o Teófolo, o que traz Deus, como ele mesmo gostava de ser chamado. Pesquisadores indicam que Inácio de Antioquia conheceu pessoalmente os apóstolos Pedro e Paulo. 
Por volta do ano 110, foi preso vítima da perseguição de Trajano. Nessa viagem de Antioquia a Roma para onde ia como prisioneiro, o santo bispo escreveu sete cartas, dirigidas a várias Igrejas e a São Policarpo. Tais cartas constituem preciosos documentos sobre a Igreja primitiva, seus fundamentos teológicos, sua constituição hierárquica… Trazido acorrentado para Roma, onde terminou os seus dias na arena, devorado pelas feras selvagens, tornou-se objeto de afetuosas atenções da parte das várias comunidades cristãs nas cidades por onde passou. A ânsia de alcançar Deus, de encontrar Cristo, expressa com intensidade que faz lembrar São Paulo. 
As suas palavras inflamadas de amor a Cristo e à Igreja ficaram na lembrança de todas as gerações futuras. 
«Deixem-me ser a comida das feras, pelas quais me será dado saborear Deus. Eu sou o trigo de Deus. Tenho de ser triturado pelos dentes das feras, para tornar-me pão puro de Cristo».  
«Onde está o Bispo, aí está a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus aí está a Igreja», foi escrito na carta endereçada ao então jovem bispo de Esmirna, São Policarpo. Os cristãos de Antioquia veneravam, desde a antiguidade, o seu sepulcro nas portas da cidade. 
Leituras Comemorativas 
Hebreus 4:14-5:6
Marcos 9:33-41 

Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!


MATINAS (III)

Marcos 16:9-20

E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

LITURGIA

Tropárion da Ressurreição
Rejubilem-se os Céus / e exulte a terra, / pois o Senhor mostrou a força de Seu braço, / vencendo a morte pela morte, / Ele Que É o Primogênito dentre os mortos. / Arrancou-nos das profundezas do Inferno / e concedeu ao mundo // a Sua infinita misericórdia.

Tropárion de São Mateus, Tom 3 (Santo Patrono)
Com zelo seguiste a Cristo, o Mestre, / Que em Sua bondade apareceu aos homens na Terra, / E da alfândega te chamou para Apóstolo / e Pregador do Evangelho ao universo, /por isto honramos tua preciosa memória. / Ó divinamente eloquente, Mateus. /Roga ao Deus misericordioso // que nos conceda a remissão das transgressões e a salvação das nossas almas!

Tropárion de Santo Inácio, Tom 4
Ao compartilhar os caminhos dos apóstolos / e ocupar o trono deles, / tu descobriste que tua atividade era uma passagem para a visão divina, / ó divinamente inspirado. / Portanto, falando corretamente a palavra da verdade, / sofreste pela Fé até ao derramamento do teu sangue. / Ó hieromártir Inácio, / suplica a Cristo Deus, / que nossas almas sejam salvas.

Kondákion da Ressurreição
Hoje, Tu, Ó Compassivo, ressuscitaste do túmulo, / e nos conduziste para fora dos portões da morte. / Hoje Adão festeja e Eva rejubila, / e com eles os Profetas e Patriarcas, // sem cessar, louvam o divino poder de Tua autoridade.

Kondákion de São Mateus, Tom 4 (Santo Patrono)
Deixando os laços da alfândega para adquirir o jugo da Justiça, / tu te revelaste um sábio comerciante, rico da sabedoria do Alto. / Proclamaste a Palavra da Verdade, /e pela narrativa da hora do Juízo // despertaste as almas indolentes.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo...

Tom 4: Tu brilhaste hoje desde o Oriente, / iluminando toda a criação com tuas doutrinas, ó divino e divino Inácio, // e adornado com o martírio.

Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Hino à Virgem
Ó Admirável Protetora dos Cristãos e nossa Medianeira ante o Criador / não desprezes as súplica de nenhum de nós pecadores; / mas, apressa-te a auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, / pois, te invocamos com fé. / Roga por nós junto de Deus, // tu que defendes sempre àqueles que te veneram.

Prokímenon

R. Cantai louvores ao nosso Deus, cantai louvores!
Cantai louvores ao nosso Rei. (Sl. 46:6) 

V. Aplaudi com as mãos, todos os povos;
cantai a Deus com voz de triunfo (Sl. 46:1)

No 7º Tom: 

O justo se alegrará no Senhor e nele esperará.
Coro: O justo se alegrará no Senhor e nele esperará.

2 Coríntios 6:7-1

Fragmento 182b - Irmãos, que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: 

“Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e Eu vos receberei; e Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”. 

Hebreus 4:14-5:6

Fragmento 311B - Irmãos, temos um grande sumo sacerdote, que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, retenhamos firmemente a nossa fé. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa ser tocado com o sentimento de nossas fraquezas, porém um que em todos os pontos foi tentado, assim como nós, porém sem pecado. Portanto, acheguemo-nos confiantemente ao trono da graça, para que possamos obter misericórdia e achar graça e auxílio em tempo de necessidade.Porque todo sumo sacerdote tomado dentre os homens é ordenado por homens nas coisas pertencentes a Deus, para que ele possa oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados, ele pode ter compaixão pelo ignorante, e por aqueles que estão desviados, porquanto também ele mesmo está rodeado de fraquezas. E por esta razão ele deve, tanto pelo povo como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. E nenhum homem toma esta honra para si mesmo, senão quando é chamado por Deus, como o foi Aarão. Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se tornar um sumo sacerdote, mas o fez aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Como ele diz também em outro lugar: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Aleluia

Junto de Ti, Senhor, me refugiei; / não seja eu confundido para sempre, / por Tua justiça, livra-me!

Aleluia, aleluia, aleluia!

Sê para mim um Deus protetor / e uma casa de refúgio que me abrigue.

Aleluia, aleluia, aleluia!

No 4º Tom: 
O justo florescerá como a palmeira, e como o cedro no Líbano se multiplicará.

Aleluia, aleluia, aleluia!

Mateus 15:21-28

Fragmento 62 - Naquela época, saindo Jesus daquele lugar, foi para os lados de Tiro e Sidom. E eis uma mulher cananeia daquelas regiões que, seguindo-O, gritava para Ele, dizendo: "Tem misericórdia de mim, Senhor, filho de Davi! Minha filha está terrivelmente endemoninhada!" Mas Ele nada lhe respondia. Então, aproximando-se os Seus discípulos disseram-Lhe: "Despede-a, porque vem gritando atrás de nós!" Mas Ele, respondendo, disse: "Não fui enviado senão para as ovelhas perdidas da casa de Israel!" Ela, porém, vindo O adorou, dizendo: "Senhor, socorre-me!" Respondendo Ele, disse: "Não é bom tomar o pão dos filhos e jogar aos cachorrinhos!" Ela, porém, disse: "Sim, Senhor. Também os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas dos seus senhores!" Então, respondendo Jesus, disse-lhe: "Ó mulher! Grande é a tua fé! Seja contigo como queres." E ficou curada a filha dela, desde aquele momento.

Marcos 9;33-41

Fragmento 41 - Naquela época, Jesus e Seus discípulos foram a Cafarnaum; e, estando na casa, perguntou-lhes: O que discutíeis entre vós pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. E Ele assentou-se, e chamando os doze, disse-lhes: Se algum homem deseja ser o primeiro, este será o último de todos, e o servo de todos. E Ele tomou uma criança, e a colocou no meio deles; e, tomando-a nos Seus braços, disse-lhes: Qualquer que receber uma destas crianças em Meu Nome, recebe a Mim; e qualquer que Me receber, não recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou. E João Lhe respondeu, dizendo: Mestre, nós vimos um que expulsava demônios em Teu Nome, mas ele não nos segue; e nós o proibimos, porque ele não nos segue. Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque não há homem que faça milagre em Meu Nome, e possa logo falar mal de Mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. Porquanto, todo aquele que vos der de beber um copo de água em Meu Nome, porque sois de Cristo, na verdade eu vos digo que ele não perderá a sua recompensa.

Canto de Comunhão
Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-O nas alturas!
Em eterna lembrança estarão os justos; ele não terá medo de más notícias. 
Aleluia, Aleluia, Aleluia!

† † †

Nenhum comentário:

Postar um comentário