27 de Fevereiro de 2024 (CC) - 14 de Fevereiro (CE)
São Cirilo, Mestre dos Eslavos e Igual aos Apóstolos (869)
Ss. Marão e Auxêncio de Bithynia, eremita († 473)
Tom 5
O Santo Igual aos Apóstolos Cirilo, Professor dos Eslavos (chamado Constantino - ao assumir o Esquema), e seu irmão mais velho Metódio (Comm. 6 de abril), eram por descendência eslavos, nascidos na Macedônia, na cidade de Soluneia (Tessalónica). São Cirilo recebeu a melhor educação e desde os 14 anos foi criado junto com o filho do imperador. Cedo aceitou a dignidade de presbítero. Ao retornar a Constantinopla, trabalhou na Catedral da cidade como bibliotecário e como professor de filosofia. São Cirilo manteve debates com sucesso com hereges iconoclastas e com maometanos. Ansiando pela solidão, partiu para o Monte Olimpo para encontrar seu irmão mais velho, Metódio, mas sua solidão durou pouco tempo. Ambos os irmãos foram enviados pelo imperador Miguel no ano de 857 em uma viagem missionária para pregar o cristianismo aos Khozars. Ao longo do caminho pararam em Kherson e ali descobriram as relíquias do Padre Mártir Clemente, Patriarca de Roma (Com. 25 de novembro). Chegando aos Khozars, os santos irmãos conversaram com eles sobre a fé cristã. Persuadido pela pregação de São Cirilo, o príncipe Khozar, juntamente com todo o seu povo, aceitou o cristianismo. O agradecido príncipe queria recompensar os pregadores com ricos presentes, mas eles recusaram e, em vez disso, pediram ao príncipe que libertasse e mandasse para casa com eles todos os cativos gregos. São Cirilo retornou a Constantinopla junto com 200 desses cativos libertados.
No ano de 862 começou a principal façanha dos santos irmãos. A pedido do príncipe Rostislav, o imperador os enviou à Morávia para pregar o cristianismo na língua eslava. Os santos Cirilo e Metódio, por revelação de Deus, compilaram um alfabeto eslavo e traduziram para a língua eslava – o Evangelho, as Epístolas, o Saltério e muitos livros de serviço divino. Eles introduziram os serviços divinos na língua eslava. Os santos irmãos foram então convocados a Roma a convite do papa romano. O Papa Adriano os recebeu com grande honra, pois traziam consigo as relíquias do Padre Mártir Clemente, Papa de Roma. Por natureza doentio e de saúde debilitada, São Cirilo, devido aos seus muitos trabalhos, logo adoeceu e, tendo tomado o esquema, morreu no ano de 869, aos 42 anos. O Iluminador dos cristão eslavos. São Cirilo foi sepultado na igreja romana de São Clemente, cujas relíquias também repousam ali, trazidas de Kherson para a Itália pelos Iluminadores dos Eslavos.
Comemoração de São Maron
São Marão optou por morar isoladamente, longe da cidade de Cirrus, na Síria, onde, em espírito de mortificação, vivia quase sempre sob as intempéries. Tinha apenas uma pequena cabana coberta com peles de cabra para abrigar-se, em caso de necessidade. Certa vez, entrou nas ruínas de um templo pagão e o dedicou ao culto do verdadeiro Deus transformando-o em casa de oração. São João Crisóstomo o estimava muito e, freqüentemente, lhe escrevia, desde a época em que estava desterrado em Cucusus. Recomendava-se às suas orações e lhe pedia que sempre enviasse noticias com a maior freqüência possível. São Marão tinha tido por mestre São Zebino que era um homem de oração assídua. Dizia-se dele que passava dias e noites inteiras em oração, sem experimentar cansaço. Geralmente rezava de pé, mesmo quando já era ancião, apoiando-se em um báculo. Aos que por ele procuravam, era breve, tanto quanto possível, para ter mais tempo de conversar com Deus.
Comemoração de Santo Auxêncio
Santo Auxêncio passou a maior parte de sua longa vida como ermitão em Bithynia. Em sua juventude foi um dos guardas de Teodósio, o Jovem. Seus deveres militares, que cumpria com fidelidade, não o impedia de cumprir com suas obrigações religiosas. Todo o seu tempo livre passava na solidão e em oração. Visitava com freqüência os santos monges ermitãos que moravam próximos e lhes pedia pousada a fim de poder, com eles passar uma noite, fazendo exercícios penitenciais e cantando louvores a Deus. Tempo depois, levado por um forte desejo de perfeição e temor da vanglória, adotou a vida eremítica. Fundou seu eremitério na montanha de Oxia, distante 12 quilômetros de Constantinopla. Nesse lugar foi muito procurado e tinha forte influência por sua fama de santidade.
No Quarto Concilio Ecumênico realizado em Calcedônia, Concílio este que condenou a heresia de Eutíquio, Auxêncio foi chamado pelo imperador Marciano para depor, justificando de acusações que sobre ele caíram. Novamente em liberdade, não retornou a Oxia, indo para uma cela mais próxima de Calcedônia, em Skopas. Ali permaneceu, entregando-se a uma vida mais austera, instruindo os seus seguidores até sua morte que aconteceu, provavelmente, em 14 de fevereiro de 473. O historiador Sozemeno escreveu sobre sua vida, sua fé e sua intimidade com fervorosos ascetas.
Oração Antes de Ler as Escrituras
Faz brilhar em nossos corações a Luz do Teu divino conhecimento, ó Senhor e Amigo do homem; e abre os olhos da nossa inteligência para que possamos compreender a mensagem do Teu Santo Evangelho. Inspira-nos o temor aos Teus Santos mandamentos, a fim de que, vencendo em nós os desejos do corpo, vivamos segundo o espírito, orientando todos os nossos atos segundo a Tua vontade; pois Tu És a Luz das nossas almas e dos nossos corpos, ó Cristo nosso Deus e nós Te glorificamos a Ti e ao Teu Pai Eterno e ao Espírito Santo, Bom e Vivificante, eternamente, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
2 Pedro 2:9-22
9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados; 10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades, 11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 13 recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco; 14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição; 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 16 mas que foi repreendido pela sua própria transgressão: um mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. 17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal.
Marcos 13:14-23
14 Ora, quando vós virdes a abominação da desolação estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 15 quem estiver no eirado não desça, nem entre para tirar alguma coisa da sua casa; 16 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 17 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! 18 Orai, pois, para que isto não suceda no inverno; 19 porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. 20 Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! não acrediteis. 22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. 23 Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.
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COMENTÁRIO
A sociedade em que vivemos tem como uma de suas principais características a relativização dos conceitos e das percepções. Isto atingiu a mente de muitos cristãos, os quais passaram a ver o dogma como também algo relativo, e às percepções heterogêneas - não mais como antagonismos ou heresias - mas, sim, como diversidade; portanto, legítimas, cada qual conforme as suas perspectivas.
Este tipo de mentalidade, torna inócuos e sem sentido os textos bíblicos que falam de falsos profetas que ensinam falsas doutrinas, uma vez que cada um, conforme sua realidade e modo de pensar está certo, "já que ninguém é mesmo dono da verdade".
O ensino dos severos juízos de Deus também cai por terra, uma vez que Deus é amor, e não vai condenar ninguém, pois "Ele é muito compreensivo e tolerante" e afinal de contas, cada um é mau porque é vítima de alguma coisa: da sociedade, da família em que nasceu, do ambiente social em que crescera, dos males sofridos na existência e etc. Todo tipo de justificativa. Todos que assim pensam, são néscios, virgens imprudentes que dormiram e deixaram de por azeite no seu candelabro.
O espaço aqui é curto para uma maior abordagem de que como Satanás induz a sociedade ao erro, mas, como resumo de tudo, o ensino apostólico nos diz que isto se dá porque os homens se tornariam amantes de si mesmos e mais amigos dos prazeres do que de Deus (2 Tm 3:2,4), e por isto, não suportariam a sã doutrina; e para anular a incômoda voz da consciência, se cercariam de mestres que lhe dariam suporte intelectual para legitimares suas concupiscências (2 Tm 4:3). É destes mestres que Pedro fala em sua epístola e dos quais Cristo tanto nos adverte.
As ovelhas de Cristo ouvem a Sua voz e O seguem, mas, de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz do estranho (João 10).
Pe. Mateus (Antonio Eça)
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